Denúncias das rodas de bamba: as representações da criminalidade dos e nos morros cariocas nos sambas de Bezerra da Silva.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34920 |
Resumo: | O tema da violência dos e nos morros cariocas se tornou recorrente nos noticiários brasileiros como um problema social e político do século XXI. Porém, ao analisarmos o conteúdo das músicas interpretadas pelo sambista Bezerra da Silva, podemos notar que este quadro de violência civil se contornava e ganhava cores já nas décadas de 1970, entre os becos e vielas das comunidades cariocas, onde a população convivia com a fácil comercialização de drogas, resultado da conivência e corrupção policial perante a criminalidade, o descaso público perante seus moradores, assim como a discriminação social que impunha uma barreira entre o “asfalto” e o “morro”. Mostrando que o detonador social e político já se encontrava acionado desde as primeiras décadas da segunda metade do século XX, e que a explosão da violência no Rio de Janeiro aconteceu pela inércia do poder público e pelo descaso social perante o morro. Desta forma, entendemos os sambas de Partido Alto como crônicas cantas do cotidiano destas comunidades que desde seu surgimento, no final século XIX, vem sendo desprezadas e reprimidas pelos poderes públicos. |
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Denúncias das rodas de bamba: as representações da criminalidade dos e nos morros cariocas nos sambas de Bezerra da Silva.Denouncements of the bamba circles: the representations of crime in and on Rio’s hills in Bezerra da Silva’s sambas.Rodas de bambaMorros cariocas - criminalidadeSambas de Bezerra da SilvaCotidiano dos morros cariocas - violênciaViolência - Rio de JaneiroBezerra da Silva - sambistaMúsica como fonte históricaLetras de samba - fonte históricaWobbly wheelsRio hills - crimeSambas by Bezerra da SilvaDaily life in the hills of Rio - violenceViolence - Rio de JaneiroBezerra da Silva - samba playerMusic as a historical sourceSamba lyrics - historical sourceHistória.O tema da violência dos e nos morros cariocas se tornou recorrente nos noticiários brasileiros como um problema social e político do século XXI. Porém, ao analisarmos o conteúdo das músicas interpretadas pelo sambista Bezerra da Silva, podemos notar que este quadro de violência civil se contornava e ganhava cores já nas décadas de 1970, entre os becos e vielas das comunidades cariocas, onde a população convivia com a fácil comercialização de drogas, resultado da conivência e corrupção policial perante a criminalidade, o descaso público perante seus moradores, assim como a discriminação social que impunha uma barreira entre o “asfalto” e o “morro”. Mostrando que o detonador social e político já se encontrava acionado desde as primeiras décadas da segunda metade do século XX, e que a explosão da violência no Rio de Janeiro aconteceu pela inércia do poder público e pelo descaso social perante o morro. Desta forma, entendemos os sambas de Partido Alto como crônicas cantas do cotidiano destas comunidades que desde seu surgimento, no final século XIX, vem sendo desprezadas e reprimidas pelos poderes públicos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-03-06T12:27:01Z2024-03-062024-03-06T12:27:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34920MOÇO, Elisângela Cabral. Denúncias das rodas de bamba: as representações da criminalidade dos e nos morros cariocas nos sambas de Bezerra da Silva. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 07 - Cidades e Violências: Experiências de Pesquisa e Discursos sobre Violência no Brasil. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34920porMOÇO, Elisângela Cabral.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-06T12:27:29Zoai:localhost:riufcg/34920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-06T12:27:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O tema da violência dos e nos morros cariocas se tornou recorrente nos noticiários brasileiros como um problema social e político do século XXI. Porém, ao analisarmos o conteúdo das músicas interpretadas pelo sambista Bezerra da Silva, podemos notar que este quadro de violência civil se contornava e ganhava cores já nas décadas de 1970, entre os becos e vielas das comunidades cariocas, onde a população convivia com a fácil comercialização de drogas, resultado da conivência e corrupção policial perante a criminalidade, o descaso público perante seus moradores, assim como a discriminação social que impunha uma barreira entre o “asfalto” e o “morro”. Mostrando que o detonador social e político já se encontrava acionado desde as primeiras décadas da segunda metade do século XX, e que a explosão da violência no Rio de Janeiro aconteceu pela inércia do poder público e pelo descaso social perante o morro. Desta forma, entendemos os sambas de Partido Alto como crônicas cantas do cotidiano destas comunidades que desde seu surgimento, no final século XIX, vem sendo desprezadas e reprimidas pelos poderes públicos. |
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