Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TARGINO, Leyly Osvania de Melo.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082
Resumo: Neste trabalho estudamos e analisamos a Educação Superior no Brasil, o desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil como mecanismo de democratização deste nível de ensino e o desenvolvimento desta política nos Institutos Federais. Tal pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do ensino superior contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB, Campus Sousa, verificando as condições socioeconômicas destes estudantes, a principais dificuldades enfrentadas por eles, como também, os motivos que os levaram a buscar pelos programas da assistência estudantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisada obra de diversos autores que discutem o tema, como também, documentos e leis relacionadas à assistência estudantil. As reflexões expostas neste trabalho são de caráter exploratório, com análise critica e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa identificou a partir de uma analise do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos superiores do IFPB - Sousa, que a maioria dos alunos contemplados não possui condições econômicas favoráveis para cursar aquela modalidade de ensino, mostrando assim a importância do referido programa para as suas vidas acadêmicas. Estes dados se mostraram importante no que diz respeito a identificar melhor as dificuldades presentes no cotidiano desses estudantes, sempre numa perspectiva de buscar melhorar os mecanismos de permanência de acordo com a realidade presente.
id UFCG_dc27cad1a55f67f2550dbc37a1ee9204
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17082
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.IFPB student assistance policy: the profile of students contemplated by the PNAES in 2013.Ensino SuperiorPolítica de Assistência EstudantilPerfil socioeconômicoInstitutos FederaisHigher EducationOf Student Assistance PolicyFederal InstitutesSocioeconomic profileServiço Social da EducaçãoNeste trabalho estudamos e analisamos a Educação Superior no Brasil, o desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil como mecanismo de democratização deste nível de ensino e o desenvolvimento desta política nos Institutos Federais. Tal pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do ensino superior contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB, Campus Sousa, verificando as condições socioeconômicas destes estudantes, a principais dificuldades enfrentadas por eles, como também, os motivos que os levaram a buscar pelos programas da assistência estudantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisada obra de diversos autores que discutem o tema, como também, documentos e leis relacionadas à assistência estudantil. As reflexões expostas neste trabalho são de caráter exploratório, com análise critica e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa identificou a partir de uma analise do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos superiores do IFPB - Sousa, que a maioria dos alunos contemplados não possui condições econômicas favoráveis para cursar aquela modalidade de ensino, mostrando assim a importância do referido programa para as suas vidas acadêmicas. Estes dados se mostraram importante no que diz respeito a identificar melhor as dificuldades presentes no cotidiano desses estudantes, sempre numa perspectiva de buscar melhorar os mecanismos de permanência de acordo com a realidade presente.In this work we study and analyze Higher Education in Brazil, the development of Student Assistance Policy as the democratization of higher education and the development of this policy in the Federal Institutes mechanism. This research aims to analyze the profile of higher education students covered by the Policy Student Assistance IFPB Campus Sousa, checking the socioeconomic conditions of these students, the main difficulties faced by them, as well as the reasons that led them to seek the student assistance programs. The methodology used was the literature and documents, where the work of many authors who discuss the subject were analyzed, as well, and documents relating to student assistance laws. The reflections presented in this paper are exploratory, critical analysis and a quantitative and qualitative approach. The research identified from an analysis of the socioeconomic profile of students of senior courses IFPB - Sousa, that most students do not have contemplated favorable economic conditions to attend that type of education, thus showing the importance of this program for their lives academic. These data proved important with regard to better identify the difficulties present in the daily lives of these students, always with a view to seeking to improve the mechanisms of residence in accordance with the present reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGWanderley, Helmara Giccelli Formiga.WANDERLEY H. G. F.http://lattes.cnpq.br/3104720172253702TARGINO, Leyly Osvania de Melo.20142021-01-20T11:25:30Z2021-01-202021-01-20T11:25:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082TARGINO, Leyly Osvania de Melo. Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. 2014. 83 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-20T18:37:14Zoai:localhost:riufcg/17082Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-20T18:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
IFPB student assistance policy: the profile of students contemplated by the PNAES in 2013.
title Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
spellingShingle Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
TARGINO, Leyly Osvania de Melo.
Ensino Superior
Política de Assistência Estudantil
Perfil socioeconômico
Institutos Federais
Higher Education
Of Student Assistance Policy
Federal Institutes
Socioeconomic profile
Serviço Social da Educação
title_short Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
title_full Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
title_fullStr Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
title_full_unstemmed Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
title_sort Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013.
author TARGINO, Leyly Osvania de Melo.
author_facet TARGINO, Leyly Osvania de Melo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wanderley, Helmara Giccelli Formiga.
WANDERLEY H. G. F.
http://lattes.cnpq.br/3104720172253702
dc.contributor.author.fl_str_mv TARGINO, Leyly Osvania de Melo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Política de Assistência Estudantil
Perfil socioeconômico
Institutos Federais
Higher Education
Of Student Assistance Policy
Federal Institutes
Socioeconomic profile
Serviço Social da Educação
topic Ensino Superior
Política de Assistência Estudantil
Perfil socioeconômico
Institutos Federais
Higher Education
Of Student Assistance Policy
Federal Institutes
Socioeconomic profile
Serviço Social da Educação
description Neste trabalho estudamos e analisamos a Educação Superior no Brasil, o desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil como mecanismo de democratização deste nível de ensino e o desenvolvimento desta política nos Institutos Federais. Tal pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos alunos do ensino superior contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFPB, Campus Sousa, verificando as condições socioeconômicas destes estudantes, a principais dificuldades enfrentadas por eles, como também, os motivos que os levaram a buscar pelos programas da assistência estudantil. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e documental, onde foram analisada obra de diversos autores que discutem o tema, como também, documentos e leis relacionadas à assistência estudantil. As reflexões expostas neste trabalho são de caráter exploratório, com análise critica e abordagem quanti-qualitativa. A pesquisa identificou a partir de uma analise do perfil socioeconômico dos discentes dos cursos superiores do IFPB - Sousa, que a maioria dos alunos contemplados não possui condições econômicas favoráveis para cursar aquela modalidade de ensino, mostrando assim a importância do referido programa para as suas vidas acadêmicas. Estes dados se mostraram importante no que diz respeito a identificar melhor as dificuldades presentes no cotidiano desses estudantes, sempre numa perspectiva de buscar melhorar os mecanismos de permanência de acordo com a realidade presente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2021-01-20T11:25:30Z
2021-01-20
2021-01-20T11:25:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082
TARGINO, Leyly Osvania de Melo. Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. 2014. 83 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17082
identifier_str_mv TARGINO, Leyly Osvania de Melo. Política de assistência estudantil do IFPB: o perfil dos discentes contemplados pelo PNAES em 2013. 2014. 83 p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Serviço Social, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744477810589696