Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Dilma Silva.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200
Resumo: No atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões.
id UFCG_e08b144781cd15c6c44ee57a89867796
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33200
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.Multicriteria model to evaluate the performance of Federal Higher Education Institutions in Brazil.Análise multicritérioEmpresa PúblicaIFESMulticriteria AnalysisPublic companyAdministraçãoNo atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões.ABSTRACT: In the current contemporary context, public organizations have been strongly demanded by society for more efficiency, fairness and responsibility. This aspect is validated by the dynamics of social, emotional, technological and cultural transformations that have taken place in recent years, which feel for deep and rapid changes in society, had greater adaptability and flexibility of public organizations. This dissertation aimed to apply a multicriteria model to evaluate the performance of public Federal Institutions of Higher Education (IFES). The literature review is adopted to know the state of the art, and comprised articles published in scientific journals indexed in the Web of Science™ Core Collection (WoS) and Periódicos Capes databases. The documentary survey sought to identify indicators and legal basis relevant to the investigated object, according to judgment 461/2022 of the Federal Court of Auditors. The Analytic Hierarchy Process (AHP) was applied to evaluate 11 teaching centers according to six final areas of an IFES: student, graduate, research, extension, innovation and student assistance. The results showed that the Federal University of Campina Grande (UFCG) has 4 centers with good performance in at least 4 final areas, being enrolled in the most robust final area. Adherence to the application of the model is justified by the contribution to higher quality Public Higher Education, in addition to being more effective, inclusive and responsive, as determined by the 2020 Annual Report of the United Nations Development Program (UNDP) / Brazil and the Sustainable Development Goals (SDGs). It is expected that the results of this work can support the public managers of the IFES, in their decisions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGSCHRAMM, FernandoSCHRAMM, F.http://lattes.cnpq.br/3122316792974996SCHRAMM, Vanessa BatistaSILVA, V. B. S.http://lattes.cnpq.br/7505499644517781SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.SILVA, Allan Gustavo Freire da.SANTOS, Dilma Silva.2023-08-092023-11-27T18:52:32Z2023-11-272023-11-27T18:52:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200SANTOS, Dilma Silva. Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-27T18:52:32Zoai:localhost:riufcg/33200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-27T18:52:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
Multicriteria model to evaluate the performance of Federal Higher Education Institutions in Brazil.
title Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
spellingShingle Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
SANTOS, Dilma Silva.
Análise multicritério
Empresa Pública
IFES
Multicriteria Analysis
Public company
Administração
title_short Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
title_full Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
title_fullStr Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
title_full_unstemmed Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
title_sort Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
author SANTOS, Dilma Silva.
author_facet SANTOS, Dilma Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SCHRAMM, Fernando
SCHRAMM, F.
http://lattes.cnpq.br/3122316792974996
SCHRAMM, Vanessa Batista
SILVA, V. B. S.
http://lattes.cnpq.br/7505499644517781
SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Dilma Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multicritério
Empresa Pública
IFES
Multicriteria Analysis
Public company
Administração
topic Análise multicritério
Empresa Pública
IFES
Multicriteria Analysis
Public company
Administração
description No atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-09
2023-11-27T18:52:32Z
2023-11-27
2023-11-27T18:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200
SANTOS, Dilma Silva. Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200
identifier_str_mv SANTOS, Dilma Silva. Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744603186724864