História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rafael Oliveira da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FRAGA, Maria da Conceição.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169
Resumo: [...] as ações desenvolvidas tanto a nível nacional quanto de Rio Grande do Norte nos leva a pensar a quão árdua foi à luta pela Anistia política, assim como a retomada de um Estado de direito. Visualizamos a partir das fontes utilizadas, que as discussões em torno do processo de abertura política do Brasil, não apenas restringia-se ao eixo Sul-Sudeste, mas que o mesmo se desenvolvia em outros territórios do país, como pudemos constatar no Rio Grande do Norte. Outro ponto importante percebido foi no tocante a um dos conceitos utilizados neste trabalho, o de Ação Política construído por Hannah Arendt. Constatamos no decorrer do texto que a luta por um Estado de direito não se concentrou numa discussão partidária, mas abrangeu várias organizações e setores da sociedade civil, enfocando que todo e qualquer grupo social desenvolve Ações Políticas, pela simples prerrogativa de que são formados por homens, seres sociais.
id UFCG_d7793c524b4609000f94625d17b7001c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37169
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.History, memory and political action: the 1979 amnesty in Rio Grande do Norte.Lei 6.683 - anistiaLei da anistiaRio Grande do Norte - anistia 1979História política - Rio Grande do Norte - anistia 1979Anistia política - Rio Grande do Norte - 1979Ação política - Hannah ArendtLaw 6.683 - amnestyAmnesty lawRio Grande do Norte - amnesty 1979Political history - Rio Grande do Norte - amnesty 1979Political amnesty - Rio Grande do Norte - 1979Political action - Hannah ArendtHistória.[...] as ações desenvolvidas tanto a nível nacional quanto de Rio Grande do Norte nos leva a pensar a quão árdua foi à luta pela Anistia política, assim como a retomada de um Estado de direito. Visualizamos a partir das fontes utilizadas, que as discussões em torno do processo de abertura política do Brasil, não apenas restringia-se ao eixo Sul-Sudeste, mas que o mesmo se desenvolvia em outros territórios do país, como pudemos constatar no Rio Grande do Norte. Outro ponto importante percebido foi no tocante a um dos conceitos utilizados neste trabalho, o de Ação Política construído por Hannah Arendt. Constatamos no decorrer do texto que a luta por um Estado de direito não se concentrou numa discussão partidária, mas abrangeu várias organizações e setores da sociedade civil, enfocando que todo e qualquer grupo social desenvolve Ações Políticas, pela simples prerrogativa de que são formados por homens, seres sociais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-07T22:49:52Z2024-08-072024-08-07T22:49:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169SILVA, Rafael Oliveira da; FRAGA, Maria da Conceição. História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169porSILVA, Rafael Oliveira da.FRAGA, Maria da Conceição.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-07T22:50:18Zoai:localhost:riufcg/37169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-07T22:50:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
History, memory and political action: the 1979 amnesty in Rio Grande do Norte.
title História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
spellingShingle História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
SILVA, Rafael Oliveira da.
Lei 6.683 - anistia
Lei da anistia
Rio Grande do Norte - anistia 1979
História política - Rio Grande do Norte - anistia 1979
Anistia política - Rio Grande do Norte - 1979
Ação política - Hannah Arendt
Law 6.683 - amnesty
Amnesty law
Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political history - Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political amnesty - Rio Grande do Norte - 1979
Political action - Hannah Arendt
História.
title_short História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
title_full História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
title_fullStr História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
title_full_unstemmed História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
title_sort História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte.
author SILVA, Rafael Oliveira da.
author_facet SILVA, Rafael Oliveira da.
FRAGA, Maria da Conceição.
author_role author
author2 FRAGA, Maria da Conceição.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rafael Oliveira da.
FRAGA, Maria da Conceição.
dc.subject.por.fl_str_mv Lei 6.683 - anistia
Lei da anistia
Rio Grande do Norte - anistia 1979
História política - Rio Grande do Norte - anistia 1979
Anistia política - Rio Grande do Norte - 1979
Ação política - Hannah Arendt
Law 6.683 - amnesty
Amnesty law
Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political history - Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political amnesty - Rio Grande do Norte - 1979
Political action - Hannah Arendt
História.
topic Lei 6.683 - anistia
Lei da anistia
Rio Grande do Norte - anistia 1979
História política - Rio Grande do Norte - anistia 1979
Anistia política - Rio Grande do Norte - 1979
Ação política - Hannah Arendt
Law 6.683 - amnesty
Amnesty law
Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political history - Rio Grande do Norte - amnesty 1979
Political amnesty - Rio Grande do Norte - 1979
Political action - Hannah Arendt
História.
description [...] as ações desenvolvidas tanto a nível nacional quanto de Rio Grande do Norte nos leva a pensar a quão árdua foi à luta pela Anistia política, assim como a retomada de um Estado de direito. Visualizamos a partir das fontes utilizadas, que as discussões em torno do processo de abertura política do Brasil, não apenas restringia-se ao eixo Sul-Sudeste, mas que o mesmo se desenvolvia em outros territórios do país, como pudemos constatar no Rio Grande do Norte. Outro ponto importante percebido foi no tocante a um dos conceitos utilizados neste trabalho, o de Ação Política construído por Hannah Arendt. Constatamos no decorrer do texto que a luta por um Estado de direito não se concentrou numa discussão partidária, mas abrangeu várias organizações e setores da sociedade civil, enfocando que todo e qualquer grupo social desenvolve Ações Políticas, pela simples prerrogativa de que são formados por homens, seres sociais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-08-07T22:49:52Z
2024-08-07
2024-08-07T22:49:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169
SILVA, Rafael Oliveira da; FRAGA, Maria da Conceição. História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169
identifier_str_mv SILVA, Rafael Oliveira da; FRAGA, Maria da Conceição. História, memória e ação política: a anistia de 1979 no Rio Grande do Norte. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892627339083776