Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737 |
Resumo: | Os gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor. |
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Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa.Production of didactic sequences of genres in the order of arguing: challenges and possibilities for the formation of Portuguese language teachers.ArgumentaçãoGêneros textuais - argumentaçãoSequências didáticasCapacidade de linguagemFormação continuada - professores de língua portuguesaFormação docente - professores de língua portuguesaOrdem do argumentarLinguística AplicadaEnsino de língua portuguesa - ensino médioInteracionismo sociodiscursivoCapacidades de linguagem em sequências didáticasSessão reflexivaCurso de formação continuada - professores de língua portuguesaGêneros textuaisEnsino da escrita de gênero textuaisProfessores de língua portuguesa - ensino médiaDocentes de língua portuguesa - ensino médioArgumentationTextual genres - argumentationTeaching sequencesLanguage abilityContinuing education - Portuguese language teachersTeacher training - Portuguese language teachersOrder of arguingApplied LinguisticsPortuguese language teaching - high schoolSociodiscursive InteractionismLanguage skills in didactic sequencesReflective sessionContinuing Education Course - Portuguese Language TeachersTextual genresTeaching textual genre writingPortuguese Language Teachers - High SchoolPortuguese Language Teachers - High SchoolLinguísticaOs gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor.In the scope of Education and Applied Linguistics, text genres have been the object of study of many researchers in Brazil because they are indispensable tools for the teaching of one's mother tongue. This results from the fact that the activity of collective language is demonstrated in multiple and diverse genres of text which are adapted to certain communicative situations (BRONCKART & DOLZ, 1999). This perspective has been a challenge for teachers nowadays when most of them are unacquainted with methodologies that contemplate gender as an object/teaching tool. It is then necessary, within the school environment, to ponder and look for alternatives to the didactic transposition of text genres. One of these methodological alternatives comes from the studies of the Socio-discursive Interactionism (SDI) postulated by the theorists of Geneva. The objective of this work is to present results from the production of didactic sequences developed by High School teachers with a focus on written argumentative text genres, obtained from a continuing training course. To guide the research process, the specific objectives were outlined as follows: 1) Describe didactic sequences produced by the teachers in the course of continuing training based on the genres of argumentative nature; 2) Analyze the didactic sequences considering the language capabilities that underlie the activities proposed in these sequences; 3) Discuss the results obtained in the course of continuing training concerning planning and preparation of didactic materials. The theoretical axis of this research, with a focus on the socio-discursive Interactionism, is represented by the ideas of Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa- Hubes and Simioni (2014), among others. The research, which is characterized as a qualitative and collaborative study, was developed based on the use of techniques and research tools, such as interview and reflective session, which were applied to two High School Portuguese Language teachers from the public education system in a town called Fagundes in Paraiba.The study data demonstrated the work with the language capabilities (action, discursive and linguistic-discursive capacities) implied in the development of the activities that compose the modules of didactic sequences produced by the teachers. These implications result from the influence of the continuing training course on teacher planning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALVES, Maria de Fátima.ALVES, M. F.RIBEIRO, Roziane Marinho.RIBEIRO, R. M.BAZARIM, Milene.BAZARIM, M.ROCHA, Luciana Vieira Alves.2017-062021-10-29T12:59:27Z2021-10-292021-10-29T12:59:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737ROCHA, Luciana Vieira Alves. Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. 2017. 88f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. 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Os gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor. |
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