Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa. |
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Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca.Inglês como língua francaProfessores em formação inicialPercepção de professoresEstudo de percepçãoLíngua inglesa - ensinoEnglish as a lingua francaTeachers in initial trainingTeachers' perceptionPerception studyEnglish language - teachingLinguística.Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa.This study aimed at examining the perceptions of in-service teachers about English as a Lingua Franca (ELF), responding to two questions: (1) What are the perceptions of these in-services teachers about ELF, and (2) What are the reasons that influence these perceptions about ELF. In order to answer these two questions, a questionnaire with closed questions was developed and applied with the twenty-nine graduation students of English Literature from the UFCG, and semi-structured interviews were conducted with six students selected among the twenty-nine participants. The data show three aspects: (1) About the pronunciation model of English language, it was found that the participants believe that the native model of pronunciation is perfect because it seeks to better understanding, (2) The participants give importance to grammar under the influence of accuracy and fluency of English, and (3) According to the contact of the textbooks that the participants have, its culture and education, influenced by the textbook, should turn to the cultivation of native countries of English.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T21:25:35Z2023-08-212023-08-21T21:25:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533porTELES, Vivianny Duarte.CRUZ, Neide de Fátima Cesar.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T21:26:00Zoai:localhost:riufcg/31533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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