Michel de Certeau: um exercício de pensamento e a possibilidade de novas artes de pensar a história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Wagner Geminiano dos.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36351
Resumo: Talvez, nossas escolhas e as práticas a elas atreladas determinem, em grande medida, aquilo que fazemos e como fazemos, mas mais ainda aquilo que dizemos e como dizemos. Neste sentido, escolhemos pensar o presente texto a partir e com o livro “A Invenção do Cotidiano: artes de fazer” de Michel de Certeau. Isto já impõe alguns limites àquilo que iremos dizer e como iremos dizer e mais ainda como iremos arbitrar aquilo que estamos dizendo, pois todo dizer é arbitrário, cheio de buracos e silêncios, como o rendilhado de uma blusa de tricô. Assim sendo, escolhemos como porta de entrada de nossa análise uma abordagem conceitual. Desta forma, este vai ser também, um dos limites de nossa fala que ora se inicia. Portanto, nas linhas que se seguem veremos a formulação de algumas hipóteses, de algo para dar a ler e a pensar, algo para dar no que ler e no que pensar. Isto decorre de nossa opção de leitura. Não queremos ler Certeau e seus escritos, muito menos estamos interessados no sujeito Certeau e no sentido que ele quis dá a seus escritos, se é que ele assim o quis. Estamos interessados em ler com Certeau e seus escritos, ver o que eles dão a ler e a pensar e como eles dão a ler e a pensar. De início, estas são as nossas escolhas e nossos limites.
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