Caixeiro viajante: aplicação da modelagem matemática na otimização de rotas em uma concessionária de energia elétrica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32061 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso em uma concessionária de distribuição de energia elétrica brasileira com o objetivo de realizar uma aplicação sobre o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). Visando otimizar as rotas das equipes de manutenção de subestações através da disponibilização de coordenadas do Google Maps das respectivas unidades consumidoras (UC) das subestações de um determinado estado. Essa otimização de rotas foi modelada utilizando o Problema do Caixeiro Viajante (PCV), juntamente com o Visual Basic for Applications (VBA) e o UFFLP integrado ao Microsoft Excel 2007. Com o intuito que as equipes de manutenção percorram o caminho de menor distância entre as possíveis subestações a serem visitadas, com a finalidade de executarem suas ordens de serviços. Desde que a equipe de manutenção, saísse primeiramente da sede da concessionária, percorresse as subestações estabelecidas e retornasse no final para a sede, sem existir a possibilidade de passar mais de uma vez na mesma subestação denominada de cliente, correspondendo assim, a melhor rota encontrada quando comparada com a sequência estabelecida inicialmente pela concessionária. Portanto, os gráficos e as figuras permitiram uma interpretação objetiva e notório sobre os dados e resultados dos indicadores de performance. Essa otimização contribui na redução do tempo gasto em deslocamentos, resultando em uma disponibilidade em mão de obra para executarem outras atividades. Influência também no aumento de indicadores de desempenho por equipe, além de diminuir os custos relacionados à manutenção dos veículos. |
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Caixeiro viajante: aplicação da modelagem matemática na otimização de rotas em uma concessionária de energia elétrica.Traveling salesman: application of mathematical modeling in route optimization in an electricity utility.Caixeiro viajanteProblema do caixeiro viajanteModelagem matemáticaEquipes de manutençãoVisual Basic for ApplicationMicrosoft Excel 2007Concessionária de energia elétricaRoteamento de veículosUFFPL - biblioteca de funções em pesquisa operacionalTraveling salesman problemTraveling salesmanMathematical modelingMaintenance teamsVisual Basic for ApplicationElectricity dealershipVehicle routingUFFPL - library of functions in operations researchEngenharia de Produção.Este artigo apresenta um estudo de caso em uma concessionária de distribuição de energia elétrica brasileira com o objetivo de realizar uma aplicação sobre o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). Visando otimizar as rotas das equipes de manutenção de subestações através da disponibilização de coordenadas do Google Maps das respectivas unidades consumidoras (UC) das subestações de um determinado estado. Essa otimização de rotas foi modelada utilizando o Problema do Caixeiro Viajante (PCV), juntamente com o Visual Basic for Applications (VBA) e o UFFLP integrado ao Microsoft Excel 2007. Com o intuito que as equipes de manutenção percorram o caminho de menor distância entre as possíveis subestações a serem visitadas, com a finalidade de executarem suas ordens de serviços. Desde que a equipe de manutenção, saísse primeiramente da sede da concessionária, percorresse as subestações estabelecidas e retornasse no final para a sede, sem existir a possibilidade de passar mais de uma vez na mesma subestação denominada de cliente, correspondendo assim, a melhor rota encontrada quando comparada com a sequência estabelecida inicialmente pela concessionária. Portanto, os gráficos e as figuras permitiram uma interpretação objetiva e notório sobre os dados e resultados dos indicadores de performance. Essa otimização contribui na redução do tempo gasto em deslocamentos, resultando em uma disponibilidade em mão de obra para executarem outras atividades. Influência também no aumento de indicadores de desempenho por equipe, além de diminuir os custos relacionados à manutenção dos veículos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-16T17:47:38Z2023-10-162023-10-16T17:47:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32061FERREIRA, Ivanilda Agustinho; LIMA, Elizama Rosa de. Caixeiro viajante: aplicação da modelagem matemática na otimização de rotas em uma concessionária de energia elétrica. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32061porFERREIRA, Ivanilda Agustinho.LIMA, Elizama Rosa de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:16:34Zoai:localhost:riufcg/32061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:16:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Este artigo apresenta um estudo de caso em uma concessionária de distribuição de energia elétrica brasileira com o objetivo de realizar uma aplicação sobre o Problema do Caixeiro Viajante (PCV). Visando otimizar as rotas das equipes de manutenção de subestações através da disponibilização de coordenadas do Google Maps das respectivas unidades consumidoras (UC) das subestações de um determinado estado. Essa otimização de rotas foi modelada utilizando o Problema do Caixeiro Viajante (PCV), juntamente com o Visual Basic for Applications (VBA) e o UFFLP integrado ao Microsoft Excel 2007. Com o intuito que as equipes de manutenção percorram o caminho de menor distância entre as possíveis subestações a serem visitadas, com a finalidade de executarem suas ordens de serviços. Desde que a equipe de manutenção, saísse primeiramente da sede da concessionária, percorresse as subestações estabelecidas e retornasse no final para a sede, sem existir a possibilidade de passar mais de uma vez na mesma subestação denominada de cliente, correspondendo assim, a melhor rota encontrada quando comparada com a sequência estabelecida inicialmente pela concessionária. Portanto, os gráficos e as figuras permitiram uma interpretação objetiva e notório sobre os dados e resultados dos indicadores de performance. Essa otimização contribui na redução do tempo gasto em deslocamentos, resultando em uma disponibilidade em mão de obra para executarem outras atividades. Influência também no aumento de indicadores de desempenho por equipe, além de diminuir os custos relacionados à manutenção dos veículos. |
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