A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
Resumo: As transformações ocorridas no mundo trabalho tem gerado grandes mudanças no contexto laboral sobretudo devido a tendência da terceirização e das subcontratações, implementada pelas novas formas de gestão. Nesse cenário, podem ser encontradas as empresas de teleatendimento. A atividade de trabalho desenvolvida nessas empresas traz consigo implicações diversas para a saúde dos teleatendentes, principalmente devido ao rígido controle do comportamento, da fala, do tempo e das variabilidades do relacionamento com o público, pares e chefias. Desse modo, esse trabalho buscou refletir sobre o impacto que a atividade do teleatendimento tem para a saúde dos trabalhadores e como isso repercute para essas empresas. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, foram visitadas as obras de autores que discutem a realidade do mundo do trabalho, a relação entre trabalho e saúde, bem como foi realizado um levantamento de estudos sobre o teleatendimento nas bases de dados eletrônicos SciELO e Periódicos CAPES. Nos estudos consultados, percebeu-se que a atividade de trabalho dos teleatendentes tem impactado a saúde dos mesmos, ocasionando diversas enfermidades a esses indivíduos. Esse fato, além de se apresentar como um fator de sofrimento no trabalho dos teleatendentes, intensificam a precarização das relações de trabalho presentes nessas organizações. Por outro lado, verificou-se ainda que essa atividade traz consequências para as próprias empresas, que tem que lidar com os altos níveis de rotatividade, absenteísmo, afastamentos do trabalho e ocorrências de ações trabalhistas. Desse modo, acredita-se na necessidade da realização de estudos que busquem analisar a gestão do trabalho dessas empresas, explorando a questão da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos teleatendentes imersos em um cenário cada vez mais precário, instável e flexível.
id UFCG_e10b9621f159f5310d79867749c269f4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5845
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.The call center activity: repercussions for workers' health and for organizations.SaúdeTeleatendimentoOrganização do trabalho.TelemarketingHealthWork organizationAdministraçãoAs transformações ocorridas no mundo trabalho tem gerado grandes mudanças no contexto laboral sobretudo devido a tendência da terceirização e das subcontratações, implementada pelas novas formas de gestão. Nesse cenário, podem ser encontradas as empresas de teleatendimento. A atividade de trabalho desenvolvida nessas empresas traz consigo implicações diversas para a saúde dos teleatendentes, principalmente devido ao rígido controle do comportamento, da fala, do tempo e das variabilidades do relacionamento com o público, pares e chefias. Desse modo, esse trabalho buscou refletir sobre o impacto que a atividade do teleatendimento tem para a saúde dos trabalhadores e como isso repercute para essas empresas. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, foram visitadas as obras de autores que discutem a realidade do mundo do trabalho, a relação entre trabalho e saúde, bem como foi realizado um levantamento de estudos sobre o teleatendimento nas bases de dados eletrônicos SciELO e Periódicos CAPES. Nos estudos consultados, percebeu-se que a atividade de trabalho dos teleatendentes tem impactado a saúde dos mesmos, ocasionando diversas enfermidades a esses indivíduos. Esse fato, além de se apresentar como um fator de sofrimento no trabalho dos teleatendentes, intensificam a precarização das relações de trabalho presentes nessas organizações. Por outro lado, verificou-se ainda que essa atividade traz consequências para as próprias empresas, que tem que lidar com os altos níveis de rotatividade, absenteísmo, afastamentos do trabalho e ocorrências de ações trabalhistas. Desse modo, acredita-se na necessidade da realização de estudos que busquem analisar a gestão do trabalho dessas empresas, explorando a questão da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos teleatendentes imersos em um cenário cada vez mais precário, instável e flexível.The changes which occurred in the work world has generated major transformations in the employment context, mainly because the trend to outsourcing and subcontracting, implemented by the new ways of management. In this scenario, the telemarketing companies can be found. Work activity developed in these companies brings several implications for the health of the attendants, mainly due to the strict control of behavior, speech, time and the variability found in the relationship with the public, peers and supervisors. This study aimed to reflect on the impact of the telemarketing activity has on the workers’ health and how this affects those the companies.Through a literature review, it was investigated the work of authors who discuss the reality of the working world and the relationship between work and health. It was conducted in the electronic databases SciELO and CAPES periodicals a search on the studies