Autocuidado apoiado entre as pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Sara de Medeiros.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33327
Resumo: O diabetes mellitus é uma doença de origem complexa e multifatorial que evolui com complicações caso não tenha um adequado tratamento, que consiste em farmacológico e não farmacológico. Os profissionais de saúde devem implementar métodos que incentivem as pessoas com diabetes a cuidarem de si, com o auto-cuidado apoiado, que tem o propósito de desenvolver habilidades nos indivíduos com diabetes, os tornando capazes de gerir a própria saúde de forma adequada, utilizando a técnica dos 5 A’s. Objetivo geral: Desvendar se as pessoas com diabetes mellitus tipo 2 que realizam o auto-cuidado apoiado conseguem aumentar o conhecimento e mudar o comportamento para controle dos níveis glicêmicos. Metodologia: Estudo quase experimental do tipo antes e depois com intervenção educativa em saúde de apoio ao auto-cuidado. O momento inicial teve a participação de 30 indivíduos que responderam às questões sociodemográficas, clínicas e de conhecimento sobre Diabetes Mellitus DKN-A. No momento final com a amostra de 16 para a intervenção, todos receberam um guia de orientações e apoio para o auto-cuidado, a saber: quatro encontros presencial e contatos telefônico a cada quinze dias por um período de dois meses. A análise dos resultados foi realizada e apresentada com médias, mínimo e máximo e desvio padrão para as variáveis quantitativas, e medidas de frequência absoluta e relativa para os dados categóricos. A distribuição apresentou dados normais e foi utilizado o teste t-student pareado para comparar as médias dos escores nos tempos Mi (momento inicial) e Mf (momento final). Em todas as análises o nível de significância adotado foi de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer no 6.122.899. Resultados e discussão: Na pesquisa a maioria dos participantes são do sexo feminino, casados, inativos, renda familiar de 1 salário-mínimo, com pouco/nenhum anos de estudo. Tempo médio de diagnóstico 9,4 anos, hipertensos, sem hábitos de praticar exercício físico e acompanhamento nutricional, fazendo uso de antidiabético oral e anti-hipertensivo, apresentando glicemia capilar, hemoglobina glicada e nível de conhecimento inadequado. A partir das ações de educação em saúde realizadas com as 16 pessoas que apresentaram hemoglobina glicada ≥ 8.0 foi possível observar uma melhora no quadro clínico dos participantes, evidenciados pela melhora nos níveis de glicemia capilar, hemoglobina glicada e nos níveis de conhecimento, reforçando a importância da educação em saúde. Conclusão: Desta forma, considera-se que a implementação do autocuidado apoiado é um método eficaz para o tratamento e controle da diabetes e deve ser realizado de forma contínua para garantir suporte a pessoa com diabetes e familiares.
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Os profissionais de saúde devem implementar métodos que incentivem as pessoas com diabetes a cuidarem de si, com o auto-cuidado apoiado, que tem o propósito de desenvolver habilidades nos indivíduos com diabetes, os tornando capazes de gerir a própria saúde de forma adequada, utilizando a técnica dos 5 A’s. Objetivo geral: Desvendar se as pessoas com diabetes mellitus tipo 2 que realizam o auto-cuidado apoiado conseguem aumentar o conhecimento e mudar o comportamento para controle dos níveis glicêmicos. Metodologia: Estudo quase experimental do tipo antes e depois com intervenção educativa em saúde de apoio ao auto-cuidado. O momento inicial teve a participação de 30 indivíduos que responderam às questões sociodemográficas, clínicas e de conhecimento sobre Diabetes Mellitus DKN-A. No momento final com a amostra de 16 para a intervenção, todos receberam um guia de orientações e apoio para o auto-cuidado, a saber: quatro encontros presencial e contatos telefônico a cada quinze dias por um período de dois meses. A análise dos resultados foi realizada e apresentada com médias, mínimo e máximo e desvio padrão para as variáveis quantitativas, e medidas de frequência absoluta e relativa para os dados categóricos. A distribuição apresentou dados normais e foi utilizado o teste t-student pareado para comparar as médias dos escores nos tempos Mi (momento inicial) e Mf (momento final). Em todas as análises o nível de significância adotado foi de p<0,05. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer no 6.122.899. Resultados e discussão: Na pesquisa a maioria dos participantes são do sexo feminino, casados, inativos, renda familiar de 1 salário-mínimo, com pouco/nenhum anos de estudo. Tempo médio de diagnóstico 9,4 anos, hipertensos, sem hábitos de praticar exercício físico e acompanhamento nutricional, fazendo uso de antidiabético oral e anti-hipertensivo, apresentando glicemia capilar, hemoglobina glicada e nível de conhecimento inadequado. A partir das ações de educação em saúde realizadas com as 16 pessoas que apresentaram hemoglobina glicada ≥ 8.0 foi possível observar uma melhora no quadro clínico dos participantes, evidenciados pela melhora nos níveis de glicemia capilar, hemoglobina glicada e nos níveis de conhecimento, reforçando a importância da educação em saúde. Conclusão: Desta forma, considera-se que a implementação do autocuidado apoiado é um método eficaz para o tratamento e controle da diabetes e deve ser realizado de forma contínua para garantir suporte a pessoa com diabetes e familiares.Diabetes mellitus is a disease of complex and multifactorial origin that evolves with complications if it does not have adequate treatment, which consists of pharmacological and non-pharmacological. Health professionals must implement methods that encourage people with diabetes to take care of themselves, with supported self-care, which aims to develop skills in individuals with diabetes, making them capable of managing their