De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Edeílson Matias de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019
Resumo: [...] a delação, no contexto da Conjuração de Minas, não é suficientemente explicada se compreendida a priori como uma vontade em si mesma do sujeito de trair, como se a traição fizesse parte do ethos de quem delatou. Explicação análoga pode ser formulada para explicar o ingresso de Joaquim Silvério dos Reis na Conspiração Mineira. Não só deste, como também de outros delatores, como o Tenente-Coronel Francisco da Paula Freire de Andrade, Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Domingos de Abreu Vieira, os quais, por motivos próprios, que não interessam aqui ser mencionados, informaram ao governador Luís Antônio Furtado de Mendonça, o Visconde de Barbacena, o que se confabulavam nos casarões vila-riquenses do final do Setecentos.
id UFCG_e117c78a54dc290cdd8581971282e476
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37019
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.How Joaquim Silvério dos Reis became a conspirator and informant: between the good and bad of a (dis)respected subject.Joaquim Silvério dos Reis - delatorInconfidentes mineirosConjuração de MinasConspiração - Inconfidência MineiraJoaquim Silvério dos Reis - whistleblowerMinas Gerais insurrectionistsMinas ConspiracyConspiracy - Minas Gerais InsurrectionHistória.[...] a delação, no contexto da Conjuração de Minas, não é suficientemente explicada se compreendida a priori como uma vontade em si mesma do sujeito de trair, como se a traição fizesse parte do ethos de quem delatou. Explicação análoga pode ser formulada para explicar o ingresso de Joaquim Silvério dos Reis na Conspiração Mineira. Não só deste, como também de outros delatores, como o Tenente-Coronel Francisco da Paula Freire de Andrade, Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Domingos de Abreu Vieira, os quais, por motivos próprios, que não interessam aqui ser mencionados, informaram ao governador Luís Antônio Furtado de Mendonça, o Visconde de Barbacena, o que se confabulavam nos casarões vila-riquenses do final do Setecentos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-02T21:11:20Z2024-08-022024-08-02T21:11:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019AZEVEDO, Edeílson Matias de. De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 16: Império colonial português na América, dinâmicas políticas, econômicas, territoriais e identitárias. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019porAZEVEDO, Edeílson Matias de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-02T21:11:45Zoai:localhost:riufcg/37019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-02T21:11:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
How Joaquim Silvério dos Reis became a conspirator and informant: between the good and bad of a (dis)respected subject.
title De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
spellingShingle De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
AZEVEDO, Edeílson Matias de.
Joaquim Silvério dos Reis - delator
Inconfidentes mineiros
Conjuração de Minas
Conspiração - Inconfidência Mineira
Joaquim Silvério dos Reis - whistleblower
Minas Gerais insurrectionists
Minas Conspiracy
Conspiracy - Minas Gerais Insurrection
História.
title_short De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
title_full De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
title_fullStr De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
title_full_unstemmed De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
title_sort De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado.
author AZEVEDO, Edeílson Matias de.
author_facet AZEVEDO, Edeílson Matias de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Edeílson Matias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Joaquim Silvério dos Reis - delator
Inconfidentes mineiros
Conjuração de Minas
Conspiração - Inconfidência Mineira
Joaquim Silvério dos Reis - whistleblower
Minas Gerais insurrectionists
Minas Conspiracy
Conspiracy - Minas Gerais Insurrection
História.
topic Joaquim Silvério dos Reis - delator
Inconfidentes mineiros
Conjuração de Minas
Conspiração - Inconfidência Mineira
Joaquim Silvério dos Reis - whistleblower
Minas Gerais insurrectionists
Minas Conspiracy
Conspiracy - Minas Gerais Insurrection
História.
description [...] a delação, no contexto da Conjuração de Minas, não é suficientemente explicada se compreendida a priori como uma vontade em si mesma do sujeito de trair, como se a traição fizesse parte do ethos de quem delatou. Explicação análoga pode ser formulada para explicar o ingresso de Joaquim Silvério dos Reis na Conspiração Mineira. Não só deste, como também de outros delatores, como o Tenente-Coronel Francisco da Paula Freire de Andrade, Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Domingos de Abreu Vieira, os quais, por motivos próprios, que não interessam aqui ser mencionados, informaram ao governador Luís Antônio Furtado de Mendonça, o Visconde de Barbacena, o que se confabulavam nos casarões vila-riquenses do final do Setecentos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-08-02T21:11:20Z
2024-08-02
2024-08-02T21:11:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019
AZEVEDO, Edeílson Matias de. De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 16: Império colonial português na América, dinâmicas políticas, econômicas, territoriais e identitárias. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019
identifier_str_mv AZEVEDO, Edeílson Matias de. De como Joaquim Silvério dos Reis se fez conspirador e delator: entre sabores e dissabores de um súdito (des)prestigiado. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 16: Império colonial português na América, dinâmicas políticas, econômicas, territoriais e identitárias. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744631347281920