Avaliação do potencial do uso do Etileno Acetato de Vinila (EVA) descartado pela indústria calçadista em misturas asfálticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GAMA, Dennyele Alves.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3700
Resumo: Os resíduos industriais, principalmente os classificados como perigosos, quando descartados de forma inadequada podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente e até a comunidade em geral. A indústria calçadista descarta resíduos em suas mais diversas fases de produção. O Etileno Acetato de Vinila (EVA), usado na produção das palmilhas dos calçados, produz cerca de 20% de resíduos. Na pavimentação, diversos modificadores são utilizados para otimizar as propriedades do ligante asfáltico diante de condições extremas, entre os principais modificadores estão os polímeros, destacando-se o EVA. Este trabalho propõe uma avaliação do uso do resíduo do EVA, descartado pela indústria calçadista da cidade de Campina Grande, em misturas asfálticas. Foram realizados ensaios de caracterização no ligante asfáltico puro e modificado (por meio dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional), dos agregados e ensaio de classificação do resíduo do EVA segundo a NBR 10004/04 da ABNT. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à Tração, Módulo de Resiliência e Lottman nas misturas asfálticas. Para isto foi utilizada a ferramenta estatística de Planejamento Fatorial utilizando dois fatores (teor de resíduo do EVA (%) e tempos de envelhecimento (h) em diferentes níveis) que realizou uma interação entre os fatores e diminui a quantidade de ensaios. A mistura foi dosada através da metodologia Superpave. O resíduo do EVA foi triturado e incorporado ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) através do processo úmido em teores de 0, 2, 3, 4 e 5% em massa. O resíduo do EVA foi classificado como um resíduo perigoso, Classe I, por conter teores de Zinco e de Alumínio acima do limite estabelecido pela norma. Observou-se, também, um aumento na viscosidade do ligante asfáltico modificado. Nos ensaios de Resistência à Tração e Módulo de Resiliência, todas as misturas que utilizaram o resíduo de EVA em sua composição atenderam aos critérios de Resistência do DNIT para uso na pavimentação, porém somente os teores até 2% de resíduo de EVA e até 3 horas de envelhecimento atenderam aos critérios mínimos de perda da resistência por umidade induzida (Lottman). O uso do resíduo do EVA na pavimentação mostrou-se uma alternativa eficaz de destino, por atender aos requisitos estabelecidos pelo DNIT para uso na pavimentação asfáltica.
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Este trabalho propõe uma avaliação do uso do resíduo do EVA, descartado pela indústria calçadista da cidade de Campina Grande, em misturas asfálticas. Foram realizados ensaios de caracterização no ligante asfáltico puro e modificado (por meio dos ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional), dos agregados e ensaio de classificação do resíduo do EVA segundo a NBR 10004/04 da ABNT. Foram realizados ensaios mecânicos de resistência à Tração, Módulo de Resiliência e Lottman nas misturas asfálticas. Para isto foi utilizada a ferramenta estatística de Planejamento Fatorial utilizando dois fatores (teor de resíduo do EVA (%) e tempos de envelhecimento (h) em diferentes níveis) que realizou uma interação entre os fatores e diminui a quantidade de ensaios. A mistura foi dosada através da metodologia Superpave. O resíduo do EVA foi triturado e incorporado ao Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) através do processo úmido em teores de 0, 2, 3, 4 e 5% em massa. O resíduo do EVA foi classificado como um resíduo perigoso, Classe I, por conter teores de Zinco e de Alumínio acima do limite estabelecido pela norma. Observou-se, também, um aumento na viscosidade do ligante asfáltico modificado. Nos ensaios de Resistência à Tração e Módulo de Resiliência, todas as misturas que utilizaram o resíduo de EVA em sua composição atenderam aos critérios de Resistência do DNIT para uso na pavimentação, porém somente os teores até 2% de resíduo de EVA e até 3 horas de envelhecimento atenderam aos critérios mínimos de perda da resistência por umidade induzida (Lottman). O uso do resíduo do EVA na pavimentação mostrou-se uma alternativa eficaz de destino, por atender aos requisitos estabelecidos pelo DNIT para uso na pavimentação asfáltica.The inappropriate disposal of industrial waste can cause serious impacts to the environment. Hazardous waste can cause irreversible damage to the environment and the community. The footwear industry disposes waste at its various stages of production. Ethylene vinyl acetate (EVA) used in the production of footwear insoles generates about 20 wt.% of residue. In paving, several modifiers are used to optimize the properties of asphalt binder extreme conditions. Polymers are among the main modifiers used, which include EVA. This work proposes the use of EVA residue discarded by the shoe industry in the city of Campina Grande in asphalt mixtures. The neat and modified asphalt binder were characterized by penetration test, softening point and rotational viscosity. The EVA residue was classified following NBR 10004/04 ABNT. In addition, mechanical tests, tensile strength, resilience modulus and Lottman test were also conducted. A experimental design tool using two factors (residue content of EVA (wt.%) and aging times (h) at different levels), was used to perform interactions between the factors and decrease the number of tests required. The mixture was designed using the Superpave methodology. The EVA residue was triturated and incorporated into asphalt cement (AC) using the wet process at levels of 0, 2, 3, 4 and 5 wt.%. The EVA residue was classified as a hazardous waste, Class I, containing levels of Zinc and Aluminum well above the limit set by the standard. It was also observed an increase in the modified binder viscosity. Tensile strength and resilience modulus results, all mixtures using EVA met the criteria DNIT, but only levels up to 2 wt.% of EVA waste and up to 3 hours of aging met the minimum criteria of loss of resistance induced by moisture (Lottman) and the ratio MR/RT. The use of EVA residue in asphat mixtures proved to be an effective alternative, besides meeting the requirements established by DNIT for use in asphalt paving.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALUFCGLUCENA, Adriano Elísio de Figueirêdo Lopes.LUCENA, A. E. F. L.http://lattes.cnpq.br/4428634327768673MONTEIRO, Veruschka Escarião Dessoles.MONTEIRO, V. E. D.http://lattes.cnpq.br/6102407715279049BRANCO, Verônica Teixeira Franco Castelo.LUCENA, Lêda Christine de Figueiredo Lopes.PAIVA, Willian de.GAMA, Dennyele Alves.2013-02-272019-05-07T16:08:15Z2019-05-072019-05-07T16:08:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3700GAMA, Dennyele Alves. Avaliação do potencial do uso do Etileno Acetato de Vinila (EVA) descartado pela indústria calçadista em misturas asfálticas. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T20:00:28Zoai:localhost:riufcg/3700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T20:00:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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