Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
Resumo: Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo.
id UFCG_de2625ff7471bb2042ab4451fd617084
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4191
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field.Textos dramáticosDramarturgia em sala de aulaTextos dramatúrgicosLeitura performáticaEscolas do campo e teatroTeatro e educaçãoTheater and educationTeatro na escolaDiante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo.Faced with the experience in the classroom provided by the actions developed through our academic journey, we are faced with a problem that has become common both in rural schools and in urban areas, which is the disinterest of learners in relation to practice because there are many teachers who still use traditional methodologies. Faced with this, the question came: What to do to attract attention, encourage and contribute to an improvement in the performance of students in reading practices of Portuguese language classes? Having this question as support, the work had as objective to contribute to the formation of critical and thinking readers, improving the performance, their abilities and taste for the reading; evaluating the impact of a performative reading strategy on the interpretation of the texts using the dramaturgical texts. Having as subjects the students of the 3rd year of high school of the State School of Elementary and Secondary Education Journalist José Leal Ramos, located in São João do Cariri-PB, classified as a school in the countryside.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, E.http://lattes.cnpq.br/1339301590700551MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.DANTAS, Nadege da Silva.GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.2018-03-232019-06-07T16:16:28Z2019-06-072019-06-07T16:16:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T16:43:04Zoai:localhost:riufcg/4191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T16:43:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field.
title Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
spellingShingle Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
Textos dramáticos
Dramarturgia em sala de aula
Textos dramatúrgicos
Leitura performática
Escolas do campo e teatro
Teatro e educação
Theater and education
Teatro na escola
title_short Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
title_full Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
title_fullStr Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
title_full_unstemmed Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
title_sort Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
author GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
author_facet GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, E.
http://lattes.cnpq.br/1339301590700551
MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
DANTAS, Nadege da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Textos dramáticos
Dramarturgia em sala de aula
Textos dramatúrgicos
Leitura performática
Escolas do campo e teatro
Teatro e educação
Theater and education
Teatro na escola
topic Textos dramáticos
Dramarturgia em sala de aula
Textos dramatúrgicos
Leitura performática
Escolas do campo e teatro
Teatro e educação
Theater and education
Teatro na escola
description Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
2019-06-07T16:16:28Z
2019-06-07
2019-06-07T16:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
identifier_str_mv GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744376043143168