Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200 |
Resumo: | No atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões. |
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Modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil.Multicriteria model to evaluate the performance of Federal Higher Education Institutions in Brazil.Análise multicritérioEmpresa PúblicaIFESMulticriteria AnalysisPublic companyAdministraçãoNo atual contexto contemporâneo as organizações públicas têm sido fortemente cobradas pela sociedade, por mais eficiência, lisura e responsabilidade. Esse aspecto é validado pela dinâmica das transformações sociais, econômicas, tecnológicas e culturais ocorridas nos últimos anos, que contribuíram para profundas e rápidas mudanças na sociedade, exigindo maior capacidade de adaptação e flexibilidade das organizações públicas. Esta dissertação teve como objetivo aplicar um modelo multicritério para avaliar o desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) públicas. A revisão de literatura se propôs a conhecer o estado da arte, e compreendeu artigos publicados em periódicos científicos indexados nas bases Web of Science™ Core Collection (WoS) e Periódicos Capes. O levantamento documental buscou identificar indicadores e embasamento legal pertinente ao objeto investigado, como o acórdão 461/2022 do Tribunal de Contas da União. Aplicou-se o Processo de Hierarquia Analítico (AHP) para avaliar 11 centros de ensino segundo as seis áreas finalísticas de uma IFES: graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e assistência estudantil. Os resultados apontaram que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) possui 4 centros com bom desempenho em pelo menos 4 áreas finalísticas, sendo graduação a área finalística de maior robustez. A relevância da aplicação do modelo justifica-se pela contribuição para uma Educação Superior Pública de mais qualidade, além de mais eficaz, inclusiva e responsiva, como determina o Relatório Anual 2020 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) /Brasil e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Espera-se que os resultados deste trabalho possam apoiar os gestores públicos das IFES, em suas tomadas de decisões.ABSTRACT: In the current contemporary context, public organizations have been strongly demanded by society for more efficiency, fairness and responsibility. This aspect is validated by the dynamics of social, emotional, technological and cultural transformations that have taken place in recent years, which feel for deep and rapid changes in society, had greater adaptability and flexibility of public organizations. This dissertation aimed to apply a multicriteria model to evaluate the performance of public Federal Institutions of Higher Education (IFES). The literature review is adopted to know the state of the art, and comprised articles published in scientific journals indexed in the Web of Science™ Core Collection (WoS) and Periódicos Capes databases. The documentary survey sought to identify indicators and legal basis relevant to the investigated object, according to judgment 461/2022 of the Federal Court of Auditors. The Analytic Hierarchy Process (AHP) was applied to evaluate 11 teaching centers according to six final areas of an IFES: student, graduate, research, extension, innovation and student assistance. The results showed that the Federal University of Campina Grande (UFCG) has 4 centers with good performance in at least 4 final areas, being enrolled in the most robust final area. Adherence to the application of the model is justified by the contribution to higher quality Public Higher Education, in addition to being more effective, inclusive and responsive, as determined by the 2020 Annual Report of the United Nations Development Program (UNDP) / Brazil and the Sustainable Development Goals (SDGs). It is expected that the results of this work can support the public managers of the IFES, in their decisions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFCGSCHRAMM, FernandoSCHRAMM, F.http://lattes.cnpq.br/3122316792974996SCHRAMM, Vanessa BatistaSILVA, V. B. S.http://lattes.cnpq.br/7505499644517781SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.SILVA, Allan Gustavo Freire da.SANTOS, Dilma Silva.2023-08-092023-11-27T18:52:32Z2023-11-272023-11-27T18:52:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33200SANTOS, Dilma Silva. 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