O uso das TIC’s no ensino da filosofia desde uma perspectiva gramsciana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maria Catarina Ananias de.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24987
Resumo: O presente estudo versa sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tic’s) na educação de modo geral e especificamente no ensino de filosofia no Ensino Médio. O objetivo da pesquisa consiste na investigação dos limites e das possibilidades do uso das Tic’s no ensino de filosofia em uma escola pública estadual de ensino médio no Estado da Paraíba, na construção de uma práxis de ensino crítica e emancipadora. Para desenvolver essa pesquisa nos embasamos na ideia de filosofia da práxis, do filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937), e na concepção de técnica encontrada na filosofia marxista. Gramsci defende em seu pensamento uma concepção universalista de educação unindo teoria e prática na busca de refletir e transformar os espaços educacionais para que estes sejam capazes de conduzir os indivíduos do senso comum para o bom senso. Nesse sentido, o ideal gramsciano espera que a escola, seja capaz de reconhecer as contradições sociais e se transforme numa instituição norteadora de seus estudantes na busca de superação do senso comum ou da ideologia dominante em prol de uma formação crítica e emancipadora. Considerando as Tic’s como ferramenta do trabalho docente é possível pensá-las no sentido de garantir acesso, produzir crítica e contestar o poder dominante, uma vez que, a técnica é uma produção humana e não sendo neutra o seu uso pode ser favorável a um determinado projeto, dependendo do interesse de quem as opera. Para nortear esse estudo, além do pensamento de Gramsci, também recorremos às obras de Karl Marx (1818-1883) e autores da linha de pensamento marxista que trabalham com a concepção de ensino transformador. Também nos alicerçamos no pensamento de autores brasileiros que pesquisam e refletem as Tic’s, a educação e o ensino remoto como: José Manuel Moran (2002), José Carlos Libâneo (2004), Eucídio Arruda (2020) entre outros importantes nomes. É importante salientar que, esta pesquisa reconhece as limitações das Tic’s no chão da escola pública. contudo, acreditamos ser importante propor uma práxis de ensino diferente a partir de sua utilização, inspirada nos ideários marxista e gramsciano.
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Para desenvolver essa pesquisa nos embasamos na ideia de filosofia da práxis, do filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937), e na concepção de técnica encontrada na filosofia marxista. Gramsci defende em seu pensamento uma concepção universalista de educação unindo teoria e prática na busca de refletir e transformar os espaços educacionais para que estes sejam capazes de conduzir os indivíduos do senso comum para o bom senso. Nesse sentido, o ideal gramsciano espera que a escola, seja capaz de reconhecer as contradições sociais e se transforme numa instituição norteadora de seus estudantes na busca de superação do senso comum ou da ideologia dominante em prol de uma formação crítica e emancipadora. Considerando as Tic’s como ferramenta do trabalho docente é possível pensá-las no sentido de garantir acesso, produzir crítica e contestar o poder dominante, uma vez que, a técnica é uma produção humana e não sendo neutra o seu uso pode ser favorável a um determinado projeto, dependendo do interesse de quem as opera. Para nortear esse estudo, além do pensamento de Gramsci, também recorremos às obras de Karl Marx (1818-1883) e autores da linha de pensamento marxista que trabalham com a concepção de ensino transformador. Também nos alicerçamos no pensamento de autores brasileiros que pesquisam e refletem as Tic’s, a educação e o ensino remoto como: José Manuel Moran (2002), José Carlos Libâneo (2004), Eucídio Arruda (2020) entre outros importantes nomes. É importante salientar que, esta pesquisa reconhece as limitações das Tic’s no chão da escola pública. contudo, acreditamos ser importante propor uma práxis de ensino diferente a partir de sua utilização, inspirada nos ideários marxista e gramsciano.CapesEste estudio trata sobre la inserción de las Tecnologías de la Información y la comunicación (TIC) en la educación en general y específicamente en la enseñanza de la filosofía en el bachillerato. El objetivo de la investigación es investigar los límites y posibilidades del uso de las TIC en la enseñanza de la filosofía en una escuela secundaria pública estatal del estado de Paraíba, en la construcción de una praxis docente crítica y emancipadora. Para desarrollar esta investigación, nos basamos en la idea de filosofía de la praxis, del filósofo italiano Antonio Gramsci (1891-1937), y en el concepto de técnica encontrado en la filosofía marxista. Gramsci defiende en su pensamiento una concepción universalista de la educación que une teoría y práctica en la búsqueda de reflexionar y transformar los espacios educativos para que sean capaces de conducir a los individuos del sentido común al sentido común. En este sentido, el ideal Gramsciano espera que la escuela sea capaz de reconocer las contradicciones sociales y convertirse en una institución orientadora para sus estudiantes en la búsqueda de uperar el sentido común o la ideología dominante en favor de una educación crítica y emancipadora. Considerando las TIC como una herramienta para el trabajo docente, es posible pensar en ellas en el sentido de garantizar el acceso, producir críticas y cuestionar el poder dominante, ya que la técnica es una producción humana y, al no ser neutral, su uso puede ser favorable a un determinado proyecto, dependiendo del interés de quienes los operan. Para orientar este estudio, además del pensamiento de Gramsci, también recurrimos a las obras de Karl Marx (1818-1883) y a los autores de la línea de pensamiento marxista que trabajan con el concepto de enseñanza transformadora. También nos basamos en el pensamiento de autores brasileños que investigan y reflexionan sobre las TIC, la educación y la teleeducación, como: José Manuel Moran (2002), José Carlos Libâneo (2004), Eucídio Arruda (2020) entre otros nombres importantes. Es importante señalar que esta investigación reconoce las limitaciones de las TIC en el piso de las escuelas públicas. Sin embargo, creemos importante proponer una praxis didáctica diferente basada en su uso, inspirada en las ideas marxistas y Gramscianas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PROF-FILOUFCGRODRIGUES, Valter Ferreira.RODRIGUES, V. F.http://lattes.cnpq.br/7804933907112231PEREIRA, Valmir.OLIVEIRA, Daniel Figueiredo de.ARAÚJO, Maria Catarina Ananias de.2021-07-162022-05-03T13:12:17Z2022-05-032022-05-03T13:12:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24987ARAÚJO, M. C. A. de. O uso das TIC’s no ensino da filosofia desde uma perspectiva gramsciana. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Programa de Mestrado Profissional em Filosofia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. 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