As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
Resumo: Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a construção e utilização do jogo Explorando o Relevo, mostrando o leque de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo traz em sua proposta a abordagem da temática relacionada às principais características do Relevo Terrestre. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são os alunos da turma do 6º Ano A, juntamente com a professora de Geografia da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba. O estudo foi embasado a partir de pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em duas etapas: primeiramente, problematizamos uma aula expositiva e dialogada referente ao conteúdo Relevo Terrestre, apresentando suas principais características geográficas. A segunda e última etapa da oficina foi composta pela apresentação e aplicação do jogo Explorando o Relevo. Os resultados almejados com todas as etapas da pesquisa foram apresentados de forma significativa, possibilitando, assim, através da ludicidade, desenvolver ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, atrativos e interativos.
id UFCG_d9730a6ce29b97a277b6e6c15652a3aa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.The contributions of the game Exploring the Relief in the process of teaching and learning of geographic content.Geografia - ensinoRelevo terrestreJogos lúdicosPrática docenteExplorando o relevo - jogoGeography - teachingLand reliefplayful gamesTeaching practiceExploring the relief - gameGeografia.Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a construção e utilização do jogo Explorando o Relevo, mostrando o leque de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo traz em sua proposta a abordagem da temática relacionada às principais características do Relevo Terrestre. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são os alunos da turma do 6º Ano A, juntamente com a professora de Geografia da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba. O estudo foi embasado a partir de pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em duas etapas: primeiramente, problematizamos uma aula expositiva e dialogada referente ao conteúdo Relevo Terrestre, apresentando suas principais características geográficas. A segunda e última etapa da oficina foi composta pela apresentação e aplicação do jogo Explorando o Relevo. Os resultados almejados com todas as etapas da pesquisa foram apresentados de forma significativa, possibilitando, assim, através da ludicidade, desenvolver ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, atrativos e interativos.This monographic work aimed to analyze the construction and use of the game Exploring the Relief, showing the range of contributions to the teaching process and learning in Geography. The game brings in its proposal the approach of the theme related to the main characteristics of the Land Relief. The subjects involved in this research are the students of the 6th Year A class, together with the Geography teacher at E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, located in the municipality of Cajazeiras, Paraíba. The study was based on bibliographic research that structured a workshop given in two stages: first, we problematized an expository and dialogic class regarding the Terrestrial Relief content, presenting its main geographical characteristics. The second and last stage of the workshop consisted of the presentation and application of the game Explorando o Relevo. The desired results with all stages of the research were presented in a significant way, thus enabling, through playfulness, to develop environments of more dynamic, attractive and interactive learning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPESSOA, Rodrigo Bezerra.PESSOA, Rodrigo Bezerra.http://lattes.cnpq.br/5290402081480027ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.Di Lorenzo, Ivanalda Dantas Nóbrega.CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.2022-08-262022-10-04T12:11:08Z2022-10-032022-10-04T12:11:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514CUSTODIA, Marcilandia dos Santos. As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2022. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-04T12:11:08Zoai:localhost:riufcg/27514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-04T12:11:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
The contributions of the game Exploring the Relief in the process of teaching and learning of geographic content.
title As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
spellingShingle As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
Geografia - ensino
Relevo terrestre
Jogos lúdicos
Prática docente
Explorando o relevo - jogo
Geography - teaching
Land relief
playful games
Teaching practice
Exploring the relief - game
Geografia.
title_short As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
title_full As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
title_fullStr As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
title_full_unstemmed As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
title_sort As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos.
author CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
author_facet CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PESSOA, Rodrigo Bezerra.
PESSOA, Rodrigo Bezerra.
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
Di Lorenzo, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.author.fl_str_mv CUSTÓDIA, Marcilândia dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - ensino
Relevo terrestre
Jogos lúdicos
Prática docente
Explorando o relevo - jogo
Geography - teaching
Land relief
playful games
Teaching practice
Exploring the relief - game
Geografia.
topic Geografia - ensino
Relevo terrestre
Jogos lúdicos
Prática docente
Explorando o relevo - jogo
Geography - teaching
Land relief
playful games
Teaching practice
Exploring the relief - game
Geografia.
description Este trabalho monográfico teve como objetivo analisar a construção e utilização do jogo Explorando o Relevo, mostrando o leque de contribuições para o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. O jogo traz em sua proposta a abordagem da temática relacionada às principais características do Relevo Terrestre. Os sujeitos envolvidos nesta pesquisa são os alunos da turma do 6º Ano A, juntamente com a professora de Geografia da E.M.E.I.E.F. Matias Duarte Rolim, localizada no município de Cajazeiras, Paraíba. O estudo foi embasado a partir de pesquisas bibliográficas que estruturaram uma oficina ministrada em duas etapas: primeiramente, problematizamos uma aula expositiva e dialogada referente ao conteúdo Relevo Terrestre, apresentando suas principais características geográficas. A segunda e última etapa da oficina foi composta pela apresentação e aplicação do jogo Explorando o Relevo. Os resultados almejados com todas as etapas da pesquisa foram apresentados de forma significativa, possibilitando, assim, através da ludicidade, desenvolver ambientes de aprendizagem mais dinâmicos, atrativos e interativos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-26
2022-10-04T12:11:08Z
2022-10-03
2022-10-04T12:11:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
CUSTODIA, Marcilandia dos Santos. As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2022. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27514
identifier_str_mv CUSTODIA, Marcilandia dos Santos. As contribuições do jogo Explorando o Relevo no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos geográficos. 2022. 98f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744558341226496