O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739 |
Resumo: | Este artigo investiga o papel da similaridade percebida nas atitudes do consumidor para com os outros clientes, o varejista e sua experiência de compra, em barbearias conceito localizadas em Campina Grande/PB. A partir da literatura teórica sobre o comportamento do consumidor no varejo, em especial à dimensão social do ambiente varejista, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Foi adotado o método survey, obtendo respostas de 175 clientes. Para fins de análise, foi feito uso de estatísticas descritivas (medidas de tendência central e de dispersão) e inferenciais (análise fatorial exploratória, correlação e mediação). Os resultados evidenciaram associações positivas entre a similaridade e os demais construtos envolvidos no estudo (imagem do varejista, interação social e satisfação). Logo, percebeu-se que as atitudes individuais do consumidor para com os demais clientes contribuem para melhorar a interação entre os consumidores, a satisfação com a experiência de consumo e o fortalecimento da imagem do varejista. O estudo traz contribuições para gestores e acadêmicos ao reiterar a relevância que a presença social assume no varejo de serviços, sobretudo em ambientes onde os produtos são ofertados e consumidos corresponde a um diferencial, como no caso das barbearias conceito. |
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O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito.The role of perceived similarity in consumer behavior: a study in concept barbershops.Similaridade percebidaInteração socialBarbearias conceitoComportamento do consumidorPerceived similaritySocial interactionBarbershopsConsumer behaviorAdministraçãoEste artigo investiga o papel da similaridade percebida nas atitudes do consumidor para com os outros clientes, o varejista e sua experiência de compra, em barbearias conceito localizadas em Campina Grande/PB. A partir da literatura teórica sobre o comportamento do consumidor no varejo, em especial à dimensão social do ambiente varejista, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Foi adotado o método survey, obtendo respostas de 175 clientes. Para fins de análise, foi feito uso de estatísticas descritivas (medidas de tendência central e de dispersão) e inferenciais (análise fatorial exploratória, correlação e mediação). Os resultados evidenciaram associações positivas entre a similaridade e os demais construtos envolvidos no estudo (imagem do varejista, interação social e satisfação). Logo, percebeu-se que as atitudes individuais do consumidor para com os demais clientes contribuem para melhorar a interação entre os consumidores, a satisfação com a experiência de consumo e o fortalecimento da imagem do varejista. O estudo traz contribuições para gestores e acadêmicos ao reiterar a relevância que a presença social assume no varejo de serviços, sobretudo em ambientes onde os produtos são ofertados e consumidos corresponde a um diferencial, como no caso das barbearias conceito.This article investigates the role of perceived similarity in consumer attitudes towards other customers, the retailer and their shopping experience, in barbershops located in Campina Grande / PB. Based on literature review on consumer behavior in retail environment, especially to the social dimension of the retail environment, especially regarding to social dimension a quantitative research was conducted. The survey method was adopted, obtaining responses from 175 clients. The analysis involved use of descriptive statistics (measures of central tendency and dispersion) and inferential (exploratory factor analysis, correlation and mediation). The results showed positive associations between similarity and the other constructs involved in the study (store, social interaction and satisfaction). Therefore, it was noticed that individual attitudes towards the other customers contribute to improve the social interaction, shopping experience satisfaction and strengthening the retailer image. The study brings contributions to managers and scholars by reiterating the relevance that social presence assumes in retail services, especially in environments where products are offered and consumed corresponds to a differential, as in the case of barbershops.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485TRIGUEIRO, Matheus Lôbo.20192020-04-13T17:48:29Z2020-03-132020-04-13T17:48:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739TRIGUEIRO, Matheus Lôbo. O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-26T13:44:38Zoai:localhost:riufcg/12739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-26T13:44:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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