Sobre a angústia: entre literatura fantástica e psicanálise.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Willey Pereira dos.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15162
Resumo: A psicanálise e a literatura desde sempre desenvolveram uma relação específica, seja na compreensão de casos clínicos, seja na interpretação de obras literárias. Essa relação amplia-se para outros autores e pesquisadores da teoria psicanalítica enfatizando a conexão existente entre ambos. A partir do conceito de angústia proposto por Lacan, nossa proposta baseia-se num trabalho teórico que, percorre a relação existente entre duas perspectivas sobre o fenômeno do estranho, usando como base a teoria de Tzvetan Todorov sobre a literatura fantástica e o conceito de angústia em Lacan desenvolvido a partir do estranho em Freud. Todorov traz, no mínimo, quatro definições para o conceito de fantástico na literatura, as quais são o estranho puro, o fantástico estranho; o fantástico maravilhoso e o maravilhoso puro, assim emergindo desses conceitos a questão do irrepresentável na literatura fantástica, umas das peças chaves para a compreensão da angústia na literatura. Temos por objetivo propor que a relação entre literatura fantástica e a experiência da angústia dar-se-á a partir de uma homologia. Portanto, partimos da definição do estranho proposto por Freud bem como a proposta por Todorov permitindo-nos aproximar a narrativa da literatura fantástica e o conceito de fantasma, desse modo, definindo o conceito de angústia em Lacan. Assim, uma homologia relacionando os três registros real, simbólico e imaginário, definindo a angústia enquanto perturbação das relações imaginárias, se faz presente na relação existente com a narrativa literária. A partir disso, a literatura fantástica está mais propensa a abrir caminhos para uma reflexão pertinente a respeito da angústia destacando o aspecto social da literatura.
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Essa relação amplia-se para outros autores e pesquisadores da teoria psicanalítica enfatizando a conexão existente entre ambos. A partir do conceito de angústia proposto por Lacan, nossa proposta baseia-se num trabalho teórico que, percorre a relação existente entre duas perspectivas sobre o fenômeno do estranho, usando como base a teoria de Tzvetan Todorov sobre a literatura fantástica e o conceito de angústia em Lacan desenvolvido a partir do estranho em Freud. Todorov traz, no mínimo, quatro definições para o conceito de fantástico na literatura, as quais são o estranho puro, o fantástico estranho; o fantástico maravilhoso e o maravilhoso puro, assim emergindo desses conceitos a questão do irrepresentável na literatura fantástica, umas das peças chaves para a compreensão da angústia na literatura. Temos por objetivo propor que a relação entre literatura fantástica e a experiência da angústia dar-se-á a partir de uma homologia. Portanto, partimos da definição do estranho proposto por Freud bem como a proposta por Todorov permitindo-nos aproximar a narrativa da literatura fantástica e o conceito de fantasma, desse modo, definindo o conceito de angústia em Lacan. Assim, uma homologia relacionando os três registros real, simbólico e imaginário, definindo a angústia enquanto perturbação das relações imaginárias, se faz presente na relação existente com a narrativa literária. A partir disso, a literatura fantástica está mais propensa a abrir caminhos para uma reflexão pertinente a respeito da angústia destacando o aspecto social da literatura.Psychoanalysis and literature have always developed a specific relationship whether in the understanding of clinical cases or in the interpretation of literary works. This relationship extends to other authors and researchers of psychoanalytic theory emphasizing the connection existing between both. Based on the concept of anguish proposed by Lacan, our proposal is based on a theoretical work that traces the relationship between two perspectives on the phenomenon of the uncany, using as basis the theory of Tzvetan Todorov on fantastic literature and the concept of anguish in Lacan developed from the stranger in Freud. Todorov brings at least four definitions for the concept of fantastic in literature, which are the pure stranger, the fantastic stranger; the wonderful fantastic and the marvelous pure, thus emerging from these concepts the question of the unrepresentable in fantastic literature, one of the key pieces for understanding the anguish in literature. We propose, then, to propose that the relation between fantastic literature and the experience of anguish will be based on a homology. Therefore, we start from the definition of the uncany proposed by Freud as well as the proposal by Todorov allowing us to approach the narrative of the fantastic literature and the concept of ghost, thus defining the concept of anguish in Lacan. Thus, a homology relating the three real, symbolic and imaginary registers defining anguish as a disturbance of the imaginary relations is present in the relation existing with the literary narrative. From this, the fantastic literature is more prone to pave the way for a pertinent reflection on the anguish highlighting the social aspect of literature.El psicoanálisis y la literatura siempre han desarrollado una relación específica, ya sea en la comprensión de casos clínicos o en la interpretación de obras literarias. Esta relación se extiende a otros autores e investigadores de la teoría psicoanalítica, destacando la conexión existente entre ambos. A partir del concepto de angustia planteado por Lacan, nuestra propuesta parte de un trabajo teórico que recorre la relación existente entre dos miradas sobre el fenómeno de lo siniestro, tomando como base la teoría de Tzvetan Todorov sobre la literatura fantástica y el concepto de angustia. Lacan se desarrolló a partir de lo siniestro en Freud. Todorov trae al menos cuatro definiciones para el concepto de fantástico en la literatura, que son el extraño puro, el extraño fantástico; lo maravilloso fantástico y lo puro maravilloso, surgiendo así de estos conceptos la cuestión de lo irrepresentable en la literatura fantástica, una de las piezas clave para entender la angustia en la literatura. Pretendemos proponer que la relación entre la literatura fantástica y la experiencia de la angustia se dará a partir de una homología. Por tanto, partimos de la definición de lo siniestro propuesta por Freud así como la propuesta por Todorov, permitiéndonos acercarnos a la narrativa de la literatura fantástica y al concepto de fantasma, definiendo así el concepto de angustia en Lacan. Así, una homología que relaciona los tres registros real, simbólico e imaginario, definiendo la angustia como una perturbación de las relaciones imaginarias, está presente en la relación existente con el relato literario. A partir de ahí, la literatura fantástica es más probable que abra caminos para una reflexión pertinente sobre la angustia, destacando el aspecto social de la literatura.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGFERNANDES, Francisco Felipe Paiva.FERNANDES, F. F. 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