Determinação do índice de vulnerabilidade em pavimentos rodoviários: estudo de trecho da BR-230 no estado da Paraíba.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36515 |
Resumo: | De acordo com o Boletim Estatístico da 25ª edição da Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2022, 66% das rodovias brasileiras têm algum tipo de problema quanto ao seu estado geral. O processo de degradação dos pavimentos provem de fatores como tráfego, condições climáticas, processos construtivos, drenagem, estrutura, materiais, manutenção adotada, entre outros. Dessa forma, com base no conceito de Ecodinâmica, é importante entender que os fatores de deterioração dos pavimentos podem, também, sofrer grande influência do meio que se encontra. Nesse trabalho foi possível determinar um Índice de Vulnerabilidade de Pavimentos (IVP) na rodovia BR-230, trecho Campina Grande/PBJoão Pessoa/PB, bem como identificar regiões com maior vulnerabilidade de redução da vida útil do pavimento a partir da técnica de álgebra de mapas sobrepondo as seguintes classes: Geomorfologia, Cobertura, Drenagem, Geologia, Modelo Digital de Elevação (MDE), Precipitação, Declividade, Solos e Textura de solos. O IVP foi comparando com resultados obtidos de estudos funcionais e estruturais da rodovia e, além disso, foi computado o grau de contribuição de cada dimensão da vulnerabilidade do pavimento a partir de análise multivariada. Na região estudada observou-se cerca de 50% da área com algum nível de estabilidade e pouco mais de 49% com um certo risco de vulnerabilidade. Dos 5 segmentos homogêneos (SH) determinados para o trecho, o SH1 foi bem avaliado de forma funcional e estrutural apresentando-se distribuído numa área de baixa vulnerabilidade. O SH2, teve baixa avaliação funcional e estrutural além de estar localizado numa área de alta vulnerabilidade. Após a Análise Fatorial, os fatores demonstraram forte influência da Precipitação, do MDE, da Declividade e da Geologia na variabilidade dos dados da área de estudo. A construção de mapas temáticos é uma ferramenta de grande importância na orientação do estudo de vulnerabilidade voltado para a degradação de pavimentos, bem como o índice é um significativo instrumento com o poder de ajudar os órgãos responsáveis nos projetos de pavimentação afim de torna-los mais eficazes quanto as condições climáticas e as ações antrópicas. |
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Determinação do índice de vulnerabilidade em pavimentos rodoviários: estudo de trecho da BR-230 no estado da Paraíba.Determination of the vulnerability index in road pavements: a study of a stretch of BR-230 in the state of Paraíba.Análise fatorialÁlgebra de mapasÍndiceVulnerabilidade de pavimentosDegradaçãoPavimentoFactor analysisMap algebraIndexPavementVulnerability of pavmentDegradationRodovia BR-230 - vulnerabilidade de pavimentoENGENHARIADe acordo com o Boletim Estatístico da 25ª edição da Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de 2022, 66% das rodovias brasileiras têm algum tipo de problema quanto ao seu estado geral. O processo de degradação dos pavimentos provem de fatores como tráfego, condições climáticas, processos construtivos, drenagem, estrutura, materiais, manutenção adotada, entre outros. Dessa forma, com base no conceito de Ecodinâmica, é importante entender que os fatores de deterioração dos pavimentos podem, também, sofrer grande influência do meio que se encontra. Nesse trabalho foi possível determinar um Índice de Vulnerabilidade de Pavimentos (IVP) na rodovia BR-230, trecho Campina Grande/PBJoão Pessoa/PB, bem como identificar regiões com maior vulnerabilidade de redução da vida útil do pavimento a partir da técnica de álgebra de mapas sobrepondo as seguintes classes: Geomorfologia, Cobertura, Drenagem, Geologia, Modelo Digital de Elevação (MDE), Precipitação, Declividade, Solos e Textura de solos. O IVP foi comparando com resultados obtidos de estudos funcionais e estruturais da rodovia e, além disso, foi computado o grau de contribuição de cada dimensão da vulnerabilidade do pavimento a partir de análise multivariada. Na região estudada observou-se cerca de 50% da área com algum nível de estabilidade e pouco mais de 49% com um certo risco de vulnerabilidade. Dos 5 segmentos homogêneos (SH) determinados para o trecho, o SH1 foi bem avaliado de forma funcional e estrutural apresentando-se distribuído numa área de baixa vulnerabilidade. O SH2, teve baixa avaliação funcional e estrutural além de estar localizado numa área de alta vulnerabilidade. Após a Análise Fatorial, os fatores demonstraram forte influência da Precipitação, do MDE, da Declividade e da Geologia na variabilidade dos dados da área de estudo. A construção de mapas temáticos é uma ferramenta de grande importância na orientação do estudo de vulnerabilidade voltado para a degradação de pavimentos, bem como o índice é um significativo instrumento com o poder de ajudar os órgãos responsáveis nos projetos de pavimentação afim de torna-los mais eficazes quanto as condições climáticas e as ações antrópicas.According to the Statistical Bulletin of the 25th edition of the 2022 National Transport Confederation (CNT) Survey, 66% of Brazilian highways have some type of problem regarding their general condition. The pavement degradation process comes from factors such as traffic, climatic conditions, construction processes, drainage, structure, materials, adopted maintenance, among others. Therefore, based on the concept of Ecodynamics, it is important to understand that the deterioration factors of pavements can also be greatly influenced by the environment in which they are located. In this work, it was possible to determine a Pavement Vulnerability Index (IVP) on the BR-230 highway, Campina Grande/PB-João Pessoa/PB section, as well as identify regions with greater vulnerability to reducing the useful life of the pavement using the map algebra overlaying the following classes: Geomorphology, Cover, Drainage, Geology, Digital Elevation Model (DEM), Precipitation, Slope, Soils and Soil texture. The IVP was compared with results obtained from functional and structural studies of the highway and, in addition, the degree of contribution of each dimension of pavement vulnerability was computed based on multivariate analysis. In the region studied, around 50% of the area was observed to have some level of stability and just over 49% to have a certain risk of vulnerability. Of the 5 homogeneous segments (SH) determined for the stretch, SH1 was well evaluated in a functional and structural way, being distributed in an area of low vulnerability. SH2 had a low functional and structural assessment in addition to being located in an area of high vulnerability. After Factor Analysis, the factors demonstrated a strong influence of Precipitation, MDE, Slope and Geology on the variability of data in the study area. The construction of thematic maps is a tool of great importance in guiding the vulnerability study aimed at pavement degradation, as well as the index is a significant instrument with the power to help the bodies responsible for paving projects in order to make them more effective in terms of climatic conditions and anthropogenic actions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGSILVA, Madson Tavares.Silva, Madson T.http://lattes.cnpq.br/8829792848536805FEITOSAFEITOSA, Patricia Herminio Cunha.SILVA, Viviane Farias.RODRIGUES, John Kennedy Guedes.CAMPOS , João Hugo Baracuy da Cunha.CAVALCANTI, Alan Barbosa.2023-11-172024-07-08T12:57:25Z2024-07-082024-07-08T12:57:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36515CAVALCANTI, Alan Barbosa. 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