As mulheres na literatura de cordel: representações e autoria (1907-2013).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Tiago Pereira da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6779
Resumo: De um passado de silêncio, exclusão e estereótipos para um presente de protagonismo. Esta pesquisa problematiza historicamente as representações, a autoria e a auto representação das mulheres na literatura de cordel. A partir da perspectiva da História Cultural (CHARTIER, 1991) esta monografia é o resultado da pesquisa sobre um conjunto de folhetos consultados nos acervos digitais da Fundação Casa de Rui Barbosa (FRB) e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), quando foram analisados cordéis que versam sobre a figura feminina, bem como, produzidos pelas próprias mulheres. O principal objetivo deste trabalho é compreender como as representações sobre as mulheres foram se modificando ao longo do tempo. No primeiro momento foram selecionados cordéis de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), José Costa Leite (1927-), João Martins de Athayde (1880-1959) e Francisco das Chagas Batista (1882- 1930), autores que apresentam a mulher como personagem central em muitos poemas. Estes folhetos nos permitiram compreender as representações sobre a mulher no início do século XX no Brasil a partir da ótica masculina, ou seja, como estes autores retratavam as mulheres em suas composições. No segundo momento problematizamos a virada de jogo, ou seja, como essas representações foram mudando e tomamos como marco central desta mudança a publicação em 1938 do folheto O violino do diabo, ou o valor da honestidade, de autoria de Maria das Neves Batista Pimentel, cuja obra foi publicada com o pseudônimo de Altino Alagoano (nome do seu esposo). A obra de Maria das Neves Batista Pimentel abriu caminho para que outras mulheres pudessem seguir os seus passos e se tornassem protagonistas da própria obra. Neste sentido, o terceiro momento deste trabalho analisa a autoria feminina e as representações construídas pelas próprias mulheres na atualidade. A partir dos cordéis de Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda, 1952-), Josenir Amorim Alves de Lacerda (1953-) e Maria Godelivie Cavalcante de Oliveira (1959-), buscamos compreender a auto representação, dessa vez sobre a ótica das próprias mulheres já que hoje existe um número bastante significativo de mulheres que se dedicam a esta arte. Todos os cordéis selecionados trazem a mulher como foco principal, sendo elas representadas ou se auto representando. Nessa pesquisa, partimos da problematização da mulher representada inicialmente de forma negativa, preconceituosa, vista com estereótipos – presente nos folhetos da primeira geração de cordelistas e até mesmo na obra pioneira de Maria das Neves Batista Pimentel – e chegamos à contemporaneidade em que os folhetos demonstram que as mulheres cada vez mais estão conscientes de seu papel na sociedade e da necessidade de lutar pela igualdade de direitos.
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O principal objetivo deste trabalho é compreender como as representações sobre as mulheres foram se modificando ao longo do tempo. No primeiro momento foram selecionados cordéis de Leandro Gomes de Barros (1865-1918), José Costa Leite (1927-), João Martins de Athayde (1880-1959) e Francisco das Chagas Batista (1882- 1930), autores que apresentam a mulher como personagem central em muitos poemas. Estes folhetos nos permitiram compreender as representações sobre a mulher no início do século XX no Brasil a partir da ótica masculina, ou seja, como estes autores retratavam as mulheres em suas composições. No segundo momento problematizamos a virada de jogo, ou seja, como essas representações foram mudando e tomamos como marco central desta mudança a publicação em 1938 do folheto O violino do diabo, ou o valor da honestidade, de autoria de Maria das Neves Batista Pimentel, cuja obra foi publicada com o pseudônimo de Altino Alagoano (nome do seu esposo). A obra de Maria das Neves Batista Pimentel abriu caminho para que outras mulheres pudessem seguir os seus passos e se tornassem protagonistas da própria obra. Neste sentido, o terceiro momento deste trabalho analisa a autoria feminina e as representações construídas pelas próprias mulheres na atualidade. A partir dos cordéis de Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda, 1952-), Josenir Amorim Alves de Lacerda (1953-) e Maria Godelivie Cavalcante de Oliveira (1959-), buscamos compreender a auto representação, dessa vez sobre a ótica das próprias mulheres já que hoje existe um número bastante significativo de mulheres que se dedicam a esta arte. Todos os cordéis selecionados trazem a mulher como foco principal, sendo elas representadas ou se auto representando. Nessa pesquisa, partimos da problematização da mulher representada inicialmente de forma negativa, preconceituosa, vista com estereótipos – presente nos folhetos da primeira geração de cordelistas e até mesmo na obra pioneira de Maria das Neves Batista Pimentel – e chegamos à contemporaneidade em que os folhetos demonstram que as mulheres cada vez mais estão conscientes de seu papel na sociedade e da necessidade de lutar pela igualdade de direitos.From a past of silence, exclusion and stereotypes to a gift of prominence. This research historically problematizes the representations, the authorship and the self representation of the women in cordel literature. From the perspective of Cultural History (CHARTIER, 1991) this monograph is the result of research on a set of leaflets consulted in the digital collections of the Casa de Rui Barbosa Foundation (FRB) and the National Folklore and Popular Culture Center (CNFCP) When twines that deal with the female figure were analyzed, as well as produced by the women themselves. The main objective of this work is to understand how representations about women have been changing over time. In the first moment, twines of Leandro Gomes de Barros (1865-1918), José Costa Leite (1927-), João Martins de Athayde (1880-1959) and Francisco das Chagas Batista (1882-1930), authors presenting the woman As a central character in many poems. These leaflets allowed us to understand the representations about women in the early twentieth century in Brazil from the male perspective, that is, how these authors portrayed women in their compositions. In the second moment we discussed the turn of the game, that is, how these representations were changed and we took as a central landmark of this change the publication in 1938 of the book The devil's violin, or the value of honesty, authored by Maria das Neves Batista Pimentel, Whose work was published under the pseudonym Altino Alagoano (name of her husband). The work of Maria das Neves Batista Pimentel paved the way for other women to follow in their footsteps and become protagonists of the work itself. In this sense, the third moment of this work analyzes the feminine authorship and the representations constructed by the women themselves in the present time. From the lines of Maria de Lourdes Aragão Catunda (Dalinha Catunda, 1952-), Josenir Amorim Alves de Lacerda (1953-) and Maria Godelivie Cavalcante de Oliveira (1959-), we sought to understand self-representation, this time on the optics of Women since there are now a significant number of women who dedicate themselves to this art. All the selected cords bring the woman as the main focus, being represented or self-representing. In this research, we start from the problematization of the woman initially represented in a negative way, prejudiced, stereotyped - present in the leaflets of the first generation of cordelistas and even in the pioneering work of Maria das Neves Batista Pimentel - and we arrive at the contemporaneity in which the leaflets demonstrate That women are increasingly aware of their role in society and of the need to fight for equal rights.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMELO, Rosilene Alves de.MELO, Rosilene Alves de.http://lattes.cnpq.br/9242930558858891CEBALLOS, Rodrigo.SANTANA, Rosemere Olímpio de.SILVA, Tiago Pereira da.2017-09-182019-09-05T20:39:40Z2019-09-052019-09-05T20:39:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6779SILVA, Tiago Pereira da. As mulheres na literatura de cordel: representações e autoria (1907-2013). 2017. 79f. 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