Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
Resumo: A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.
id UFCG_df70eeb419c8c564487928a9a052ea69
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25870
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.Assessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion.Avulsão dentária - infânciaEducadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentáriaEscolas Municipais de Patos - PBAvaliação do conhecimento - avulsão dentáriaEstudo de percepçãoAvulsões dentárias no ambiente escolarRizogênese completa - tratamentoTooth avulsion - childhoodChild educators - knowledge about tooth avulsionMunicipal Schools of Patos - PBKnowledge assessment - tooth avulsionPerception studyDental avulsions in the school environmentComplete rhizogenesis - treatmentOdontologiaA avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.Dental avulsion in childhood is quite frequent and the school environment is a place susceptible to its occurrence because children and pre-adolescents are involved in sports activities. The present research had the purpose of evaluating the level of knowledge of the elementary school educators of the municipal schools of Patos, Paraíba, against dental avulsions in the school environment. This cross-sectional, observational study adopted the questionnaire as a data collection strategy. Eleven municipal schools of Patos elementary school were selected for our research, so the sample was composed of 91 teachers. The questionnaire was composed of 15 questions and was divided into three parts (sample characterization, previous experiences and specific questions about dental avulsion). The majority of teachers are female (87.7%), aged between 20 and 60 years. They are not oriented, nor had any type of training during their training on dental avulsion (92%), nor do they consider themselves prepared to rescue a student (93.41%). In the case of an avulsion, 68.13% would store the dental element, while 4.39 would reposition the tooth in its place. The results found in this study demonstrate the lack of knowledge related to urgent procedures to be performed in cases of dental avulsion. This indicates the great need to incorporate this discipline into the curriculum of these professionals, training of the appropriate initial management, as well as conducting health education campaigns in schools, so that the reality of the prognosis becomes positive.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGFIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.FIGUEIREDO, C. H. M. C.http://lattes.cnpq.br/5520449990811519GUÊNES, Gymenna Maria Tenório.OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.SOARES, Fernanda Rocha Mendes.2018-11-282022-06-21T19:31:37Z2022-06-212022-06-21T19:31:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-21T19:32:06Zoai:localhost:riufcg/25870Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-21T19:32:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
Assessment of knowledge of early childhood educators from municipal schools in Patos - Paraíba regarding tooth avulsion.
title Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
spellingShingle Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
Avulsão dentária - infância
Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária
Escolas Municipais de Patos - PB
Avaliação do conhecimento - avulsão dentária
Estudo de percepção
Avulsões dentárias no ambiente escolar
Rizogênese completa - tratamento
Tooth avulsion - childhood
Child educators - knowledge about tooth avulsion
Municipal Schools of Patos - PB
Knowledge assessment - tooth avulsion
Perception study
Dental avulsions in the school environment
Complete rhizogenesis - treatment
Odontologia
title_short Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
title_full Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
title_fullStr Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
title_full_unstemmed Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
title_sort Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária.
author SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
author_facet SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FIGUEIREDO, Camila Helena Machado da Costa.
FIGUEIREDO, C. H. M. C.
http://lattes.cnpq.br/5520449990811519
GUÊNES, Gymenna Maria Tenório.
OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Fernanda Rocha Mendes.
dc.subject.por.fl_str_mv Avulsão dentária - infância
Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária
Escolas Municipais de Patos - PB
Avaliação do conhecimento - avulsão dentária
Estudo de percepção
Avulsões dentárias no ambiente escolar
Rizogênese completa - tratamento
Tooth avulsion - childhood
Child educators - knowledge about tooth avulsion
Municipal Schools of Patos - PB
Knowledge assessment - tooth avulsion
Perception study
Dental avulsions in the school environment
Complete rhizogenesis - treatment
Odontologia
topic Avulsão dentária - infância
Educadores infantis - conhecimento sobre avulsão dentária
Escolas Municipais de Patos - PB
Avaliação do conhecimento - avulsão dentária
Estudo de percepção
Avulsões dentárias no ambiente escolar
Rizogênese completa - tratamento
Tooth avulsion - childhood
Child educators - knowledge about tooth avulsion
Municipal Schools of Patos - PB
Knowledge assessment - tooth avulsion
Perception study
Dental avulsions in the school environment
Complete rhizogenesis - treatment
Odontologia
description A avulsão dentária na infância é bastante frequente e o ambiente escolar é um local susceptível a sua ocorrência em virtude das crianças e pré-adolescentes estarem envolvidas em atividades esportivas. A presente pesquisa teve como propósito avaliar o nível de conhecimento dos educadores do ensino fundamental das escolas municipais de Patos, Paraíba, diante avulsões dentárias no ambiente escolar. Este estudo foi do tipo transversal, observacional, adotando o questionário como estratégia de coleta de dados. Onze escolas municipais de ensino fundamental de Patos foram selecionadas para a pesquisa, assim, a amostra foi composta por 91 professores. O questionário era composto por 15 perguntas, sendo dividido em três partes (caracterização da amostra, experiências prévias e perguntas específicas sobre a avulsão dentária). A maioria dos professores é do gênero feminino (87,7%), com idade entre 20 e 60 anos. Não estão orientados, nem tiveram qualquer tipo de treinamento durante sua formação sobre a avulsão dentária (92%), nem se consideram preparados para socorrer um aluno (93,41%). No caso de uma avulsão, 68,13% armazenariam o elemento dentário, enquanto (4,39%) reposicionaria o dente no seu lugar. Os resultados encontrados nesse estudo demonstram o pouco conhecimento relacionado a procedimentos de urgência a serem realizados em casos de avulsão dentária. Isso indica a grande necessidade de incorporar essa disciplina ao currículo desses profissionais, treinamentos do manejo inicial adequado, além de realizar campanhas educativas em saúde nas escolas, para assim a realidade do prognóstico se tornar positiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28
2022-06-21T19:31:37Z
2022-06-21
2022-06-21T19:31:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
identifier_str_mv SOARES, Fernanda Rocha Mendes. Avaliação do conhecimento de educadores infantis das escolas municipais de Patos - Paraíba frente à avulsão dentária. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo), Curso de Bacharelado em Odontologia, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744545480441856