Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 |
Resumo: | No Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana. |
id |
UFCG_d74e70997cf7f9ccffe2f44fc1d45f39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/17140 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.Rational use of water: application of interdisciplinary methodologies in a rural school in the community of Uruçu, Gurinhém / PB.Sustentabilidade hídricaEducação ambientalUso racional da águaMetodologias interdisciplinaresComunidade Uruçu – Gurinhém - PBConservação dos recursos hídricosExtensão ruralWater sustainabilityenvironmental educationRational use of waterInterdisciplinary methodologiesUruçu Community - Gurinhém - PBConservation of water resourcesRural extensionNo Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGPEREIRA, Jogerson Pinto Gomes.PEREIRA, J. P. G.http://lattes.cnpq.br/7686408640870015BARROS JÚNIOR, Genival.SANTOS, Robi Tabolka dos.SANTOS JÚNIOR, José Amilton.2009-02-062021-02-10T21:40:10Z2021-02-102021-02-10T21:40:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-02-11T19:01:08Zoai:localhost:riufcg/17140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-02-11T19:01:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. Rational use of water: application of interdisciplinary methodologies in a rural school in the community of Uruçu, Gurinhém / PB. |
title |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
spellingShingle |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Sustentabilidade hídrica Educação ambiental Uso racional da água Metodologias interdisciplinares Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB Conservação dos recursos hídricos Extensão rural Water sustainability environmental education Rational use of water Interdisciplinary methodologies Uruçu Community - Gurinhém - PB Conservation of water resources Rural extension |
title_short |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
title_full |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
title_fullStr |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
title_full_unstemmed |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
title_sort |
Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. |
author |
SANTOS JÚNIOR, José Amilton. |
author_facet |
SANTOS JÚNIOR, José Amilton. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Jogerson Pinto Gomes. PEREIRA, J. P. G. http://lattes.cnpq.br/7686408640870015 BARROS JÚNIOR, Genival. SANTOS, Robi Tabolka dos. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS JÚNIOR, José Amilton. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade hídrica Educação ambiental Uso racional da água Metodologias interdisciplinares Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB Conservação dos recursos hídricos Extensão rural Water sustainability environmental education Rational use of water Interdisciplinary methodologies Uruçu Community - Gurinhém - PB Conservation of water resources Rural extension |
topic |
Sustentabilidade hídrica Educação ambiental Uso racional da água Metodologias interdisciplinares Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB Conservação dos recursos hídricos Extensão rural Water sustainability environmental education Rational use of water Interdisciplinary methodologies Uruçu Community - Gurinhém - PB Conservation of water resources Rural extension |
description |
No Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-06 2021-02-10T21:40:10Z 2021-02-10 2021-02-10T21:40:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 |
identifier_str_mv |
SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744478483775488 |