Análise Física do violino.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13756 |
Resumo: | No presente trabalho buscamos com a analise da física envolvida na construção e execução do violino, mostrar a ponte de ligação que ha entre Física e Musica. O violino, instrumento que tem origem italiana, surgem possivelmente no seculo XV I como a evolução de três outros instrumentos de cordas. Classificado como cordofone composto, possui uma caixa acústica como parte integrada ao seu corpo. Esta caixa e preferencialmente construída com madeira, devido obter-se uma melhor resposta acústica. Conhecer a estrutura de um instrumento musical e de fundamental importância na compreensão do seu processo de produção sonora. O violino por sua vez possui uma bela engenharia baseada em princípios físicos. Dentre as propriedades do som, o timbre e a mais complexa no que diz respeito ao entendimento do seu conceito, isso devido a composição harmônica de cada nota emitida por um dado instrumento estar relacionada com as múltiplas ressonâncias durante o processo de produção sonora. Em busca de uma melhor compreensão do conceito de timbre, em particular o timbre do violino, foi feita uma analise do seu espectro sonoro quando o mesmo produzia suas quatro notas principal. Como ferramenta para realização dessa atividade foi utilizado o programa computacional Espectrograma 16.0, o qual fez a captação e analise do comportamento dos harmônicos em um intervalo de frequência previamente definido. Com o auxilio do Maple 12 (outro programa computacional) foi feita a representação e soma dos harmônicos analisados como funções de onda, obtendo-se assim uma aproximação matemática das formas de algumas das ondas produzidas pelo violino. Baseando-se no que foi demostrado pelo físico e musico alemão Ernst Chladni (1756-1824), foi feita analise dos modos normal de vibração de placas com geometria similar aos tampos do violino, mas de diferentes material. Com a formação das chamadas Figuras de Chladni, chegou-se a uma idealização do comportamento dos tampos de possíveis violinos de material diferentes. |
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Análise Física do violino.Physical analysis of the violin.Análisis físico del violín.ViolinoEspectro sonoroFiguras de ChladniViolinSound spectrumChladni FiguresViolínEspectro de sonidoChladni figurasAnáliseNo presente trabalho buscamos com a analise da física envolvida na construção e execução do violino, mostrar a ponte de ligação que ha entre Física e Musica. O violino, instrumento que tem origem italiana, surgem possivelmente no seculo XV I como a evolução de três outros instrumentos de cordas. Classificado como cordofone composto, possui uma caixa acústica como parte integrada ao seu corpo. Esta caixa e preferencialmente construída com madeira, devido obter-se uma melhor resposta acústica. Conhecer a estrutura de um instrumento musical e de fundamental importância na compreensão do seu processo de produção sonora. O violino por sua vez possui uma bela engenharia baseada em princípios físicos. Dentre as propriedades do som, o timbre e a mais complexa no que diz respeito ao entendimento do seu conceito, isso devido a composição harmônica de cada nota emitida por um dado instrumento estar relacionada com as múltiplas ressonâncias durante o processo de produção sonora. Em busca de uma melhor compreensão do conceito de timbre, em particular o timbre do violino, foi feita uma analise do seu espectro sonoro quando o mesmo produzia suas quatro notas principal. Como ferramenta para realização dessa atividade foi utilizado o programa computacional Espectrograma 16.0, o qual fez a captação e analise do comportamento dos harmônicos em um intervalo de frequência previamente definido. Com o auxilio do Maple 12 (outro programa computacional) foi feita a representação e soma dos harmônicos analisados como funções de onda, obtendo-se assim uma aproximação matemática das formas de algumas das ondas produzidas pelo violino. Baseando-se no que foi demostrado pelo físico e musico alemão Ernst Chladni (1756-1824), foi feita analise dos modos normal de vibração de placas com geometria similar aos tampos do violino, mas de diferentes material. Com a formação das chamadas Figuras de Chladni, chegou-se a uma idealização do comportamento dos tampos de possíveis violinos de material diferentes.In the present work we seek with the analysis of the physics involved in the construction and execution of the violin, show the bridge that exists between Physics and Music. The violin, instrument which is of Italian origin, possibly appear in the 15th century as the evolution of three other string instruments. Classified as a composite cordophone, it has a speaker as part of your body. This box is preferably built with wood, due to obtain a better acoustic response. Know the structure of an instrument of fundamental importance in the understanding of its sound production process. The violin in turn has beautiful engineering based on physical principles. Among the sound properties, timbre and the most complex with respect to the understanding of its concept, this due to the harmonic composition of each note issued because a given instrument is related to the multiple resonances during the process sound production. In search of a better understanding of the concept of timbre, in particular the violin timbre, an analysis of its sound spectrum was made when it it produced its four main notes. As a tool to carry out this activity, the computer program Spectrogram 16.0 was used, which captured and analyzed the harmonic behavior over a previously defined frequency range. With the help of Maple 12 (another computer program) was made the representation and sum of the harmonics analyzed as wave functions, thus obtaining a mathematical approximation of the shapes of some of the waves produced by the violin. Based on what was demonstrated by the German physicist and musician Ernst Chladni (1756-1824), analysis of the normal modes of vibration of plates with similar geometry to the tops was made of the violin, but of different material. With the formation of the so-called Chladni Figures, an idealization of the behavior of the tops of possible violins of material many different.En el presente trabajo, con el análisis de la física involucrada en la construcción y ejecución del violín, buscamos mostrar el vínculo entre Física y Música. El violín, instrumento de origen italiano, posiblemente apareció en el siglo XV como evolución de otros tres instrumentos de cuerda. Clasificado como cordófono compuesto, tiene una caja acústica como parte de su cuerpo. Esta caja es preferentemente de madera, para obtener una mejor respuesta acústica. Conocer la estructura de un instrumento musical es de fundamental importancia para comprender su proceso de producción sonora. El violín por su parte tiene una hermosa ingeniería basada en principios físicos. Entre las propiedades del sonido, el timbre es la más compleja para comprender su concepto, ya que la composición armónica de cada nota emitida por un determinado instrumento está relacionada con las múltiples resonancias durante el proceso de producción del sonido. En busca de una mejor comprensión del concepto de timbre, en particular del timbre del violín, se hizo un análisis de su espectro sonoro cuando produce sus cuatro notas principales. Como herramienta para realizar esta actividad se utilizó el programa informático Spectrogram 16.0, el cual capturó y analizó el comportamiento de los armónicos en un rango de frecuencia previamente definido. Con la ayuda de Maple 12 (otro programa informático) se realizó la representación y suma de los armónicos analizados como funciones de onda, obteniendo así una aproximación matemática de las formas de algunas de las ondas producidas por el violín. Con base en lo demostrado por el físico y músico alemán Ernst Chladni (1756-1824), se realizó un análisis de los modos normales de vibración de placas con geometría similar a las tapas de violín, pero de diferentes materiales. Con la formación de las denominadas Figuras de Chladni se llegó a una idealización del comportamiento de las tapas de posibles violines de diferentes materiales.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGDANTAS, Joseclécio Dutra.DANTAS, J. D.http://lattes.cnpq.br/9578968519982943MEDEIROS, Fabio Ferreira de.FREITAS, Heron Neves de.SANTOS, César Augusto Silva dos.2014-04-032020-08-05T15:26:31Z2020-08-052020-08-05T15:26:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13756SANTOS, César Augusto Silva dos, Análise Física do violino. 2014. 96 fl. 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