O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Magna Janicleide Freires de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
Resumo: O trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos.
id UFCG_dd05ffe7afcc0bd6381627bcfc956526
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13117
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.Learning to read: a major challenge in everyday school life.LeituraLeitura - dificuldades de aprendizagemLeitura - metodologia de ensinoAlfabetização e letramentoReadingReading - learning difficultiesReading - teaching methodologyLiteracy and literacyO trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Maria Janete de.LIMA, M. J.http://lattes.cnpq.br/5915176278735581LIMA, Magna Janicleide Freires de.20092020-07-02T12:43:32Z2020-07-022020-07-02T12:43:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T18:16:45Zoai:localhost:riufcg/13117Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T18:16:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
Learning to read: a major challenge in everyday school life.
title O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
spellingShingle O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
LIMA, Magna Janicleide Freires de.
Leitura
Leitura - dificuldades de aprendizagem
Leitura - metodologia de ensino
Alfabetização e letramento
Reading
Reading - learning difficulties
Reading - teaching methodology
Literacy and literacy
title_short O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
title_full O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
title_fullStr O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
title_full_unstemmed O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
title_sort O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.
author LIMA, Magna Janicleide Freires de.
author_facet LIMA, Magna Janicleide Freires de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Maria Janete de.
LIMA, M. J.
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Magna Janicleide Freires de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitura - dificuldades de aprendizagem
Leitura - metodologia de ensino
Alfabetização e letramento
Reading
Reading - learning difficulties
Reading - teaching methodology
Literacy and literacy
topic Leitura
Leitura - dificuldades de aprendizagem
Leitura - metodologia de ensino
Alfabetização e letramento
Reading
Reading - learning difficulties
Reading - teaching methodology
Literacy and literacy
description O trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2020-07-02T12:43:32Z
2020-07-02
2020-07-02T12:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
identifier_str_mv LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744445832167424