A influência do conhecimento de mulheres de diferentes níveis de escolaridade à adesão ao exame citopatológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Edicleber de Araújo.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13044
Resumo: O câncer de colo do útero constitui um sério problema de saúde pública, representando uma das grandes causas de morte entre as neoplasias ginecológicas. Considerado de fácil diagnostico, apresentando altas taxas de cura quando identificado precocemente. O exame citopatologico representa a ferramenta por excelência para as neoplasias do colo uterino, incluindo as doenças sexualmente transmissíveis. A realização do exame, no entanto se confronta com barreiras presentes nos mais diversos aspectos da vida da mulher, o que dificulta a cobertura almejada. O trabalho teve como objetivos, apontar a influência do conhecimento de mulheres de diferentes níveis de escolaridade a adesão ao exame citopatoldgico; Identificar o conhecimento de mulheres de diferentes niveis de escolaridade acerca do câncer de colo do útero; Analisar a forma de aquisição de conhecimento sobre o câncer de colo uterino e sua prevenção nas diferentes classes intelectuais e Conhecer fatores que afastam as diversas classes intelectuais de realizarem o exame de câncer de colo do útero. A sua metodologia, se deu por meio de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no Centro de Formação de Professores na cidade de Cajazeiras - Paraíba. A investigação contou com a participação de 40 funcionárias do Centro, todas responderam a um questionário contendo questões para a caracterização da amostra e questões norteadoras do objeto do estudo, das quais suas respostas foram gravadas, respeitando os aspectos éticos que envolvem as pesquisas com seres humanos. No que se refere ao perfil das funcionárias, a maioria das mulheres estão entre as idades de 40 e 46 anos; o nível de escolaridade e dividido em partes, relativamente equivalentes, entre os niveis fundamental, médio e superior; com relação a situação conjugal, 40% são solteiras, 45% são casadas e 15% informam outro tipo de relação; 85% das mulheres afirmaram ter realizado pelo menos uma vez o exame, os 15% restante dizem nunca tê-lo feito; entre as que afirmaram positivamente, 45% dizem que o fizeram com idade inferior ou igual aos vinte e cinco anos. Verificou-se, também, que o nível de escolaridade ter relação direta com a origem e a qualidade do conhecimento sobre o câncer de colo do útero, e que este conhecimento proporciona maior inclinação da mulher para a adesão ao exame citopatologico. Sendo assim, diante da evidente importância da informação para a saúde, mostra-se clara, a urgência de melhoria nos meios capazes de transmitirem conhecimentos, sobretudo, quando esta pautada na educação para a saúde. Cabe aos meios competentes despertarem para ações orientadas nesse sentido, comprometendo-se com pesquisas regionais, próprias, ou em parceria com faculdades, de forma que proporcione maior conhecimento sobre particularidades de diferentes populações, tomando assim suas ações mais adequadas para cada contexto social. A partir daí, grupos de reuniões, como os grupos de idosos, CAPS, ou igrejas, seriam mediadores importantes em atuar na educação em saúde.
