A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 |
Resumo: | As particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas. |
id |
UFCG_dfb7c507231d121f48ec245556fdedf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5274 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia.The use of information and communication technologies in the teaching of sociology.EducaçãoEnsino de SociologiaTecnologia da Informação e ComunicaçãoEducationSociology TeachingInformation and communication technologyAs particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas.The peculiarities of everyday life has required increasingly that technology is used in all aspects of human life. Thus, the sociology of education in Brazil is not far from this premise. Thus, the Information and Communication Technologies has been an important pedagogical tool in education. Therefore, this present study aimed to analyze the use of technological resources in the classroom, and assess if it happens a greater participation of students in sociology class when teachers make use of this feature. This research is descriptive with qualitative approach and using questionnaire technique applied among 46 students of 1st, 2nd and 3rd years of regular high school, and interview technique applied to two ministering teachers of sociology discipline of a public school in the city of Coxixola -PB. Theoretically this research is supported in Kenski ideas (2005) and Barbosa (2010) dealing with the Information and Communication Technologies in Education. And Costa (2005) and Barbosa (2012) about the emergence of sociology in Brazil. It is intended from this answer, what challenges experienced by high school sociology teachers to use information and communication technologies, as also occurs motivation in students in class.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGGALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.GALVÃO, S. K. S.http://lattes.cnpq.br/1884866393566827FARIAS, Josefa Denise de.SILVA, Walberto Barbosa da.AMORIM, Renata Raiane Pereira de.2016-10-202019-08-01T15:17:12Z2019-07-012019-08-01T15:17:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorimhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-22T17:43:05Zoai:localhost:riufcg/5274Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-22T17:43:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. The use of information and communication technologies in the teaching of sociology. |
title |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
spellingShingle |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. AMORIM, Renata Raiane Pereira de. Educação Ensino de Sociologia Tecnologia da Informação e Comunicação Education Sociology Teaching Information and communication technology |
title_short |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
title_full |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
title_fullStr |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
title_full_unstemmed |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
title_sort |
A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. |
author |
AMORIM, Renata Raiane Pereira de. |
author_facet |
AMORIM, Renata Raiane Pereira de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva. GALVÃO, S. K. S. http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 FARIAS, Josefa Denise de. SILVA, Walberto Barbosa da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AMORIM, Renata Raiane Pereira de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino de Sociologia Tecnologia da Informação e Comunicação Education Sociology Teaching Information and communication technology |
topic |
Educação Ensino de Sociologia Tecnologia da Informação e Comunicação Education Sociology Teaching Information and communication technology |
description |
As particularidades da vida cotidiana tem exigido cada vez mais que as tecnologias sejam utilizadas em todos os aspectos da vida humana. Sendo assim, o Ensino de Sociologia no Brasil não fica distante desta premissa. Desta forma, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem sido uma importante ferramenta pedagógica na Educação. Portanto, esta presente pesquisa, teve como objetivo analisar a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, bem como avaliar se acontece uma maior participação dos alunos na aula de sociologia quando os professores fazem uso desse recurso. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e utilização de técnica de questionário aplicadas entre 46 alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio regular, e técnica de entrevista aplicada a duas professoras ministrantes da disciplina de Sociologia de uma escola estadual da cidade de Coxixola-PB. Teoricamente esta pesquisa se apoiou nas ideias de Kenski (2005) e Barbosa (2010) que tratam das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. E em Costa (2005) e Barbosa (2012) sobre o surgimento da Sociologia no Brasil. Pretende-se a partir deste responder, quais os desafios vivenciados pelos professores de sociologia do Ensino Médio ao utilizarem as tecnologias da informação e comunicação, como também, se ocorre motivação nos alunos nas aulas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-20 2019-08-01T15:17:12Z 2019-07-01 2019-08-01T15:17:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2016.tccmon.amorim http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 |
identifier_str_mv |
AMORIM, Renata Raiane Pereira. A utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de sociologia. 2016. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744383027707904 |