De Ésquilo a O'Neill: análise comparativa da ação da mulher em Oréstia e em Mourning Becomes Electra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Damayane de Fátima Gonçalves.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21316
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal comparar das peças prestigiadas do teatro americano e grego, Mourning Becomes Electra (Electra Fica Bem de Luto) do dramaturgo Eugene O’Neill (1888¬-1953) e Oréstia do dramaturgo Ésquilo. A primeira será comparada a segunda através de temas ligados à psicanálise e ao feminismo, através das escolhas e atitudes das personagens e como a mudança de destino para ação afeta a vida dos protagonistas em ambas as obras. Observaremos os problemas relacionados à sexualidade (complexo de Édipo e Electra), dramas psicológicos, suicídio e traições, apresentando elementos que marcaram a época em que foi escrita a tragédia o’neilliana, como as lutas feministas e de classe. Além de apresentar os recursos utilizados por O’Neill para adaptar a obra à modernidade e desenvolver o enredo da peça inspirada nos moldes do teatro grego, e como as ações dos personagens alteram o final de cada peça. Assim, em Electra Fica Bem de Luto e em Oréstia será feita a comparação das escolhas da família Mannon e de Agamênon, com relação aos fatores que levaram-¬nas a ruína e a gloria e como o destino se manifesta nos protagonistas da obra o’neilliana, mesmo que ele tenha sido substituído nas composições modernas pela ação.
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