Práticas de leituras realizadas a partir de postagem de vídeos em redes sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Sandra Carla Pereira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2428
Resumo: As recentes práticas de leitura foram influenciadas pelo advento das tecnologias que afetaram as formas de ler, interagir e de se comunicar em diversas situações do dia a dia, erigindo novas linguagens e proporcionando inovadas situações de leitura que demandam transformações nos padrões de comportamento diante do ambiente digital. Por considerarmos que, durante a visualização de vídeos em redes sociais, os usuários utilizam habilidades leitoras e estratégias de leitura que podem influenciar a formação do leitor contemporâneo, desenvolvemos esta pesquisa focando a descrição de habilidades leitoras ante a ação de escrever comentários sobre a exibição de vídeos em redes sociais, pois constatamos ser uma prática de visualização e postagem com ampla aceitação pelo internauta. Tendo em vista estas considerações, realizamos esta investigação, partindo da questão: Que tipo de habilidade leitora está em foco ante a exibição de vídeos divulgados em redes sociais? No intuito de respondê-la, estabelecemos os seguintes objetivos: em âmbito geral: estudar a concepção de leitor e de leitura subjacentes aos comentários após a postagem de vídeos em redes sociais, buscando, especificamente, descrever o funcionamento dos gêneros nos vídeos divulgados e identificar as habilidades leitoras diante da produção de comentários relativos aos gêneros exibidos no suporte. Nossa pesquisa se constitui como uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Para o estudo, foram selecionados cinco vídeos compartilhados nas redes sociais: Facebook e YouTube e 25 comentários provenientes de suas visualizações. Buscamos fundamentação teórica em Kato (1985),Leffa (1996) e Kleiman (2013), quando tratam das estratégias de leitura, bem como na concepção de leitura contemporânea proposta por Coracini (2005). Também adotamos a noção de hipertextos defendida por Lévy (1993). Kress e Van Leeuwen (1996) embasam o conceito de multimodalidade utilizado ao longo desta dissertação. Ademais, ancoramo-nos no conceito de multiletramentos proposto por Rojo (2012).Os resultados obtidos identificaram que a multimodalidade presente nos gêneros ancorados nos vídeos funciona como motivadores para a leitura, proporcionando interações e comportamentos leitores com níveis de criticidade diversificados. Além disso, os comentários acerca dos vídeos em foco identificaram o uso de habilidades leitoras focadas no uso de procedimentos linguístico-afetivos, com ênfase nos posicionamentos individuais e nas demandas culturais, pouco relacionadas aos aspectos linguísticos do texto, resultando numa compreensão que varia entre os critérios de neutralidade e valoração.
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Por considerarmos que, durante a visualização de vídeos em redes sociais, os usuários utilizam habilidades leitoras e estratégias de leitura que podem influenciar a formação do leitor contemporâneo, desenvolvemos esta pesquisa focando a descrição de habilidades leitoras ante a ação de escrever comentários sobre a exibição de vídeos em redes sociais, pois constatamos ser uma prática de visualização e postagem com ampla aceitação pelo internauta. Tendo em vista estas considerações, realizamos esta investigação, partindo da questão: Que tipo de habilidade leitora está em foco ante a exibição de vídeos divulgados em redes sociais? No intuito de respondê-la, estabelecemos os seguintes objetivos: em âmbito geral: estudar a concepção de leitor e de leitura subjacentes aos comentários após a postagem de vídeos em redes sociais, buscando, especificamente, descrever o funcionamento dos gêneros nos vídeos divulgados e identificar as habilidades leitoras diante da produção de comentários relativos aos gêneros exibidos no suporte. Nossa pesquisa se constitui como uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo/interpretativista. Para o estudo, foram selecionados cinco vídeos compartilhados nas redes sociais: Facebook e YouTube e 25 comentários provenientes de suas visualizações. Buscamos fundamentação teórica em Kato (1985),Leffa (1996) e Kleiman (2013), quando tratam das estratégias de leitura, bem como na concepção de leitura contemporânea proposta por Coracini (2005). Também adotamos a noção de hipertextos defendida por Lévy (1993). Kress e Van Leeuwen (1996) embasam o conceito de multimodalidade utilizado ao longo desta dissertação. Ademais, ancoramo-nos no conceito de multiletramentos proposto por Rojo (2012).Os resultados obtidos identificaram que a multimodalidade presente nos gêneros ancorados nos vídeos funciona como motivadores para a leitura, proporcionando interações e comportamentos leitores com níveis de criticidade diversificados. Além disso, os comentários acerca dos vídeos em foco identificaram o uso de habilidades leitoras focadas no uso de procedimentos linguístico-afetivos, com ênfase nos posicionamentos individuais e nas demandas culturais, pouco relacionadas aos aspectos linguísticos do texto, resultando numa compreensão que varia entre os critérios de neutralidade e valoração.Recent reading practices were influenced by technologies advent, which affects the ways to read interact and communicate in various everyday life situations. This initiates new languages and provides innovated reading situations that require changes in behavior patterns before digital environment. When one views videos on social networks, s/he uses readers’ reading skills and strategies that may influence contemporary reader establishment. So, we developed this research focusing on readers’ abilities description before writing reviews on videos display at social networks, because we found out that to view and to post are wide acceptance practices at internet. Thus, we conducted this research based on the question: What kind of reading skill is in focus at videos released on social networks? In order to answer it, we set the following objectives: general context: to study reader and reading concept underlying comments after posting videos on social networks. As specific objectives, we intend to describe genres operation in released videos and to identify readers’ skills on comments produced on genres shown in videos. This is a qualitative research with descriptive/interpretative nature. We selected five videos shared on social networks Facebook and YouTube, as well as 25 comments related to such medias. Theoretical foundation is grounded in Kato (1985), Leffa (1996) and Kleiman (2013), dealing with reading strategies, as well as contemporary reading profile proposed by Coracini (2005). We also adopt hypertext by Lévy (1993). Kress and Van Leeuwen (1996) support multimodality concept used throughout this dissertation. Moreover, we considered multiliteracies by Rojo (2012). Results show that multimodality in genres anchored in videos works as reading motivators. It provides readers’ interactions and behaviors with multiple criticality levels. Besides, comments about videos in focus identified readers’ skills use in linguistic and affective procedures, with emphasis on individual placements and cultural demands. Such skills, which are little related to textual linguistic aspects, result in comprehension ranging from neutrality and valuation criteria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244RAFAEL, Edmilson Luiz.ARANHA, Simone Dália de Gusmão.ARAÚJO, Denise Lino de.BARBOSA, Sandra Carla Pereira.2016-07-152018-12-20T16:52:01Z2018-12-202018-12-20T16:52:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2428BARBOSA, S. C. P. Práticas de leituras realizadas a partir de postagem de vídeos em redes sociais. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. 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