História, subjetividade e arquivos em Michel Foucault, Paul Veyne e Gilles Deleuze.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEMOS, Flávia Cristina Silveira.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: GALINDO, Dolores Cristina Gomes., OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35640
Resumo: O artigo apresenta algumas ferramentas para a realização da história por meio da arqueologia, da genealogia e da cartografia com Foucault, Deleuze e Veyne. O trabalho com documentos e arquivos, na perspectiva da história da produção da subjetividade, é relevante para as pesquisas em Psicologia. O texto visa, com efeito, propor procedimentos gerais sobre os estudos históricos e apontar algumas recomendações aos que desejam manejar fontes, presentes em arquivos públicos e privados. A escrita histórica perpassa conceitos importantes para a crítica à naturalização de práticas sociais e, assim, permite operar espaços de liberdade onde pareciam existir evidências. Foucault foi nomeado, por isso, de destruidor de evidências porque delineava marteladas, a partir de Nietzsche, das camadas petrificadas dos saberes, poderes e subjetividades, os quais compõem dispositivos de governo das condutas, no presente. Assim, é possível analisar historicamente os acontecimentos em jogo, em um campo móvel e de forças heterogêneas. A história da verdade é uma problematização, a qual possibilita desnaturalizar os saberes, mover poderes e deslocar subjetividades. Historicizar é criar fissuras e espaços outros.
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A escrita histórica perpassa conceitos importantes para a crítica à naturalização de práticas sociais e, assim, permite operar espaços de liberdade onde pareciam existir evidências. Foucault foi nomeado, por isso, de destruidor de evidências porque delineava marteladas, a partir de Nietzsche, das camadas petrificadas dos saberes, poderes e subjetividades, os quais compõem dispositivos de governo das condutas, no presente. Assim, é possível analisar historicamente os acontecimentos em jogo, em um campo móvel e de forças heterogêneas. A história da verdade é uma problematização, a qual possibilita desnaturalizar os saberes, mover poderes e deslocar subjetividades. Historicizar é criar fissuras e espaços outros.The article presents some tools for the realization of history through archeology, genealogy and cartography with Foucault, Deleuze and Veyne. Working with documents and files from the perspective of the subjectivity production of the story is relevant to research in psychology. The text aims indeed propose general procedures on historical studies and point out some recommendations to those who want to manage sources, present in public and private archives. The historical writing permeates important concepts to the criticism of the naturalization of social practices and thus lets you operate spaces of freedom which seemed to be evidence. Foucault was named, so the evidence destroyer as outlined hammered from Nietzsche of petrified layers of knowledge, power and subjectivity, which make up governance arrangements of pipelines, at present. Thus, it is possible to analyze the historical events in the game, and in a mobile field of heterogeneous forces. The history of truth is a questioning which enables denature the knowledge, power and move move subjectivities. Historicizing is to create cracks and other spaces.El artículo presenta algunas herramientas para la realización de la historia por intermedio de la arqueología, la genealogía y la cartografía con Foucault, Deleuze y Veyne. Trabajar con documentos y archivos desde la perspectiva de la producción de la subjetividad de la historia es relevante para la investigación en psicología. El texto tiene como objetivo proponer de hecho procedimientos generales sobre los estudios históricos y señalan algunas recomendaciones para aquellos que quieren gestionar las fuentes, presentes en archivos públicos y privados. La escritura de la historia impregna conceptos importantes a la crítica de la naturalización de las prácticas sociales y por lo tanto le permite operar espacios de libertad, que parecía ser la evidencia. Foucault fue nombrada, por lo que el destructor de pruebas tal como se indica martillado de Nietzsche de capas petrificados de conocimiento, poder y subjetividad, que constituyen mecanismos de gobernanza de las tuberías, en la actualidad. Por lo tanto, es posible analizar los acontecimientos históricos en el juego, y en un campo de fuerzas móvil heterogéneos. La historia de la verdad es un cuestionamiento que permite desnaturalizar el conocimiento, el poder y mover subjetividades. Historización es crear grietas y otros espacios.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162024-05-13T22:03:48Z2024-05-132024-05-13T22:03:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35640LEMOS, Flávia Cristina Silveira; GALINDO, Dolores Cristina Gomes; OLIVEIRA, Paulo de Tarso Ribeiro de. História, subjetividade e arquivos em Michel Foucault, Paul Veyne e Gilles Deleuze. 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