Denúncias das rodas de bamba: as representações da criminalidade dos e nos morros cariocas nos sambas de Bezerra da Silva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOÇO, Elisângela Cabral.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34920
Resumo: O tema da violência dos e nos morros cariocas se tornou recorrente nos noticiários brasileiros como um problema social e político do século XXI. Porém, ao analisarmos o conteúdo das músicas interpretadas pelo sambista Bezerra da Silva, podemos notar que este quadro de violência civil se contornava e ganhava cores já nas décadas de 1970, entre os becos e vielas das comunidades cariocas, onde a população convivia com a fácil comercialização de drogas, resultado da conivência e corrupção policial perante a criminalidade, o descaso público perante seus moradores, assim como a discriminação social que impunha uma barreira entre o “asfalto” e o “morro”. Mostrando que o detonador social e político já se encontrava acionado desde as primeiras décadas da segunda metade do século XX, e que a explosão da violência no Rio de Janeiro aconteceu pela inércia do poder público e pelo descaso social perante o morro. Desta forma, entendemos os sambas de Partido Alto como crônicas cantas do cotidiano destas comunidades que desde seu surgimento, no final século XIX, vem sendo desprezadas e reprimidas pelos poderes públicos.
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