Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Thalita Oliveira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710
Resumo: Esta dissertação objetivou catalogar os aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos para a produção gráfica de notícias jornalísticas no Instagram, considerando o crescimento na busca por notícias nesta mídia digital. Propõe-se contribuir para a práxis do Design de Notícias e o fortalecimento do discurso gráfico editorial, em compensação ao descrédito que o mercado jornalístico vem passando, ocasionado pelas fake news. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na realização de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática, seguida pela elaboração dos procedimentos necessários para execução das análises, que foram desenvolvidas em cinco fases, sendo elas: seleção de corpus de pesquisa; coleta de dados; análise retórica; análise visual e editorial; e catalogação. Foi conduzido um estudo piloto que possibilitou resultados parciais e contribuiu para o estabelecimento de uma ferramenta de análise. Como resultado, foi possível catalogar os elementos editoriais e gráficos utilizados como recursos retóricos nas notícias do Instagram, no qual o Pathos faz uso de fotografia como elemento singular, capaz de transmitir a completude da informação, associando-se ao fotojornalismo; o Logos vale-se de elementos explicativos, como infográficos e setas, com auxílio de antetítulo, entretítulo, ou seja, elementos editoriais que contextualizem e proporcionem continuidade a informação; e o Ethos mostrou-se seguindo duas vertentes, podendo utilizar elementos editoriais dos jornais impressos, já cristalizados na memória do leitor, ou por meio de padronização nato digital, promovendo uma uniformização dodas notícias no ambiente digital. Dessa forma, foi possível fornecer subsídios para que o designer utilize as estratégias visuais que concernem a sua intenção persuasiva, buscando convencer a audiência por meio das emoções, da lógica ou da tradição.
id UFCG_d3f9582ff16ccfcef9c0603f98e9e22f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30710
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.News design: visual aspects used as rhetorical arguments in instagram news.Design de notíciasDesign editorialDesign gráficoRetóricaInstagramNews designEditorial designGraphic designRhetoricInstagramAnálise retóricaNotícias de instagramDesignEsta dissertação objetivou catalogar os aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos para a produção gráfica de notícias jornalísticas no Instagram, considerando o crescimento na busca por notícias nesta mídia digital. Propõe-se contribuir para a práxis do Design de Notícias e o fortalecimento do discurso gráfico editorial, em compensação ao descrédito que o mercado jornalístico vem passando, ocasionado pelas fake news. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na realização de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática, seguida pela elaboração dos procedimentos necessários para execução das análises, que foram desenvolvidas em cinco fases, sendo elas: seleção de corpus de pesquisa; coleta de dados; análise retórica; análise visual e editorial; e catalogação. Foi conduzido um estudo piloto que possibilitou resultados parciais e contribuiu para o estabelecimento de uma ferramenta de análise. Como resultado, foi possível catalogar os elementos editoriais e gráficos utilizados como recursos retóricos nas notícias do Instagram, no qual o Pathos faz uso de fotografia como elemento singular, capaz de transmitir a completude da informação, associando-se ao fotojornalismo; o Logos vale-se de elementos explicativos, como infográficos e setas, com auxílio de antetítulo, entretítulo, ou seja, elementos editoriais que contextualizem e proporcionem continuidade a informação; e o Ethos mostrou-se seguindo duas vertentes, podendo utilizar elementos editoriais dos jornais impressos, já cristalizados na memória do leitor, ou por meio de padronização nato digital, promovendo uma uniformização dodas notícias no ambiente digital. Dessa forma, foi possível fornecer subsídios para que o designer utilize as estratégias visuais que concernem a sua intenção persuasiva, buscando convencer a audiência por meio das emoções, da lógica ou da tradição.This dissertation aimed to catalog the visual aspects used as rhetorical arguments for the graphic production of journalistic news on Instagram, considering the growth in the search for news in this digital media. It is proposed to contribute to the practice of News Design and the strengthening of the editorial graphic discourse, in compensation for the discredit that the journalistic market has been experiencing, caused by fake news. The methodology used initially consisted of carrying out bibliographical research and systematic review, followed by the elaboration of the necessary procedures for carrying out the analyses, which were developed in five phases, namely: selection of research corpus; data collect; rhetorical analysis; visual and editorial analysis; and cataloguing. A pilot study was carried out, which allowed partial results and contributed to the establishment of an analysis tool. As a result, it was possible to catalog the editorial and graphic elements used as rhetorical resources in Instagram news, in which Pathos makes use of photography as a singular element, capable of transmitting the completeness of information, associating itself with photojournalism; Logos makes use of explanatory elements, such as infographics and arrows, with the aid of a pretitle, intertitle, that is, editorial elements that contextualize and provide continuum to information; and Ethos proved to be following two trends, being able to use editorial elements from printed newspapers, already crystallized in the reader's memory, or through digital-born standardization, promoting uniformity of news in the digital environment. In this way, it was possible to provide subsidies for the designer to use the visual strategies that concern his persuasive intention, seeking to convince the audience through emotions, logic or tradition.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGSILVA, Camila Assis Peres.SILVA, C. A. P.http://lattes.cnpq.br/8299215663548556SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.SILVEIRA, N. B. M.http://lattes.cnpq.br/1179494888200977BRITO, Rosildo Raimundo de.BRITO, R. R.http://lattes.cnpq.br/1179494888200977GONÇALVES, Thalita Oliveira.2023-02-272023-07-10T17:42:24Z2023-07-102023-07-10T17:42:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710GONÇALVES,Thalita Oliveira. Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram. 2023. 157f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-24T20:07:43Zoai:localhost:riufcg/30710Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-24T20:07:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
News design: visual aspects used as rhetorical arguments in instagram news.
title Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
spellingShingle Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
GONÇALVES, Thalita Oliveira.
Design de notícias
Design editorial
Design gráfico
Retórica
Instagram
News design
Editorial design
Graphic design
Rhetoric
Instagram
Análise retórica
Notícias de instagram
Design
title_short Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
title_full Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
title_fullStr Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
title_full_unstemmed Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
title_sort Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram.
author GONÇALVES, Thalita Oliveira.
author_facet GONÇALVES, Thalita Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Camila Assis Peres.
SILVA, C. A. P.
http://lattes.cnpq.br/8299215663548556
SILVEIRA, Nathalie Barros da Mota.
SILVEIRA, N. B. M.
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977
BRITO, Rosildo Raimundo de.
BRITO, R. R.
http://lattes.cnpq.br/1179494888200977
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Thalita Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Design de notícias
Design editorial
Design gráfico
Retórica
Instagram
News design
Editorial design
Graphic design
Rhetoric
Instagram
Análise retórica
Notícias de instagram
Design
topic Design de notícias
Design editorial
Design gráfico
Retórica
Instagram
News design
Editorial design
Graphic design
Rhetoric
Instagram
Análise retórica
Notícias de instagram
Design
description Esta dissertação objetivou catalogar os aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos para a produção gráfica de notícias jornalísticas no Instagram, considerando o crescimento na busca por notícias nesta mídia digital. Propõe-se contribuir para a práxis do Design de Notícias e o fortalecimento do discurso gráfico editorial, em compensação ao descrédito que o mercado jornalístico vem passando, ocasionado pelas fake news. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na realização de pesquisa bibliográfica e revisão sistemática, seguida pela elaboração dos procedimentos necessários para execução das análises, que foram desenvolvidas em cinco fases, sendo elas: seleção de corpus de pesquisa; coleta de dados; análise retórica; análise visual e editorial; e catalogação. Foi conduzido um estudo piloto que possibilitou resultados parciais e contribuiu para o estabelecimento de uma ferramenta de análise. Como resultado, foi possível catalogar os elementos editoriais e gráficos utilizados como recursos retóricos nas notícias do Instagram, no qual o Pathos faz uso de fotografia como elemento singular, capaz de transmitir a completude da informação, associando-se ao fotojornalismo; o Logos vale-se de elementos explicativos, como infográficos e setas, com auxílio de antetítulo, entretítulo, ou seja, elementos editoriais que contextualizem e proporcionem continuidade a informação; e o Ethos mostrou-se seguindo duas vertentes, podendo utilizar elementos editoriais dos jornais impressos, já cristalizados na memória do leitor, ou por meio de padronização nato digital, promovendo uma uniformização dodas notícias no ambiente digital. Dessa forma, foi possível fornecer subsídios para que o designer utilize as estratégias visuais que concernem a sua intenção persuasiva, buscando convencer a audiência por meio das emoções, da lógica ou da tradição.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-27
2023-07-10T17:42:24Z
2023-07-10
2023-07-10T17:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710
GONÇALVES,Thalita Oliveira. Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram. 2023. 157f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710
identifier_str_mv GONÇALVES,Thalita Oliveira. Design de notícias: aspectos visuais utilizados como argumentos retóricos nas notícias do instagram. 2023. 157f. Dissertação (Mestrado em Design) - Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744583780728832