Caminhos e possibilidades históricas nas disputas pelos espaços do desejo em Itabuna-BA (1940-1960).
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34411 |
Resumo: | A cidade é um espaço privilegiado para analisar a construção das subjetividades do eu. As profissionais do sexo habitavam e transitavam na área central da cidade de ItabunaBA, no exercício de seus misteres. Constituíam assim suas territorialidades, que são uma forma de falar da vida, de transgredir, de negociar e inventar novas regras. Contudo, as transformações no tecido urbano da referida cidade geraram, entre outros fatores, disputas espaciais no centro desta urbe. Acostumadas às suas territorialidades estas profissionais foram ―convidadas‖ a deixar no centro da cidade apenas memórias. As trabalhadoras do prazer deviam abandonar o centro de Itabuna-BA, representado como lócus do poder municipal e vitrine da civilização de seus habitantes, pois, neste espaço só havia lugar para um tipo de sexualidade: a sexualidade consentida do matrimônio. Ao conduzirem suas vidas de uma maneira peculiar, essas trabalhadoras se destacavam no tecido social por suas práticas e sexualidades irremediáveis. Com isso, ofereciam ao centro da cidade de Itabuna uma imagem que desgostava os segmentos políticos e economicamente hegemônicos desta sociedade. Compreende-se o controle de presenças e ausências como um exercício de invenção de limites para os sujeitos. A imposição de margens para o viver gera também a diferenciação do que é o ―nós‖ e do que são ―os outros‖, nesse processo algumas condutas são valoradas e outras depreciadas. Nesse sentido, a comunicação objetiva problematizar no processo de (re) urbanização de Itabuna, entre as décadas de 1940 e 1950, os vários discursos que convergiram para a expulsão das profissionais do sexo do centro desta cidade. Porém, leva-se em conta que as margens são limites tênues, pois, é relacionalmente que se pode compreender melhor as distinções entre os grupos sociais. Para a discussão proposta são utilizados como fontes os periódicos que circularam no período enfocado, documentos produzidos pelas municipalidades e relatos orais de memória. |
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Caminhos e possibilidades históricas nas disputas pelos espaços do desejo em Itabuna-BA (1940-1960).Historical paths and possibilities in disputes over spaces of desire in Itabuna-BA (1940-1960).Itabuna - BA - espaços do desejoProfissionais do sexoEspaços do desejo - Itabuna - BA 1940-1960Processo de reurbanização - Itabuna - BA 1940-1960História oralRelatos oraisItabuna - BA - spaces of desireSex workersSpaces of desire - Itabuna - BA 1940-1960Reurbanization process - Itabuna - BA 1940-1960Oral historyOral reportsHistória.A cidade é um espaço privilegiado para analisar a construção das subjetividades do eu. As profissionais do sexo habitavam e transitavam na área central da cidade de ItabunaBA, no exercício de seus misteres. Constituíam assim suas territorialidades, que são uma forma de falar da vida, de transgredir, de negociar e inventar novas regras. Contudo, as transformações no tecido urbano da referida cidade geraram, entre outros fatores, disputas espaciais no centro desta urbe. Acostumadas às suas territorialidades estas profissionais foram ―convidadas‖ a deixar no centro da cidade apenas memórias. As trabalhadoras do prazer deviam abandonar o centro de Itabuna-BA, representado como lócus do poder municipal e vitrine da civilização de seus habitantes, pois, neste espaço só havia lugar para um tipo de sexualidade: a sexualidade consentida do matrimônio. Ao conduzirem suas vidas de uma maneira peculiar, essas trabalhadoras se destacavam no tecido social por suas práticas e sexualidades irremediáveis. Com isso, ofereciam ao centro da cidade de Itabuna uma imagem que desgostava os segmentos políticos e economicamente hegemônicos desta sociedade. Compreende-se o controle de presenças e ausências como um exercício de invenção de limites para os sujeitos. A imposição de margens para o viver gera também a diferenciação do que é o ―nós‖ e do que são ―os outros‖, nesse processo algumas condutas são valoradas e outras depreciadas. Nesse sentido, a comunicação objetiva problematizar no processo de (re) urbanização de Itabuna, entre as décadas de 1940 e 1950, os vários discursos que convergiram para a expulsão das profissionais do sexo do centro desta cidade. Porém, leva-se em conta que as margens são limites tênues, pois, é relacionalmente que se pode compreender melhor as distinções entre os grupos sociais. Para a discussão proposta são utilizados como fontes os periódicos que circularam no período enfocado, documentos produzidos pelas municipalidades e relatos orais de memória.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-08T19:40:47Z2024-02-082024-02-08T19:40:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34411OLIVEIRA, Carolina dos Anjos Nunes. Caminhos e possibilidades históricas nas disputas pelos espaços do desejo em Itabuna-BA (1940-1960). In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34411porOLIVEIRA, Carolina dos Anjos Nunes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-08T19:43:48Zoai:localhost:riufcg/34411Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-08T19:43:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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