A Festa Literária de Boqueirão e a formação de leitores: traçando caminhos para uma sociedade leitora.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24634 |
Resumo: | Esta dissertação é fruto de nossa pesquisa de mestrado, que teve como objetivo geral investigar como se caracterizam as ações da Festa Literária de Boqueirão (FLIBO) em relação à formação de leitores. São objetivos específicos: (a) descrever as circunstâncias de criação da Festa Literária de Boqueirão; (b) delinear o histórico da Festa Literária de Boqueirão, a partir das programações, redes sociais e notícias, de suas dez primeiras edições e; (c) registrar memórias de sujeitos sociais e mediadores de leitura envolvidos na Festa, a fim de analisar suas representações sobre a FLIBO e sobre a relação desta com a formação de leitores. A FLIBO surgiu em 2010 e desde então promove anualmente um evento literário com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais que acontecem em praça pública, de forma aberta e gratuita. Além disso, há ações em escolas públicas e particulares que precedem o evento. Justificamos este trabalho pela contribuição social que nosso objeto implica em uma cidade de pequeno porte no interior da Paraíba e em outras iniciativas no estado, pelo ineditismo da pesquisa e pelos índices de leitura apontados por organizações nacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que envolve um estudo de caso e uma pesquisa documental. Os instrumentos utilizados foram análise de conteúdo e entrevistas. Embasamos nossa análise em Horellou-Lafarge e Segré (2010), Rouxel (2014), Certeau (1994), sobre o conceito de formação de leitores literários; Candido (2004), Bourdieu (1979), Soares (1998; 2008) sobre democratização de leitura; Chartier (1999;2001) sobre práticas de leitura e Rajewsky sobre intermidialidade; Martin-Barbero (1987) sobre mediação e Petit (2008; 2009) sobre mediação de leitura; Bordini e Aguiar (1998) sobre o papel da escola na formação de leitores e sobre conceito de Cidades Educadoras em Bernet (1997), Brada e Ríos (2004) e Cabezudo (2004). Ao final deste trabalho foi possível resgatar a história da Festa Literária de Boqueirão e constatar algumas de suas características ao longo de sua trajetória, sendo as principais delas: os vieses educativo e cultural, o protagonismo feminino, o uso de lugares democráticos para a propagação da leitura, a diversidade de práticas de leitura e a intermidialidade. |
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A FLIBO surgiu em 2010 e desde então promove anualmente um evento literário com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais que acontecem em praça pública, de forma aberta e gratuita. Além disso, há ações em escolas públicas e particulares que precedem o evento. Justificamos este trabalho pela contribuição social que nosso objeto implica em uma cidade de pequeno porte no interior da Paraíba e em outras iniciativas no estado, pelo ineditismo da pesquisa e pelos índices de leitura apontados por organizações nacionais. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que envolve um estudo de caso e uma pesquisa documental. Os instrumentos utilizados foram análise de conteúdo e entrevistas. Embasamos nossa análise em Horellou-Lafarge e Segré (2010), Rouxel (2014), Certeau (1994), sobre o conceito de formação de leitores literários; Candido (2004), Bourdieu (1979), Soares (1998; 2008) sobre democratização de leitura; Chartier (1999;2001) sobre práticas de leitura e Rajewsky sobre intermidialidade; Martin-Barbero (1987) sobre mediação e Petit (2008; 2009) sobre mediação de leitura; Bordini e Aguiar (1998) sobre o papel da escola na formação de leitores e sobre conceito de Cidades Educadoras em Bernet (1997), Brada e Ríos (2004) e Cabezudo (2004). Ao final deste trabalho foi possível resgatar a história da Festa Literária de Boqueirão e constatar algumas de suas características ao longo de sua trajetória, sendo as principais delas: os vieses educativo e cultural, o protagonismo feminino, o uso de lugares democráticos para a propagação da leitura, a diversidade de práticas de leitura e a intermidialidade.This dissertation is the result of our master's research that aimed to investigate how the actions of the Boqueirão Literary Festival (FLIBO) are characterized in relation to the process of readers' development. The specific objectives are: (a) to describe the circumstances surrounding the creation of the Boqueirão Literary Festival; (b) outline the history of the Boqueirão Literary Festival, based on the programming, social medias and news of its ten first editions and (c) register memories of social subjects and reading mediators involved in the Festival in order to analyze their representations about FLIBO and its relationship with the process of readers’ development. FLIBO emerged in 2010 and since then promotes a literary event annually with lectures, round tables, workshops and cultural presentations that take place in public squares, openly and free of charge. In addition, there are actions in public and private schools that precede the event. We justify this work by the social contribution that our object implies in a small town in the interior of Paraíba and in other initiatives in the state, by the originality of the research and by the reading indexes indicated by national organizations. Methodologically, it is a qualitative and descriptive research, which involves a case study and a documentary research. The instruments used were content analysis and interviews. We base our analysis on Horellou-Lafarge and Segré (2010), Rouxel (2014), Certeau (1994), on the concept of literary readers’ development; Candido (2004), Bourdieu (1979), Soares (1998; 2008) on democratization of reading; Chartier (1999;2001) on reading practices and Rajewsky on intermediality; Martin-Barbero (1987) on mediation and Petit (2008; 2009) on reading mediation; Bordini and Aguiar (1998) on the role of the school in the formation of readers and on the concept of Educating Cities in Bernet (1997), Brada and Ríos (2004) and Cabezudo (2004). At the end of this work, it was possible to rescue the history of the Literary Festival of Boqueirão and verify some of its characteristics along its trajectory, the main ones being: the educational and cultural bias, the female protagonism, the use of democratic places for the propagation of the reading, the diversity of reading practices and intermediality.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.PINHEIRO-MARIZ, Josilene.http://lattes.cnpq.br/4945243844289619INÔ, Danielly Vieira.http://lattes.cnpq.br/5303173109245340FERNANDES, Frederico Augusto Garcia.MENDES, Iasmin Araújo Bandeira.2021-10-282022-04-19T13:03:23Z2022-04-192022-04-19T13:03:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24634MENDES, Iasmin Araújo Bandeira. A Festa Literária de Boqueirão e a formação de leitores: traçando caminhos para uma sociedade leitora. 152 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T18:36:03Zoai:localhost:riufcg/24634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T18:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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