Entre cigarras e formigas: leituras e recepção de Esopo, La Fontaine, Lobato e Manoel Monteiro no ensino fundamental I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RANGEL, Sandra de Queiroz.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12305
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de vivência com a leitura literária no âmbito da sala de aula, tendo como sujeitos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, através da leitura da clássica fábula A cigarra e a formiga, cuja “origem” é atribuída ao fabulista Esopo, e de versões adaptadas pelos seguintes escritores: La Fontaine (Século XVII), Monteiro Lobato (2010) e Manoel Monteiro (2012). A pesquisa teve como objetivo investigar, por meio da experiência de leitura, a recepção estética das quatro versões, observando aspectos como horizonte de expectativas e repertório de leitura apresentados pelos alunos da turma sobredita, da Escola Municipal Deputado Tertuliano de Brito, do município de São João do Cariri-PB. Assim, este estudo constituiu-se uma pesquisa-ação e em pesquisa bibliográfica. Como referenciais teóricos para embasar nossas reflexões, recorremos as ideias de Cosson (2006), Soares (1999), Colomer (2017), Chiappini (2005), Cademartori (2012), Rouxel (2014), para abordar aspectos relativos à leitura literária na escola; Jauss (1994), Iser (1996), Jouve (2002), Compagnon (2006), Zilberman (2003), Aguiar e Bordini (1988), sobre Estética da Recepção; Coelho (2000), Cascudo (2006), Oliveira (2011), Dezotti (2003) e Santos (2003), sobre conceito e trajetória da fábula no contexto da literatura infantil; Abreu (2004), Ayala (1997) e Ribeiro (1987), para tratar dos aspectos relativos à cultura popular e de Marinho e Pinheiro (2012) na discussão sobre o cordel e sua utilização no cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência de leitura literária desenvolvida, não apenas na sala de aula, mas em outros espaços da escola, como biblioteca e pátio, conseguimos favorecer um envolvimento lúdico quanto à recepção das quatro versões da fábula objeto desse estudo, sobretudo em relação à segunda parte da narrativa construída por Lobato, em prosa, bem como no que concerne à adaptação em versos, pelas mãos do poeta Manoel Monteiro. Verificamos que as estratégias adotadas, por serem sistematizadas, planejadas, prazerosas e pautadas no diálogo e na leitura compartilhada, permitiram o encontro dos leitores com os textos, fato que nos faz acreditar na possibilidade dos mediadores de leitura, que podem realizar um trabalho efetivo e afetivo com a leitura literária na escola, levando as crianças a desenvolverem autonomia, criatividade, imaginação, reflexão e sobretudo, humanização.
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A pesquisa teve como objetivo investigar, por meio da experiência de leitura, a recepção estética das quatro versões, observando aspectos como horizonte de expectativas e repertório de leitura apresentados pelos alunos da turma sobredita, da Escola Municipal Deputado Tertuliano de Brito, do município de São João do Cariri-PB. Assim, este estudo constituiu-se uma pesquisa-ação e em pesquisa bibliográfica. Como referenciais teóricos para embasar nossas reflexões, recorremos as ideias de Cosson (2006), Soares (1999), Colomer (2017), Chiappini (2005), Cademartori (2012), Rouxel (2014), para abordar aspectos relativos à leitura literária na escola; Jauss (1994), Iser (1996), Jouve (2002), Compagnon (2006), Zilberman (2003), Aguiar e Bordini (1988), sobre Estética da Recepção; Coelho (2000), Cascudo (2006), Oliveira (2011), Dezotti (2003) e Santos (2003), sobre conceito e trajetória da fábula no contexto da literatura infantil; Abreu (2004), Ayala (1997) e Ribeiro (1987), para tratar dos aspectos relativos à cultura popular e de Marinho e Pinheiro (2012) na discussão sobre o cordel e sua utilização no cotidiano escolar. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência de leitura literária desenvolvida, não apenas na sala de aula, mas em outros espaços da escola, como biblioteca e pátio, conseguimos favorecer um envolvimento lúdico quanto à recepção das quatro versões da fábula objeto desse estudo, sobretudo em relação à segunda parte da narrativa construída por Lobato, em prosa, bem como no que concerne à adaptação em versos, pelas mãos do poeta Manoel Monteiro. Verificamos que as estratégias adotadas, por serem sistematizadas, planejadas, prazerosas e pautadas no diálogo e na leitura compartilhada, permitiram o encontro dos leitores com os textos, fato que nos faz acreditar na possibilidade dos mediadores de leitura, que podem realizar um trabalho efetivo e afetivo com a leitura literária na escola, levando as crianças a desenvolverem autonomia, criatividade, imaginação, reflexão e sobretudo, humanização.This work presents a proposal of living with literary reading in the classroom, having as subjects students of the 5th year of Elementary School I, through reading the classic fable The cicada and the ant, whose "origin" is attributed to the fabulist Aesop, and versions adapted by the following writers: La Fontaine (17th Century), Monteiro Lobato (2010) and Manoel Monteiro (2012). The research aimed to investigate, through reading experience, the aesthetic reception of the four versions, observing aspects such as horizons of expectation and repertoire of reading presented by the students of the class referred to, the Municipal School Deputy Tertuliano de Brito, the municipality of São João do Cariri-PB. Thus, this study constituted a research - action and in bibliographical research. As theoretical references to support our reflections, we used the ideas of Cosson (2006), Soares (1999), Colomer (2017), Chiappini (2005), Cademartori (2012) and Rouxel (2014) to discuss aspects related to literary reading in school; Jauss (1994), Iser (1996), Jouve (2002), Compagnon (2006), Zilberman (2003), Aguiar and Bordini (1988), on Reception Aesthetics; Coelho (2000), Cascudo (2006), Oliveira (2011), Dezotti (2003) and Santos (2003) on the concept and trajectory of the fable in the context of children's literature; Abreu (2004), Ayala (1997) and Ribeiro (1987), to deal with aspects related to popular culture and Marinho and Pinheiro (2012) in the discussion about the cordel and its use in school everyday. The results of the research revealed that, through the literary reading experience developed, not only in the classroom, but in other spaces of the school, such as library and courtyard, we were able to favor a playful involvement in the reception of the four versions of the fable object of this study, especially in relation to the second part of the narrative constructed by Lobato, in prose, as well as in what concerns the adaptation in verses, by the poet Manoel Monteiro. We verified that the adopted strategies, because they were systematized, planned, pleasant and based on dialogue and shared reading, allowed the readers to meet the texts, a fact that makes us believe in the possibility of the mediators of reading, who can carry out an effective and affective work with reading literary school, leading children to develop autonomy, creativity, imagination, reflection and, above all, humanization.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGWANDERLEY, Naelza de Araújo.WANDERLEY, N. A.http://lattes.cnpq.br/3611928212835405SILVA, Márcia Tavares.RODRIGUES, Lilian de Oliveira.RANGEL, Sandra de Queiroz.20182020-03-03T17:32:31Z2020-03-032020-03-03T17:32:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12305RANGEL, S. de Q. Entre cigarras e formigas: leituras e recepção de Esopo, La Fontaine, Lobato e Manoel Monteiro no ensino fundamental I. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. 160f Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T17:34:27Zoai:localhost:riufcg/12305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T17:34:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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