O histórico das religiões afrobrasileiras: do Calundu à Umbanda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paula Maria Fernandes da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SILVA, José Antonio Novaes da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34268
Resumo: Este artigo tem por objetivo traçar um histórico das religiões afrobrasileiras, uma vez que a história das religiões de matrizes africanas no Brasil estão entrelaçadas com a história do Brasil e da luta das/ dos negras/negros escravizados e afrodescendentes. Trazidos pela diáspora africana para as terras do Novo Mundo os africanos de diversas nações fincaram raízes em solo brasileiro sendo assim, presentes na construção da identidade cultural nacional. Do encontro das diversas nações aconteceu a reformulação de crenças e práticas, essas nações se misturaram com suas crenças e lendas como forma de resistência e mantimento da memória africana em solo brasileiro. As religiões afrobrasileiras tem seus primeiros registro no século XVI, com os Calundus, que posteriormente da a base para estruturação do Candomblé, que tem o primeiro terreiro fundado na cidade de Salvador/Ba. As religiões afrobrasileiras na Paraíba de maior visibilidade são os Candomblés, a Umbanda e a Jurema. Na atualidade verificamos que as religiões afrobrasileiras são perseguidas, principalmente pelos neopentecostais. Todavia, apesar da resistência o Candomblé, assim como outros cultos da cultura afrobrasileira até as primeiras décadas do século XX não eram “aceitos” pela sociedade como parte da nossa identidade. Embora hoje haja amparo legal com leis que assegurem a liberdade religiosa são verificadas discriminações contra os praticantes das religiões afrobrasileiras. Assim através desse histórico podemos verificar como é difícil a aceitação e reconhecimento das religiões afrobrasileiras pela sociedade e por extensão nas escolas, que mesmo essas religiões fazendo parte da construção de nossa identidade cultural elas vem ao longo de nossa história ficando à margem da sociedade.
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