Percepção dos idosos a cerca do acolhimento na estratégia de saúde da família.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NÓBREGA, Thairon José Machado de Araújo.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13429
Resumo: São notórias as mudanças no perfil demográfico brasileiro, onde o número de idosos vem crescendo a cada ano. Diante disto, tem se criado e implantado políticas para resguarda os direitos dessa faixa etária da população, a exemplo da PNSPI que apoiado na PNH, apresenta o acolhimento como ferramenta para reorganizar os serviços, de forma a prestar uma assistência integral com resolutividade e responsabilização, dentro de princípios humanistas. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos idosos a respeito do acolhimento recebido em um serviço da Atenção Básica de Saúde. Trata-se de um estudo de campo descritivo com abordagem qualitativa. O estudo ocorreu nas áreas de abrangência da unidade básica de saúde Jose Leite Rolim do município de Cajazeiras - PB. Participaram da pesquisa 20 idosos cadastrados no programa hiperdia . A entrevista se deu com auxílio de um gravador de voz, sendo realizada no domicilio. Os aspectos éticos foram rigorosamente cumpridos de acordo com a Resolução 196/96 em pesquisas envolvendo seres humanos, aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Campina Grande/ Hospital Universitário Alcides Carneiro em 09/11/2011. Os dados foram transcritos e analisado seguindo a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. De acordo com os resultados nota-se que parte dos participantes encontra-se satisfeitos com a forma que e recebida e atendidos na UBS pelos profissionais de saúde, pois demostram ser receptível!, ter bom relacionamento com a população criando vinculo, ter preocupação com o estado do paciente, ter paciência na escuta, respeitar e ter responsabilidade. Porem foi visto nas falas atitudes de falta de respeito na recepção e falta de prioridade no atendimento. No que diz respeito a busca de resolutividade, foi percebido que a forma de continuidade do atendimento mais utilizado foi o encaminhamento para outros setores. Observou-se, como ponto negativo, que os problemas de gestão como: a falta de medicamentos, de estrutura, de materiais para realizar exames e falta do profissional medico durante toda a semana na unidade, são dificuldades que interferem diretamente no processo de acolhimento, pois impossibilita a resolutividade da atenção. Conclui-se, de modo geral, que de acordo com os resultados a atenção as necessidades do processo de envelhecimento ainda sofre com inúmeras dificuldades que impossibilita uma assistência digna a pessoa idosa, como prevista pela PNSPI e a PNH.
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O estudo ocorreu nas áreas de abrangência da unidade básica de saúde Jose Leite Rolim do município de Cajazeiras - PB. Participaram da pesquisa 20 idosos cadastrados no programa hiperdia . A entrevista se deu com auxílio de um gravador de voz, sendo realizada no domicilio. Os aspectos éticos foram rigorosamente cumpridos de acordo com a Resolução 196/96 em pesquisas envolvendo seres humanos, aprovado pelo comitê de ética da Universidade Federal de Campina Grande/ Hospital Universitário Alcides Carneiro em 09/11/2011. Os dados foram transcritos e analisado seguindo a proposta do Discurso do Sujeito Coletivo. De acordo com os resultados nota-se que parte dos participantes encontra-se satisfeitos com a forma que e recebida e atendidos na UBS pelos profissionais de saúde, pois demostram ser receptível!, ter bom relacionamento com a população criando vinculo, ter preocupação com o estado do paciente, ter paciência na escuta, respeitar e ter responsabilidade. Porem foi visto nas falas atitudes de falta de respeito na recepção e falta de prioridade no atendimento. No que diz respeito a busca de resolutividade, foi percebido que a forma de continuidade do atendimento mais utilizado foi o encaminhamento para outros setores. Observou-se, como ponto negativo, que os problemas de gestão como: a falta de medicamentos, de estrutura, de materiais para realizar exames e falta do profissional medico durante toda a semana na unidade, são dificuldades que interferem diretamente no processo de acolhimento, pois impossibilita a resolutividade da atenção. Conclui-se, de modo geral, que de acordo com os resultados a atenção as necessidades do processo de envelhecimento ainda sofre com inúmeras dificuldades que impossibilita uma assistência digna a pessoa idosa, como prevista pela PNSPI e a PNH.The changes in the Brazilian demographic profile are notorious, where the number of elderly people is growing every year. In view of this, policies have been created and implemented to safeguard the rights of this age group of the population, such as the PNSPI that supported by the PNH, presents user embracement as a tool to reorganize services, in order to provide comprehensive assistance with resolution and accountability, within humanistic principles. This study aimed to know the perception of the elderly regarding the reception received in a Primary Health Care service. It is a descriptive field study with a qualitative approach. The study took place in the areas covered by the basic health unit Jose Leite Rolim in the municipality of Cajazeiras - PB. Twenty elderly people enrolled in the hypermedia program participated in the research. The interview took place with the aid of a voice recorder, being carried out at home. The ethical aspects were strictly complied with in accordance with Resolution 196/96 in research involving human beings, approved by the ethics committee of the Federal University of Campina Grande / Hospital Universitário Alcides Carneiro on 11/09/2011. The data were transcribed and analyzed following the proposal of the Collective Subject Discourse. According to the results, it is noted that part of the participants is satisfied with the way they are received and attended at the BHU by health professionals, as they demonstrate being receptive !, having a good relationship with the population creating a bond, being concerned with the patient's condition, have patience in listening, respect and have responsibility. However, it was seen in the statements attitudes of lack of respect at the reception and lack of priority in the service. Regarding the search for resolution, it was noticed that the most used form of continuity of care was referral to other sectors. It was observed, as a negative point, that management problems such as: the lack of medication, structure, materials to perform exams and the lack of medical professionals throughout the week in the unit, are difficulties that directly interfere in the welcoming process, because it makes it impossible to resolve care. It is concluded, in general, that according to the results, attention to the needs of the aging process still suffers from numerous difficulties that make it impossible to provide dignified assistance to the elderly, as provided by the PNSPI and the PNH.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGRODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.RODRIGUES, A. R. G. M.http://lattes.cnpq.br/2772063089515869NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.NASCIMENTO, A. R. 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