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O trabalho teve como objetivos, apontar a influência do conhecimento de mulheres de diferentes níveis de escolaridade a adesão ao exame citopatoldgico; Identificar o conhecimento de mulheres de diferentes niveis de escolaridade acerca do câncer de colo do útero; Analisar a forma de aquisição de conhecimento sobre o câncer de colo uterino e sua prevenção nas diferentes classes intelectuais e Conhecer fatores que afastam as diversas classes intelectuais de realizarem o exame de câncer de colo do útero. A sua metodologia, se deu por meio de um estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no Centro de Formação de Professores na cidade de Cajazeiras - Paraíba. A investigação contou com a participação de 40 funcionárias do Centro, todas responderam a um questionário contendo questões para a caracterização da amostra e questões norteadoras do objeto do estudo, das quais suas respostas foram gravadas, respeitando os aspectos éticos que envolvem as pesquisas com seres humanos. No que se refere ao perfil das funcionárias, a maioria das mulheres estão entre as idades de 40 e 46 anos; o nível de escolaridade e dividido em partes, relativamente equivalentes, entre os niveis fundamental, médio e superior; com relação a situação conjugal, 40% são solteiras, 45% são casadas e 15% informam outro tipo de relação; 85% das mulheres afirmaram ter realizado pelo menos uma vez o exame, os 15% restante dizem nunca tê-lo feito; entre as que afirmaram positivamente, 45% dizem que o fizeram com idade inferior ou igual aos vinte e cinco anos. Verificou-se, também, que o nível de escolaridade ter relação direta com a origem e a qualidade do conhecimento sobre o câncer de colo do útero, e que este conhecimento proporciona maior inclinação da mulher para a adesão ao exame citopatologico. Sendo assim, diante da evidente importância da informação para a saúde, mostra-se clara, a urgência de melhoria nos meios capazes de transmitirem conhecimentos, sobretudo, quando esta pautada na educação para a saúde. Cabe aos meios competentes despertarem para ações orientadas nesse sentido, comprometendo-se com pesquisas regionais, próprias, ou em parceria com faculdades, de forma que proporcione maior conhecimento sobre particularidades de diferentes populações, tomando assim suas ações mais adequadas para cada contexto social. A partir daí, grupos de reuniões, como os grupos de idosos, CAPS, ou igrejas, seriam mediadores importantes em atuar na educação em saúde.Cervical cancer is a serious public health problem, representing one of the major causes of death among gynecological neoplasms. Considered easy to diagnose, showing high cure rates when identified early. The cytopathological exam represents the tool par excellence for cervical neoplasms, including sexually transmitted diseases. The examination, however, is confronted with barriers present in the most diverse aspects of the woman's life, which makes the desired coverage difficult. The work had as objectives, to point the influence of the knowledge of women of different levels of education the adherence to the cytopathological exam; Identify the knowledge of women of different levels of education about cervical cancer; Analyze the way of acquiring knowledge about cervical cancer and its prevention in different intellectual classes and Know factors that keep different intellectual classes from carrying out the cervical cancer exam. Its methodology took place through an exploratory study, with a quantitative and qualitative approach, carried out at the Teacher Training Center in the city of Cajazeiras - Paraíba. The investigation involved the participation of 40 employees of the Center, all of whom answered a questionnaire containing questions for the characterization of the sample and guiding questions of the object of the study, of which their answers were recorded, respecting the ethical aspects that involve research with human beings . With regard to the profile of the employees, most women are between the ages of 40 and 46; the level of education is divided into parts, relatively equivalent, between the fundamental, medium and higher levels; with regard to marital status, 40% are single, 45% are married and 15% report another type of relationship; 85% of women said they had had the exam at least once, the remaining 15% say they never did it; among those who affirmed positively, 45% say they did it at the age of twenty-five or less. It was also found that the level of education has a direct relationship with the origin and quality of knowledge about cervical cancer, and that this knowledge provides greater inclination for women to adhere to the cytopathological examination. Thus, in view of the evident importance of information for health, the urgency for improvement in the means capable of transmitting knowledge is clear, especially when it is based on health education. It is up to the competent media to awaken to actions oriented in this direction, committing themselves to regional research, their own, or in partnership with colleges, in a way that provides greater knowledge about the particularities of different populations, thus making their actions more appropriate for each social context. Thereafter, meeting groups, such as the elderly, CAPS, or churches, would be important mediators in working in health education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCASIMIRO, Geofábio Sucupira.Geofabio Sucupira Casimiro.http://lattes.cnpq.br/8082306464151242SUCUPIRA, Kennia Sibelly Marques de Abrantes.Kennia Sibelly Marques de Abrantes.http://lattes.cnpq.br/1933302185375710ABRANTES, Sonally Yasnara Sarmento Medeiros.SILVA, Edicleber de Araújo.20102020-06-29T14:13:10Z2020-06-292020-06-29T14:13:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13044SILVA, Edicleber de Araújo Silva. A influência do conhecimento de mulheres de diferentes níveis de escolaridade à adesão ao exame citopatológico. 2010. 64f. 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