O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar.
id UFCG_d8ad2fe37bfcb30caf560e9cbcfb7e52
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36175
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment.EsporteFerramenta pedagógica- EsporteDesenvolvimento estudantil- EsportePrática esportivaEsporte- Currículo escolarSportPedagogical tool - SportStudent development - SportSports practiceSport - School curriculumEducação.O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar.This work discusses the theme of sport as a didactic-pedagogical tool in the school environment. Its general objective was to analyze the use of sport as a pedagogical tool and its contributions to the integral development of students in the school environment. The theoretical framework was based on assumptions from authors who dominate the topic, such as: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira and Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019 ) Altmann (2015). The methodology used was qualitative research, of a basic, exploratory nature and was carried out through a bibliographic study that sought to explore this vast universe of educational practices that focus on sport and education. Data collection occurred through books and literary collections available in virtual databases, such as: Google Scholar and Scientific Electronic Library Online (SciELO). The results show that sports practices can contribute significantly to the training of students, providing physical, cognitive, social and emotional benefits. To achieve this, an adequate pedagogical approach is needed, with planning, teacher training and integration of sport into the school curriculum.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo FeitosaNOGUEIRA, José Rômulo Feitosahttp://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.QUARESMA, Maria Vitória Duarte.2023-11-272024-06-19T12:53:36Z2024-06-192024-06-19T12:53:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T12:47:59Zoai:localhost:riufcg/36175Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T12:47:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
Sport as a didactic-pedagogical instrument in the school environment.
title O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
spellingShingle O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
Esporte
Ferramenta pedagógica- Esporte
Desenvolvimento estudantil- Esporte
Prática esportiva
Esporte- Currículo escolar
Sport
Pedagogical tool - Sport
Student development - Sport
Sports practice
Sport - School curriculum
Educação.
title_short O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
title_full O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
title_fullStr O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
title_full_unstemmed O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
title_sort O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar.
author QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
author_facet QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUARESMA, Maria Vitória Duarte.
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Ferramenta pedagógica- Esporte
Desenvolvimento estudantil- Esporte
Prática esportiva
Esporte- Currículo escolar
Sport
Pedagogical tool - Sport
Student development - Sport
Sports practice
Sport - School curriculum
Educação.
topic Esporte
Ferramenta pedagógica- Esporte
Desenvolvimento estudantil- Esporte
Prática esportiva
Esporte- Currículo escolar
Sport
Pedagogical tool - Sport
Student development - Sport
Sports practice
Sport - School curriculum
Educação.
description O presente trabalho discorre sobre a temática do esporte como instrumento didático- pedagógico no ambiente escolar. Teve como objetivo geral, analisar o uso do esporte como ferramenta pedagógica e suas contribuições para o desenvolvimento integral dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teório teve como embasamento, pressupostos de autores que dominam a temática, tais como: Rúbio (2008) Capraro; Souza, (2017) Ferreira e Sampaio (2013) Tubino (2010) Finck (2011) Caparroz (2007) Carvalho (2019) Altmann (2015). A metodologia empregada foi a pesquisa qualitativa, de natureza básica, exploratória e foi realizada através de um estudo bibliográfico que buscou explorar esse vasto universo de práticas educativas que têm como foco o esporte e a educação. A coleta de dados ocorreu por meio de livros e acervo literário disponibilizado nas bases de dados de caráter virtual, tais como: Google Acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (SciELO). Os resultados mostram que as práticas esportivas podem contribuir de forma significativa para a formação dos alunos, proporcionando benefícios físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Para tanto, é preciso uma abordagem pedagógica adequada, com planejamento, capacitação dos professores e integração do esporte ao currículo escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
2024-06-19T12:53:36Z
2024-06-19
2024-06-19T12:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36175
identifier_str_mv QUARESMA, Maria Vitoria Duarte. O esporte como instrumento didático-pedagógico no ambiente escolar. 2023. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formaçao de Professores, Universidade Federal de Campina Grande Grande, Cajazeiras, Paraiba,Brasil,2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625415487488