Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRISTO, Agnes da Costa.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MICHALOSKI, Ariel Orlei.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878
Resumo: O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidente de trabalho. Assim, torna-se curioso o motivo de tantos acidentes ocorridos, apesar dos esforços com a segurança no trabalho. Neste artigo, foi deixado de lado o método de análise monocausal, onde são limitadas as causas dos acidentes em falhas humana e, foi aderido a visão multicausal. Neste método de análise de acidentes, os fatores das falhas humanas podem ser a idade, experiência na função, pressão no trabalho, percepção de risco pelo trabalhador, satisfação no trabalho, entre outros. Numa empresa do ramo alimentício, localizada no interior do Paraná, foi realizado um estudo quantitativo para a investigação de qual o tempo de função que o colaborador está mais susceptível a se acidentar. Para, dessa forma, verificar a melhor estratégia de prevenção. Nesta pesquisa, notou-se que, nos anos de 2015, 2016 e 2017, os trabalhadores que mais sofreram acidentes de trabalho, estavam entre 01 a 05 anos trabalhando na mesma função. O motivo destes acidentes, nesta faixa de tempo na função, ocorre pela falsa sensação de segurança. Fato esse, que pode ser corrigido pelas reciclagens de treinamentos e capacitações, com foco em percepção de riscos, além de aplicar a política de consequência.
id UFCG_e17a650f70634fd63e5d5daf7a40bb42
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31878
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.Study of the relationship between work accidents and employees' length of service in a food company in the interior of Paraná.Acidente de trabalhoAnálises de acidentesTempo de funçãoSegurança do trabalhoReciclagem de treinamentoVisão multicausal - acidentes de trabalhoWork accidentAccident analyzesFunction timeWorkplace safetyTraining refresherMulticausal view - work accidentsEngenharia de Produção.O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidente de trabalho. Assim, torna-se curioso o motivo de tantos acidentes ocorridos, apesar dos esforços com a segurança no trabalho. Neste artigo, foi deixado de lado o método de análise monocausal, onde são limitadas as causas dos acidentes em falhas humana e, foi aderido a visão multicausal. Neste método de análise de acidentes, os fatores das falhas humanas podem ser a idade, experiência na função, pressão no trabalho, percepção de risco pelo trabalhador, satisfação no trabalho, entre outros. Numa empresa do ramo alimentício, localizada no interior do Paraná, foi realizado um estudo quantitativo para a investigação de qual o tempo de função que o colaborador está mais susceptível a se acidentar. Para, dessa forma, verificar a melhor estratégia de prevenção. Nesta pesquisa, notou-se que, nos anos de 2015, 2016 e 2017, os trabalhadores que mais sofreram acidentes de trabalho, estavam entre 01 a 05 anos trabalhando na mesma função. O motivo destes acidentes, nesta faixa de tempo na função, ocorre pela falsa sensação de segurança. Fato esse, que pode ser corrigido pelas reciclagens de treinamentos e capacitações, com foco em percepção de riscos, além de aplicar a política de consequência.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-10-09T17:37:02Z2023-10-092023-10-09T17:37:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878CRISTO, Agnes da Costa; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878porCRISTO, Agnes da Costa.MICHALOSKI, Ariel Orlei.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:59:32Zoai:localhost:riufcg/31878Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:59:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
Study of the relationship between work accidents and employees' length of service in a food company in the interior of Paraná.
title Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
spellingShingle Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
CRISTO, Agnes da Costa.
Acidente de trabalho
Análises de acidentes
Tempo de função
Segurança do trabalho
Reciclagem de treinamento
Visão multicausal - acidentes de trabalho
Work accident
Accident analyzes
Function time
Workplace safety
Training refresher
Multicausal view - work accidents
Engenharia de Produção.
title_short Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
title_full Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
title_fullStr Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
title_full_unstemmed Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
title_sort Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná.
author CRISTO, Agnes da Costa.
author_facet CRISTO, Agnes da Costa.
MICHALOSKI, Ariel Orlei.
author_role author
author2 MICHALOSKI, Ariel Orlei.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRISTO, Agnes da Costa.
MICHALOSKI, Ariel Orlei.
dc.subject.por.fl_str_mv Acidente de trabalho
Análises de acidentes
Tempo de função
Segurança do trabalho
Reciclagem de treinamento
Visão multicausal - acidentes de trabalho
Work accident
Accident analyzes
Function time
Workplace safety
Training refresher
Multicausal view - work accidents
Engenharia de Produção.
topic Acidente de trabalho
Análises de acidentes
Tempo de função
Segurança do trabalho
Reciclagem de treinamento
Visão multicausal - acidentes de trabalho
Work accident
Accident analyzes
Function time
Workplace safety
Training refresher
Multicausal view - work accidents
Engenharia de Produção.
description O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de acidente de trabalho. Assim, torna-se curioso o motivo de tantos acidentes ocorridos, apesar dos esforços com a segurança no trabalho. Neste artigo, foi deixado de lado o método de análise monocausal, onde são limitadas as causas dos acidentes em falhas humana e, foi aderido a visão multicausal. Neste método de análise de acidentes, os fatores das falhas humanas podem ser a idade, experiência na função, pressão no trabalho, percepção de risco pelo trabalhador, satisfação no trabalho, entre outros. Numa empresa do ramo alimentício, localizada no interior do Paraná, foi realizado um estudo quantitativo para a investigação de qual o tempo de função que o colaborador está mais susceptível a se acidentar. Para, dessa forma, verificar a melhor estratégia de prevenção. Nesta pesquisa, notou-se que, nos anos de 2015, 2016 e 2017, os trabalhadores que mais sofreram acidentes de trabalho, estavam entre 01 a 05 anos trabalhando na mesma função. O motivo destes acidentes, nesta faixa de tempo na função, ocorre pela falsa sensação de segurança. Fato esse, que pode ser corrigido pelas reciclagens de treinamentos e capacitações, com foco em percepção de riscos, além de aplicar a política de consequência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-10-09T17:37:02Z
2023-10-09
2023-10-09T17:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878
CRISTO, Agnes da Costa; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878
identifier_str_mv CRISTO, Agnes da Costa; MICHALOSKI, Ariel Orlei. Estudo da relação de acidentes de trabalho com tempo de função dos colaboradores em uma empresa do ramo alimentício do interior do Paraná. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31878
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744593417142272