Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
Resumo: No Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.
id UFCG_d74e70997cf7f9ccffe2f44fc1d45f39
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17140
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.Rational use of water: application of interdisciplinary methodologies in a rural school in the community of Uruçu, Gurinhém / PB.Sustentabilidade hídricaEducação ambientalUso racional da águaMetodologias interdisciplinaresComunidade Uruçu – Gurinhém - PBConservação dos recursos hídricosExtensão ruralWater sustainabilityenvironmental educationRational use of waterInterdisciplinary methodologiesUruçu Community - Gurinhém - PBConservation of water resourcesRural extensionNo Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGPEREIRA, Jogerson Pinto Gomes.PEREIRA, J. P. G.http://lattes.cnpq.br/7686408640870015BARROS JÚNIOR, Genival.SANTOS, Robi Tabolka dos.SANTOS JÚNIOR, José Amilton.2009-02-062021-02-10T21:40:10Z2021-02-102021-02-10T21:40:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-02-11T19:01:08Zoai:localhost:riufcg/17140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-02-11T19:01:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
Rational use of water: application of interdisciplinary methodologies in a rural school in the community of Uruçu, Gurinhém / PB.
title Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
spellingShingle Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
Sustentabilidade hídrica
Educação ambiental
Uso racional da água
Metodologias interdisciplinares
Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB
Conservação dos recursos hídricos
Extensão rural
Water sustainability
environmental education
Rational use of water
Interdisciplinary methodologies
Uruçu Community - Gurinhém - PB
Conservation of water resources
Rural extension
title_short Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
title_full Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
title_fullStr Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
title_full_unstemmed Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
title_sort Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB.
author SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
author_facet SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Jogerson Pinto Gomes.
PEREIRA, J. P. G.
http://lattes.cnpq.br/7686408640870015
BARROS JÚNIOR, Genival.
SANTOS, Robi Tabolka dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS JÚNIOR, José Amilton.
dc.subject.por.fl_str_mv Sustentabilidade hídrica
Educação ambiental
Uso racional da água
Metodologias interdisciplinares
Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB
Conservação dos recursos hídricos
Extensão rural
Water sustainability
environmental education
Rational use of water
Interdisciplinary methodologies
Uruçu Community - Gurinhém - PB
Conservation of water resources
Rural extension
topic Sustentabilidade hídrica
Educação ambiental
Uso racional da água
Metodologias interdisciplinares
Comunidade Uruçu – Gurinhém - PB
Conservação dos recursos hídricos
Extensão rural
Water sustainability
environmental education
Rational use of water
Interdisciplinary methodologies
Uruçu Community - Gurinhém - PB
Conservation of water resources
Rural extension
description No Brasil termos como industria da seca e escassez de água são constantemente relacionados a região nordeste do pais. Atribui-se a essa situação dois principais fatores que estão ligados a área em questão: clima semi-árido, caracterizado por apresentar baixas precipitações, com distribuição irregular durante o ano e elevado índice de evaporação e ao descaso das autoridades, refletido na falta de politicas publicas para implantação de uma infra-estrutura adequada para a região. Porem e consenso que a principal forma de combate a escassez de água e a sua utilização racional. Assim sendo, um dos principais entraves para conservação e uso racional da água encontra-se na falta de informação da população, especialmente mais jovem e que frequentam as escolas de ensino básico, fundamental e médio espalhadas nesta área. Essa dificuldade e oriunda da falta de acesso ao conhecimento gerado pela Ciência e Tecnologia para conservação e uso racional da água. Com o proposito de contribuir com o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares na região do Nordeste brasileiro, através de processos de capacitação, o projeto Universidades Cidadãs (UFCG/COEP), em parceria com o projeto Espaço da Água (UFCG/Estadual da PRATA), planejou estrategias em que foram desenvolvidas atividades direcionadas ao manejo racional e a conservação dos recursos hídricos, aplicadas através de metodologias interdisciplinares, conhecimentos e tecnologias especificas junto ao corpo docente e discente de uma escola publica rural da Comunidade de Urucu, Município de Gurinhém/PB, cujos avanços podem ser contabilizados a partir de resultados desencadearam uma serie de acoes praticas na comunidade e entorno como mutirões de coleta de lixo e recuperação de nascentes, alem da inclusão de temas relacionados a água, de modo concomitantemente as disciplinas do parâmetro curricular obrigatório, na perspectiva de que os estudantes possam relacionar os assuntos vistos na escola com a sua vida cotidiana.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-06
2021-02-10T21:40:10Z
2021-02-10
2021-02-10T21:40:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
identifier_str_mv SANTOS JÚNIOR, José Amilton. Uso racional da água: aplicação de metodologias interdisciplinares em escola rural da comunidade de Uruçu, Gurinhém/PB. 2009. 33f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744478483775488