own health appropriately, using the technique of the 5 A's. General objective: To discover whether people with type 2 diabetes mellitus who perform supported self-care are able to increase knowledge and change behavior to control glycemic levels. Methodology: Quasi-experimental before-and-after study with educational health intervention to support self-care. The initial moment had the participation of 30 individuals who answered sociodemographic, clinical and knowledge questions about Diabetes Mellitus DKN-A. At the final moment with the sample of 16 for the intervention, everyone received a guide of guidance and support for self-care, namely: four face-to-face meetings and telephone contacts every fifteen days for a period of two months. Analysis of the results was performed and presented with means, minimum and maximum and standard deviation for quantitative variables, and absolute and relative frequency measures for categorical data. The distribution presented normal data and the paired Student's t-test was used to compare the mean scores at times Mi (initial moment) and Mf (final moment). In all analyses, the significance level adopted was p<0.05. The study was approved by the Ethics Committee under opinion no. 6.122.899. Results and discussion: In the research, the majority of participants are female, married, inactive, with a family income of 1 minimum wage, with little/no years of education. Average time of diagnosis 9.4 years, hypertensive, without physical exercise habits and nutritional monitoring, using oral antidiabetic and antihypertensive drugs, presenting capillary blood glucose, glycated hemoglobin and inadequate level of knowledge. From the health education actions carried out with the 16 people who had glycated hemoglobin ≥ 8.0, it was possible to observe an improvement in the clinical condition of the participants, evidenced by the improvement in capillary blood glucose levels, glycated hemoglobin levels and knowledge levels, reinforcing the importance of health education. Conclusion: Therefore, it is considered that the implementation of supported self-care is an effective method for the treatment and control of diabetes and must be carried out continuously to guarantee support for people with diabetes and their families.La diabetes mellitus es una enfermedad de origen complejo y multifactorial que evoluciona con complicaciones si no se tiene el tratamiento adecuado, que consiste en tratamientos farmacológicos y no farmacológico. Los profesionales de la salud deben implementar métodos que fomenten personas con diabetes cuidándose, con autocuidado apoyado, que tiene como objetivo Desarrollar habilidades en personas con diabetes, haciéndolas capaces de manejar sus propias salud de forma adecuada, utilizando la técnica de las 5 A. Objetivo general: Descubrir si el Las personas con diabetes mellitus tipo 2 que llevan a cabo cuidados personales con apoyo pueden aumentar conocimiento y cambio de comportamiento para controlar los niveles de glucemia. Metodología: Estudio cuasiexperimental de antes y después con intervención educativa en salud de apoyo. al autocuidado. El momento inicial contó con la participación de 30 personas que respondieron a la Preguntas sociodemográficas, clínicas y de conocimiento sobre Diabetes Mellitus DKN-A. En el momento final con la muestra de 16 para la intervención, todos recibieron una guía de orientación y apoyo al autocuidado, a saber: cuatro reuniones presenciales y contactos telefónicos cada quince días por un período de dos meses. Se realizó y presentó el análisis de los resultados. con medias, mínima y máxima y desviación estándar para variables cuantitativas, y medidas de Frecuencia absoluta y relativa para datos categóricos. La distribución presentó datos. normal y se utilizó la prueba t de Student pareada para comparar las puntuaciones medias en el veces Mi (momento inicial) y Mf (momento final). En todos los análisis el nivel de la significación adoptada fue p<0,05. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética bajo la opinión de 6.122.899. Resultados y Discusión: En la investigación, la mayoría de los participantes eran del mujer, casada, inactiva, ingreso familiar de 1 salario mínimo, con pocos/ningún año de experiencia estudiar. Tiempo promedio de diagnóstico 9,4 años, hipertenso, sin hábitos de ejercicio. Monitoreo físico y nutricional, uso de medicación antidiabética y antihipertensiva oral. presentando glucemia capilar, hemoglobina glucosilada y nivel de conocimientos inadecuado. A a partir de las acciones de educación para la salud realizadas con las 16 personas que presentaron hemoglobina glucosilada ≥ 8,0, se pudo observar una mejoría en el cuadro clínico de participantes, evidenciada por la mejora de la glucemia capilar, la hemoglobina glucosilada y niveles de conocimiento, reforzando la importancia de la educación para la salud. Conclusión: De esta manera, se considera que la implementación del autocuidado apoyado es un método eficaz para el tratamiento y control de la diabetes y debe realizarse de forma continua para garantizar apoyar a las personas con diabetes y sus familias.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGGOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.GOUVEIA, B. L. A.ANDRÉ GOUVEIA, BERNADETE DE LOURDES.http://lattes.cnpq.br/6649435482562640ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro.ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.http://lattes.cnpq.br/9436680537304914ANDRADE, Lidiane Lima de.ANDRADE, L. L.DE ANDRADE, LIDIANE LIMA.http://lattes.cnpq.br/3076237365194240VIEIRA, Sara de Medeiros.2023-11-012023-12-04T13:36:34Z2023-12-042023-12-04T13:36:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33327Vieira, Sara de Medeiros. Autocuidado apoiado entre as pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2. 2023. 59 fl. 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