Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar o escoamento sobre a aeronave projetada pela equipe ParahyAsas, tendo em vista seus principais elementos aerodinâmicos: a asa, os wingtips3 (endplates e winglets) e a fuselagem. Objetiva-se aqui determinar os principais parâmetros aerodinâmicos (CL, CD e CM), bem como analisar a influência do uso e da geometria de wingtips e também do posicionamento da fuselagem em relação à asa sobre estes parâmetros e o comportamento geral do escoamento. Para a resolução dos casos, empregou-se o método dos volumes finitos, sendo a malha, a especificação dos casos, o processamento e posterior tratamento das soluções obtidas todos desenvolvidos em código comercial bastante difundido (softwares do CFX - ICEM-FCD, Pre, Solver e Post). A turbulência foi tratada com o modelo RNG k-ε, opção motivada pelo largo espectro do nível de turbulência, as características da camada limite sobre a aeronave, com separação e diversos efeitos 3-D, a região de downwash e a geração de vórtices. O critério de convergência das soluções utilizado foi a invariância das forças sobre os corpos analisados, bem como da distribuição de pressões, tendo como parâmetro de convergência das equações governantes do problema um erro residual da ordem de 10-8. |
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Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida.Computational analysis of the flow over an scaled optimized aircraft.Simulação computacionalAeronaveAerodinâmicaAsas - aeronaveWingtipsEscoamento - aeronaveSoftware CFX - ICEM-FCDComputer simulationAircraftAerodynamicsWings - aircraftWingtipsFlow - aircraftEngenharia Mecânica.Este trabalho teve por objetivo analisar o escoamento sobre a aeronave projetada pela equipe ParahyAsas, tendo em vista seus principais elementos aerodinâmicos: a asa, os wingtips3 (endplates e winglets) e a fuselagem. Objetiva-se aqui determinar os principais parâmetros aerodinâmicos (CL, CD e CM), bem como analisar a influência do uso e da geometria de wingtips e também do posicionamento da fuselagem em relação à asa sobre estes parâmetros e o comportamento geral do escoamento. Para a resolução dos casos, empregou-se o método dos volumes finitos, sendo a malha, a especificação dos casos, o processamento e posterior tratamento das soluções obtidas todos desenvolvidos em código comercial bastante difundido (softwares do CFX - ICEM-FCD, Pre, Solver e Post). A turbulência foi tratada com o modelo RNG k-ε, opção motivada pelo largo espectro do nível de turbulência, as características da camada limite sobre a aeronave, com separação e diversos efeitos 3-D, a região de downwash e a geração de vórtices. O critério de convergência das soluções utilizado foi a invariância das forças sobre os corpos analisados, bem como da distribuição de pressões, tendo como parâmetro de convergência das equações governantes do problema um erro residual da ordem de 10-8.This work aimed to analyze the flow through an aircraft designed by the ParahyAsas team, keeping in mind its main aerodynamic elements: wing, wingtips(endplates and winglets) and the fuselage. The objective here is to determinate the main aerodynamic parameters (CL, CD and CM), so as to analyze the influency over these parameters and the whole flow behaviour of wingtips with different geometries and of the positioning of the fuselage in relation to the wing. To solve the cases, the finit volume method has been used with the grid, the especification of the cases, the numerical processing and the later treatment of the obtained solutions, all them develop in a well known commercial code (CFX softwares - ICEM-CFD, Pre, Solver and Post). The turbulence was treated with the RNG k-å model, choice motivated by the wide turbulence spectra, the boundary layer characteristics over the aircraft, with separation and several tridimensional effects, the downwash region and the vortex generation. The convergence criterion of the solutions was the invariance of the forces over the analysed bodies, so as of the pressure distribution, having as the convergence parameter of the problem governing equations the residual error of the order of 10-8.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-02T18:58:52Z2023-08-022023-08-02T18:58:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185PEÑA, Diego Paes de Andrade; DUARTE, Raimundo Nonato Calazans. Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185porPENÃ, Diego Paes de Andrade.DUARTE, Raimundo Nonato Calazans.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-02T18:59:42Zoai:localhost:riufcg/31185Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-02T18:59:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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