Análise computacional do escoamento sobre uma aeronave otimizada em escala reduzida.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PENÃ, Diego Paes de Andrade.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: DUARTE, Raimundo Nonato Calazans.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31185
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar o escoamento sobre a aeronave projetada pela equipe ParahyAsas, tendo em vista seus principais elementos aerodinâmicos: a asa, os wingtips3 (endplates e winglets) e a fuselagem. Objetiva-se aqui determinar os principais parâmetros aerodinâmicos (CL, CD e CM), bem como analisar a influência do uso e da geometria de wingtips e também do posicionamento da fuselagem em relação à asa sobre estes parâmetros e o comportamento geral do escoamento. Para a resolução dos casos, empregou-se o método dos volumes finitos, sendo a malha, a especificação dos casos, o processamento e posterior tratamento das soluções obtidas todos desenvolvidos em código comercial bastante difundido (softwares do CFX - ICEM-FCD, Pre, Solver e Post). A turbulência foi tratada com o modelo RNG k-ε, opção motivada pelo largo espectro do nível de turbulência, as características da camada limite sobre a aeronave, com separação e diversos efeitos 3-D, a região de downwash e a geração de vórtices. O critério de convergência das soluções utilizado foi a invariância das forças sobre os corpos analisados, bem como da distribuição de pressões, tendo como parâmetro de convergência das equações governantes do problema um erro residual da ordem de 10-8.
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