Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TELES, Vivianny Duarte.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa.
id UFCG_d8c1af9fedb4e8e3fdd3064d7ec62053
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31533
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca.Inglês como língua francaProfessores em formação inicialPercepção de professoresEstudo de percepçãoLíngua inglesa - ensinoEnglish as a lingua francaTeachers in initial trainingTeachers' perceptionPerception studyEnglish language - teachingLinguística.Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa.This study aimed at examining the perceptions of in-service teachers about English as a Lingua Franca (ELF), responding to two questions: (1) What are the perceptions of these in-services teachers about ELF, and (2) What are the reasons that influence these perceptions about ELF. In order to answer these two questions, a questionnaire with closed questions was developed and applied with the twenty-nine graduation students of English Literature from the UFCG, and semi-structured interviews were conducted with six students selected among the twenty-nine participants. The data show three aspects: (1) About the pronunciation model of English language, it was found that the participants believe that the native model of pronunciation is perfect because it seeks to better understanding, (2) The participants give importance to grammar under the influence of accuracy and fluency of English, and (3) According to the contact of the textbooks that the participants have, its culture and education, influenced by the textbook, should turn to the cultivation of native countries of English.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T21:25:35Z2023-08-212023-08-21T21:25:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533porTELES, Vivianny Duarte.CRUZ, Neide de Fátima Cesar.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T21:26:00Zoai:localhost:riufcg/31533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
Perceptions of in-service teachers about english as a lingua franca.
title Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
spellingShingle Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
TELES, Vivianny Duarte.
Inglês como língua franca
Professores em formação inicial
Percepção de professores
Estudo de percepção
Língua inglesa - ensino
English as a lingua franca
Teachers in initial training
Teachers' perception
Perception study
English language - teaching
Linguística.
title_short Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
title_full Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
title_fullStr Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
title_full_unstemmed Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
title_sort Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca.
author TELES, Vivianny Duarte.
author_facet TELES, Vivianny Duarte.
CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
author_role author
author2 CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TELES, Vivianny Duarte.
CRUZ, Neide de Fátima Cesar.
dc.subject.por.fl_str_mv Inglês como língua franca
Professores em formação inicial
Percepção de professores
Estudo de percepção
Língua inglesa - ensino
English as a lingua franca
Teachers in initial training
Teachers' perception
Perception study
English language - teaching
Linguística.
topic Inglês como língua franca
Professores em formação inicial
Percepção de professores
Estudo de percepção
Língua inglesa - ensino
English as a lingua franca
Teachers in initial training
Teachers' perception
Perception study
English language - teaching
Linguística.
description Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca (ILF), respondendo a duas perguntas: (1) Quais as percepções de professores em formação inicial sobre o ILF, e (2) Quais as razões que influenciam as percepções desses professores em relação ao ILF. Com o intuito de responder essas duas perguntas, um questionário com perguntas fechadas foi elaborado e aplicado com os vinte e nove alunos da graduação de língua inglesa do curso de Letras da UFCG, além de entrevistas semi-estruturadas que foram realizadas com seis alunos selecionados dentre os vinte e nove participantes. Os dados revelam três aspectos: (1) No que concerne ao modelo de pronúncia da língua inglesa, verificou-se que os participantes acreditam que o modelo de pronúncia nativo é o ideal, pois visa uma maior compreensão, (2) Os participantes dão importância à gramática sob influência da acuidade e fluência da língua inglesa, e (3) De acordo com o contato dos livros didáticos que os participantes tiveram; a cultura e seu ensino, influenciados pelo livro didático, devem voltar-se para as culturas de países nativos da língua inglesa.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2023-08-21T21:25:35Z
2023-08-21
2023-08-21T21:25:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
identifier_str_mv TELES, Vivianny Duarte; CRUZ, Neide de Fátima Cesar. Percepções de professores em formação inicial sobre o inglês como língua franca. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744591152218112