Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rejane da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
Resumo: Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial; Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais, sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro.
id UFCG_d7c3d5412214c7df6bbe469ccf5edae1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6581
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .Contributions of supervised internship in teacher education.Estágio supervisionadoFormação docente- pedagogiaLicenciados de pedagogiaSupervised internshipTeacher training-pedagogyPedagogy graduatesEducação.Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial; Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais, sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro.This monographic work was built on the basis of a research guided by the following objectives: understand the importance of supervised internship for initial teacher training; know the perception of Pedagogy undergraduates about the Supervised Internship contribution to the initial training; identify the design of graduates in Education on stage. The present study sought to theoretical contribution of the following authors: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012) among others. The field research carried out is of type. The subjects of the research were two graduated in Pedagogy and two undergraduate students, the course of pedagogy. The data instrument was a semi-structured interview. The approach was the qualitative type. The study allowed us to verify that the supervised internship has contributed so much to the licensees who are in training and for teachers already working; it provides knowledge to help them become qualified, skilled and efficient professionals to meet the social needs, above all, the need to improve the quality of education in Brazil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899SILVA, José Amiraldo Alves da.CAMPOS, Maria de Lourdes.SILVA, Rejane da.2016-05-192019-09-03T10:05:22Z2019-09-032019-09-03T10:05:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:37:15Zoai:localhost:riufcg/6581Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:37:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
Contributions of supervised internship in teacher education.
title Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
spellingShingle Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
SILVA, Rejane da.
Estágio supervisionado
Formação docente- pedagogia
Licenciados de pedagogia
Supervised internship
Teacher training-pedagogy
Pedagogy graduates
Educação.
title_short Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
title_full Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
title_fullStr Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
title_full_unstemmed Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
title_sort Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .
author SILVA, Rejane da.
author_facet SILVA, Rejane da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
SILVA, José Amiraldo Alves da.
CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Rejane da.
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Formação docente- pedagogia
Licenciados de pedagogia
Supervised internship
Teacher training-pedagogy
Pedagogy graduates
Educação.
topic Estágio supervisionado
Formação docente- pedagogia
Licenciados de pedagogia
Supervised internship
Teacher training-pedagogy
Pedagogy graduates
Educação.
description Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial; Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais, sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-19
2019-09-03T10:05:22Z
2019-09-03
2019-09-03T10:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
identifier_str_mv SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391602962432