A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
Resumo: As particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas.
id UFCG_dfb7c507231d121f48ec245556fdedf1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5274
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.The use of information and communication technologies in the teaching of sociology.EducaçãoEnsino de SociologiaTecnologia da Informação e ComunicaçãoEducationSociology TeachingInformation and communication technologyAs particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas.The peculiarities of everyday life has required increasingly that technology is used in all aspects of human life. Thus, the sociology of education in Brazil is not far from this premise. Thus, the Information and Communication Technologies has been an important pedagogical tool in education. Therefore, this present study aimed to analyze the use of technological resources in the classroom, and assess if it happens a greater participation of students in sociology class when teachers make use of this feature. This research is descriptive with qualitative approach and using questionnaire technique applied among 46 students of 1st, 2nd and 3rd years of regular high school, and interview technique applied to two ministering teachers of sociology discipline of a public school in the city of Coxixola -PB. Theoretically this research is supported in Kenski ideas (2005) and Barbosa (2010) dealing with the Information and Communication Technologies in Education. And Costa (2005) and Barbosa (2012) about the emergence of sociology in Brazil. It is intended from this answer, what challenges experienced by high school sociology teachers to use information and communication technologies, as also occurs motivation in students in class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.GALVÃO, S. K. S.http://lattes.cnpq.br/1884866393566827FARIAS, Josefa Denise de.SILVA, Walberto Barbosa da.AMORIM, Renata Raiane Pereira de.2016-10-202019-08-01T15:17:12Z2019-07-012019-08-01T15:17:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorimhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-22T17:43:05Zoai:localhost:riufcg/5274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-22T17:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
The use of information and communication technologies in the teaching of sociology.
title A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
spellingShingle A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
Educação
Ensino de Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Education
Sociology Teaching
Information and communication technology
title_short A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
title_full A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
title_fullStr A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
title_full_unstemmed A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
title_sort A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
author AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
author_facet AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
GALVÃO, S. K. S.
http://lattes.cnpq.br/1884866393566827
FARIAS, Josefa Denise de.
SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMORIM, Renata Raiane Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Education
Sociology Teaching
Information and communication technology
topic Educação
Ensino de Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Education
Sociology Teaching
Information and communication technology
description As particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-20
2019-08-01T15:17:12Z
2019-07-01
2019-08-01T15:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
identifier_str_mv AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744383027707904