Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Hilmaria Xavier.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
Resumo: No presente trabalho, escolhi analisar e problematizar um documento histórico e uma fonte histórica específica: a canção. A escolha foi feita partindo do pressuposto de que as relações entre história e canção suscitam debates ainda pouco explorados pelos pesquisadores de história, principalmente no que concerne aos discursos formadores de opinião e construtores de estereótipos e identidades. Além do mais as novas concepções de documento histórico, juntamente com as transformações teóricas e práticas que o fazer do historiador vem passando, possibilitaram ampliar o campo e uso de diferentes e novas linguagens no ensino e na pesquisa em História. Assim, entendo que a canção merece ser encarada como uma rica fonte para se compreender certos aspectos da nossa cultura e repensar a história de grupos e setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. Proponho-me a investigar e perceber como a canção nos serve enquanto documento histórico e como através dela foi refletida a imagem do Estado e seus meios de disciplinarização da sociedade, sob a ótica das bandas de rock dos anos 80. Com o seu grande alcance junto a todas as camadas da sociedade e sua capacidade de despertar as mesmas emoções e sentimentos em indivíduos de diversas localidades, a música é uma forma de politizar a sociedade. Ela se consolidou como um elemento de construção da sociedade brasileira, confirmando a idéia de Juça de que ―A arte é o maior instrumento de inovação e interação entre todas as contradições. É também uma das principais alavancas do desenvolvimento social‖. Ousamos ainda contribuir para a consolidação das possibilidades de pesquisa abertas pela aproximação de campos de estudos distintos: A canção e a história. Nossos interesses de estudo estão inseridos em abordagens historiográficas como as linhas de investigação da ―nova história cultural‖; o que não nos impede de modo algum de utilizar possíveis contribuições de outras correntes historiográficas.
id UFCG_d5929704f1e97866097bd4f32ae4f3e0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34511
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.Written song, sung history and the momentum of historiography: the song as a historical document for thinking about state and society.Canção como documento históricoCanção como fonte históricaFonte histórica cançãoMúsica e HistóriaHistória e cançõesHistória culturalDocumento histórico - cançãoSong as a historical documentSong as a historical sourceHistorical song sourceMusic and HistoryHistory and songsCultural historyHistorical document - songHistória.No presente trabalho, escolhi analisar e problematizar um documento histórico e uma fonte histórica específica: a canção. A escolha foi feita partindo do pressuposto de que as relações entre história e canção suscitam debates ainda pouco explorados pelos pesquisadores de história, principalmente no que concerne aos discursos formadores de opinião e construtores de estereótipos e identidades. Além do mais as novas concepções de documento histórico, juntamente com as transformações teóricas e práticas que o fazer do historiador vem passando, possibilitaram ampliar o campo e uso de diferentes e novas linguagens no ensino e na pesquisa em História. Assim, entendo que a canção merece ser encarada como uma rica fonte para se compreender certos aspectos da nossa cultura e repensar a história de grupos e setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. Proponho-me a investigar e perceber como a canção nos serve enquanto documento histórico e como através dela foi refletida a imagem do Estado e seus meios de disciplinarização da sociedade, sob a ótica das bandas de rock dos anos 80. Com o seu grande alcance junto a todas as camadas da sociedade e sua capacidade de despertar as mesmas emoções e sentimentos em indivíduos de diversas localidades, a música é uma forma de politizar a sociedade. Ela se consolidou como um elemento de construção da sociedade brasileira, confirmando a idéia de Juça de que ―A arte é o maior instrumento de inovação e interação entre todas as contradições. É também uma das principais alavancas do desenvolvimento social‖. Ousamos ainda contribuir para a consolidação das possibilidades de pesquisa abertas pela aproximação de campos de estudos distintos: A canção e a história. Nossos interesses de estudo estão inseridos em abordagens historiográficas como as linhas de investigação da ―nova história cultural‖; o que não nos impede de modo algum de utilizar possíveis contribuições de outras correntes historiográficas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-15T23:59:18Z2024-02-152024-02-15T23:59:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511SILVA, Hilmaria Xavier. Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 10 - História e Documentos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-15. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511porSILVA, Hilmaria Xavier.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-15T23:59:48Zoai:localhost:riufcg/34511Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-15T23:59:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
Written song, sung history and the momentum of historiography: the song as a historical document for thinking about state and society.
title Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
spellingShingle Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
SILVA, Hilmaria Xavier.
Canção como documento histórico
Canção como fonte histórica
Fonte histórica canção
Música e História
História e canções
História cultural
Documento histórico - canção
Song as a historical document
Song as a historical source
Historical song source
Music and History
History and songs
Cultural history
Historical document - song
História.
title_short Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
title_full Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
title_fullStr Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
title_full_unstemmed Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
title_sort Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade.
author SILVA, Hilmaria Xavier.
author_facet SILVA, Hilmaria Xavier.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Hilmaria Xavier.
dc.subject.por.fl_str_mv Canção como documento histórico
Canção como fonte histórica
Fonte histórica canção
Música e História
História e canções
História cultural
Documento histórico - canção
Song as a historical document
Song as a historical source
Historical song source
Music and History
History and songs
Cultural history
Historical document - song
História.
topic Canção como documento histórico
Canção como fonte histórica
Fonte histórica canção
Música e História
História e canções
História cultural
Documento histórico - canção
Song as a historical document
Song as a historical source
Historical song source
Music and History
History and songs
Cultural history
Historical document - song
História.
description No presente trabalho, escolhi analisar e problematizar um documento histórico e uma fonte histórica específica: a canção. A escolha foi feita partindo do pressuposto de que as relações entre história e canção suscitam debates ainda pouco explorados pelos pesquisadores de história, principalmente no que concerne aos discursos formadores de opinião e construtores de estereótipos e identidades. Além do mais as novas concepções de documento histórico, juntamente com as transformações teóricas e práticas que o fazer do historiador vem passando, possibilitaram ampliar o campo e uso de diferentes e novas linguagens no ensino e na pesquisa em História. Assim, entendo que a canção merece ser encarada como uma rica fonte para se compreender certos aspectos da nossa cultura e repensar a história de grupos e setores da sociedade pouco lembrados pela historiografia. Proponho-me a investigar e perceber como a canção nos serve enquanto documento histórico e como através dela foi refletida a imagem do Estado e seus meios de disciplinarização da sociedade, sob a ótica das bandas de rock dos anos 80. Com o seu grande alcance junto a todas as camadas da sociedade e sua capacidade de despertar as mesmas emoções e sentimentos em indivíduos de diversas localidades, a música é uma forma de politizar a sociedade. Ela se consolidou como um elemento de construção da sociedade brasileira, confirmando a idéia de Juça de que ―A arte é o maior instrumento de inovação e interação entre todas as contradições. É também uma das principais alavancas do desenvolvimento social‖. Ousamos ainda contribuir para a consolidação das possibilidades de pesquisa abertas pela aproximação de campos de estudos distintos: A canção e a história. Nossos interesses de estudo estão inseridos em abordagens historiográficas como as linhas de investigação da ―nova história cultural‖; o que não nos impede de modo algum de utilizar possíveis contribuições de outras correntes historiográficas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-15T23:59:18Z
2024-02-15
2024-02-15T23:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
SILVA, Hilmaria Xavier. Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 10 - História e Documentos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-15. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
identifier_str_mv SILVA, Hilmaria Xavier. Canção escrita, História cantada e os embalos da historiografia: a canção enquanto documento histórico para se pensar estado e sociedade. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 10 - História e Documentos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-15. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612895490048