A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUNA, Franklin Martins de.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
Resumo: Em face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem.
id UFCG_d204cdc44dfc16418215f76b5d06071f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17760
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling MACHADO, Petruska de Araújo.MACHADO, P. A.http://lattes.cnpq.br/6865841533859571LUNA, F. M.LUNA, Franklin Martins de.Em face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem.In the face of the spread of the Internet, technology is spreading by creating alternatives for society, today this spread has created numerous possibilities to carry out complex tasks quickly and safely as the case of digital mobile payments. Mobile payment is used to typify the act of using smartphones to make bank payments online. In this context, the evolution of mobile technology has led to a new behavioural perception of consumers regarding its use and adoption. This research aims to analyze consumer perception regarding the use and adoption of digital mobile payment methods in light of the Theory of Diffusion of Innovation. To this end, the research uses a quantitative approach, applying a survey to collect data later analyzed with statistical techniques and structural equations with support from Software R version 4.0. As a result, it was found that the intention and attitude to use and adopt an innovation such as mobile payment is closely linked to the consumer's perception of its advantages and disadvantage.Submitted by Vivianne Morais (vivianne.santos.morais@gmail.com) on 2021-03-22T14:41:19Z No. of bitstreams: 1 FRANKLIN MARTINS DE LUNA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2020..pdf: 634631 bytes, checksum: 79c90036a8dea624d26cf94d199354da (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-22T14:41:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANKLIN MARTINS DE LUNA - TCC ADMINISTRAÇÃO 2020..pdf: 634631 bytes, checksum: 79c90036a8dea624d26cf94d199354da (MD5) Previous issue date: 2020Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilAdministraçãoPagamento MóvelPercepção do ConsumidorUso de TIAdoção de InovaçãoMobile PaymentConsumer PerceptionIT UseInnovation AdoptionA percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.Consumer perception of digital mobile payments.20202021-03-22T14:41:19Z2021-03-222021-03-22T14:41:19Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760LUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALFRANKLIN MARTINS DE LUNA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2020.pdfFRANKLIN MARTINS DE LUNA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2020.pdfapplication/pdf442707http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17760/3/FRANKLIN+MARTINS+DE+LUNA+-+ARTIGO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2020.pdfe4cd2697f1ffd71d35e5b5f602d2474eMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17760/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/177602022-01-27 13:31:27.223oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T16:31:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Consumer perception of digital mobile payments.
title A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
spellingShingle A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
LUNA, Franklin Martins de.
Administração
Pagamento Móvel
Percepção do Consumidor
Uso de TI
Adoção de Inovação
Mobile Payment
Consumer Perception
IT Use
Innovation Adoption
title_short A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
title_full A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
title_fullStr A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
title_full_unstemmed A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
title_sort A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
author LUNA, Franklin Martins de.
author_facet LUNA, Franklin Martins de.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv MACHADO, P. A.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6865841533859571
dc.contributor.authorID.fl_str_mv LUNA, F. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUNA, Franklin Martins de.
contributor_str_mv MACHADO, Petruska de Araújo.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
topic Administração
Pagamento Móvel
Percepção do Consumidor
Uso de TI
Adoção de Inovação
Mobile Payment
Consumer Perception
IT Use
Innovation Adoption
dc.subject.por.fl_str_mv Pagamento Móvel
Percepção do Consumidor
Uso de TI
Adoção de Inovação
Mobile Payment
Consumer Perception
IT Use
Innovation Adoption
description Em face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-22T14:41:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-22
2021-03-22T14:41:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
dc.identifier.citation.fl_str_mv LUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
identifier_str_mv LUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17760/3/FRANKLIN+MARTINS+DE+LUNA+-+ARTIGO+ADMINISTRAC%CC%A7A%CC%83O+CH+2020.pdf
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/17760/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e4cd2697f1ffd71d35e5b5f602d2474e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1799308790840950784