O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175 |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar. |
id |
UFCG_d8ad2fe37bfcb30caf560e9cbcfb7e52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36175 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment.EsporteFerramenta pedagógica- EsporteDesenvolvimento estudantil- EsportePrática esportivaEsporte- Currículo escolarSportPedagogical tool - SportStudent development - SportSports practiceSport - School curriculumEducação.O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar.This work discusses the theme of sport as a didactic-pedagogical tool in the school environment. Its general objective was to analyze the use of sport as a pedagogical tool and its contributions to the integral development of students in the school environment. The theoretical framework was based on assumptions from authors who dominate the topic, such as: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira and Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019 ) Altmann (2015). The methodology used was qualitative research, of a basic, exploratory nature and was carried out through a bibliographic study that sought to explore this vast universe of educational practices that focus on sport and education. Data collection occurred through books and literary collections available in virtual databases, such as: Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results show that sports practices can contribute significantly to the training of students, providing physical, cognitive, social and emotional benefits. To achieve this, an adequate pedagogical approach is needed, with planning, teacher training and integration of sport into the school curriculum.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo FeitosaNOGUEIRA, José Rômulo Feitosahttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.QUARESMA, Maria Vitória Duarte.2023-11-272024-06-19T12:53:36Z2024-06-192024-06-19T12:53:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:47:59Zoai:localhost:riufcg/36175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:47:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment. |
title |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
spellingShingle |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. QUARESMA, Maria Vitória Duarte. Esporte Ferramenta pedagógica- Esporte Desenvolvimento estudantil- Esporte Prática esportiva Esporte- Currículo escolar Sport Pedagogical tool - Sport Student development - Sport Sports practice Sport - School curriculum Educação. |
title_short |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
title_full |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
title_fullStr |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
title_full_unstemmed |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
title_sort |
O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. |
author |
QUARESMA, Maria Vitória Duarte. |
author_facet |
QUARESMA, Maria Vitória Duarte. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 CUNHA, Ane Cristine Hermínio. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUARESMA, Maria Vitória Duarte. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Ferramenta pedagógica- Esporte Desenvolvimento estudantil- Esporte Prática esportiva Esporte- Currículo escolar Sport Pedagogical tool - Sport Student development - Sport Sports practice Sport - School curriculum Educação. |
topic |
Esporte Ferramenta pedagógica- Esporte Desenvolvimento estudantil- Esporte Prática esportiva Esporte- Currículo escolar Sport Pedagogical tool - Sport Student development - Sport Sports practice Sport - School curriculum Educação. |
description |
O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 2024-06-19T12:53:36Z 2024-06-19 2024-06-19T12:53:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175 QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175 |
identifier_str_mv |
QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625415487488 |