about the telemarketing. In the consulted studies, it could be comprehended that the work activity has affected the telemarketers healthy, causing many diseases. This element, in addition to be a factor of the telemarketers suffering at work, it intensifies the precariousness of labor relations in those organizations. On the other hand, it was found that this activity has consequences for the companies themselves, who have to deal with the high turnover of staff, absenteeism, sick leave and labor claims. It is believed in the necessity of studies that seek to investigate the work management of these companies, exploring the issue of health, well-being and quality of life of telemarketers, which are immersed in an increasingly precarious, unstable and flexible scenario.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S. S. B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249NUNES, Aline Vieira de Lima.NUNES, A. V. L.http://lattes.cnpq.br/1290166719878724FIRMO, Luciene Alencar.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.20142019-08-15T23:22:21Z2019-08-152019-08-15T23:22:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento. A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações. 2014. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-27T13:00:37Zoai:localhost:riufcg/5845Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-27T13:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
The call center activity: repercussions for workers' health and for organizations.
title A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
spellingShingle A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
Saúde
Teleatendimento
Organização do trabalho.
Telemarketing
Health
Work organization
Administração
title_short A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
title_full A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
title_fullStr A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
title_full_unstemmed A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
title_sort A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações.
author BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
author_facet BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.
SIEBRA, S. S. B.
http://lattes.cnpq.br/1732301263739249
NUNES, Aline Vieira de Lima.
NUNES, A. V. L.
http://lattes.cnpq.br/1290166719878724
FIRMO, Luciene Alencar.
FIRMO, L. A.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Teleatendimento
Organização do trabalho.
Telemarketing
Health
Work organization
Administração
topic Saúde
Teleatendimento
Organização do trabalho.
Telemarketing
Health
Work organization
Administração
description As transformações ocorridas no mundo trabalho tem gerado grandes mudanças no contexto laboral sobretudo devido a tendência da terceirização e das subcontratações, implementada pelas novas formas de gestão. Nesse cenário, podem ser encontradas as empresas de teleatendimento. A atividade de trabalho desenvolvida nessas empresas traz consigo implicações diversas para a saúde dos teleatendentes, principalmente devido ao rígido controle do comportamento, da fala, do tempo e das variabilidades do relacionamento com o público, pares e chefias. Desse modo, esse trabalho buscou refletir sobre o impacto que a atividade do teleatendimento tem para a saúde dos trabalhadores e como isso repercute para essas empresas. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, foram visitadas as obras de autores que discutem a realidade do mundo do trabalho, a relação entre trabalho e saúde, bem como foi realizado um levantamento de estudos sobre o teleatendimento nas bases de dados eletrônicos SciELO e Periódicos CAPES. Nos estudos consultados, percebeu-se que a atividade de trabalho dos teleatendentes tem impactado a saúde dos mesmos, ocasionando diversas enfermidades a esses indivíduos. Esse fato, além de se apresentar como um fator de sofrimento no trabalho dos teleatendentes, intensificam a precarização das relações de trabalho presentes nessas organizações. Por outro lado, verificou-se ainda que essa atividade traz consequências para as próprias empresas, que tem que lidar com os altos níveis de rotatividade, absenteísmo, afastamentos do trabalho e ocorrências de ações trabalhistas. Desse modo, acredita-se na necessidade da realização de estudos que busquem analisar a gestão do trabalho dessas empresas, explorando a questão da saúde, do bem estar e da qualidade de vida dos teleatendentes imersos em um cenário cada vez mais precário, instável e flexível.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-15T23:22:21Z
2019-08-15
2019-08-15T23:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento. A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações. 2014. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
identifier_str_mv BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento. A atividade de teleatendimento: repercussões para a saúde do trabalhador e para as organizações. 2014. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1828502318982627328