Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 |
Resumo: | Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo. |
id |
UFCG_de2625ff7471bb2042ab4451fd617084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4191 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo.Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field.Textos dramáticosDramarturgia em sala de aulaTextos dramatúrgicosLeitura performáticaEscolas do campo e teatroTeatro e educaçãoTheater and educationTeatro na escolaDiante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo.Faced with the experience in the classroom provided by the actions developed through our academic journey, we are faced with a problem that has become common both in rural schools and in urban areas, which is the disinterest of learners in relation to practice because there are many teachers who still use traditional methodologies. Faced with this, the question came: What to do to attract attention, encourage and contribute to an improvement in the performance of students in reading practices of Portuguese language classes? Having this question as support, the work had as objective to contribute to the formation of critical and thinking readers, improving the performance, their abilities and taste for the reading; evaluating the impact of a performative reading strategy on the interpretation of the texts using the dramaturgical texts. Having as subjects the students of the 3rd year of high school of the State School of Elementary and Secondary Education Journalist José Leal Ramos, located in São João do Cariri-PB, classified as a school in the countryside.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, E.http://lattes.cnpq.br/1339301590700551MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.DANTAS, Nadege da Silva.GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa.2018-03-232019-06-07T16:16:28Z2019-06-072019-06-07T16:16:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraeshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T16:43:04Zoai:localhost:riufcg/4191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T16:43:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. Experience with dramaturgical texts: practice of reading performance in the school of the field. |
title |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
spellingShingle |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Textos dramáticos Dramarturgia em sala de aula Textos dramatúrgicos Leitura performática Escolas do campo e teatro Teatro e educação Theater and education Teatro na escola |
title_short |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
title_full |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
title_fullStr |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
title_full_unstemmed |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
title_sort |
Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. |
author |
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. |
author_facet |
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, E. http://lattes.cnpq.br/1339301590700551 MORAIS, Patrícia de Farias Sousa. DANTAS, Nadege da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Textos dramáticos Dramarturgia em sala de aula Textos dramatúrgicos Leitura performática Escolas do campo e teatro Teatro e educação Theater and education Teatro na escola |
topic |
Textos dramáticos Dramarturgia em sala de aula Textos dramatúrgicos Leitura performática Escolas do campo e teatro Teatro e educação Theater and education Teatro na escola |
description |
Diante da vivência em sala de aula, proporcionada pelas ações desenvolvidas através da nossa jornada acadêmica, nos deparamos diante de um problema que tem se tornado comum tanto nas escolas do campo, como em zonas urbanas, que é o desinteresse dos educandos em relação à prática de leitura, pois existem muitos docentes que ainda se utilizam de metodologias tradicionais. Diante disso, veio o questionamento: O que fazer para chamar a atenção, incentivar e contribuir para uma melhoria do desempenho dos alunos nas práticas de leitura das aulas de língua portuguesa? Tendo essa pergunta como suporte, o trabalho teve como objetivo contribuir para a formação de leitores críticos e pensantes, melhorando o desempenho, suas habilidades e gosto pela leitura; avaliando o impacto de uma estratégia de leitura performática na interpretação dos textos utilizando os textos dramatúrgicos. Tendo como sujeitos os alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista José Leal Ramos, localizada em São João do Cariri- PB, classificada como escola do campo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 2019-06-07T16:16:28Z 2019-06-07 2019-06-07T16:16:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.guimaraes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, José Jonnat Barbosa. Vivência com textos dramatúrgicos: práticas de leitura performática na escola do campo. 2018. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744376043143168 |