Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Conceição Veruska Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5649
Resumo: Com o processo de globalização e a competitividade entre as empresa, as organizações passaram a se preocupar com o seu capital humano, levando em conta as expectativas dos colaboradores, sua motivação e satisfação com o trabalho. Em parceria com a área de gestão de pessoas as empresas sentem a necessidade de desenvolver práticas que estimulem o desejo de permanência do funcionário na organização. A retenção de talentos tem sido um fator chave para que a empresa se desenvolva e se mantenha firma no mercado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores da empresa quanto às práticas de retenção de talentos aplicáveis na organização, considerando o tempo de trabalho na empresa. Para isso, a pesquisa foi classificada como quantitativa descritiva, com a realização de um estudo de caso sendo os dados coletado através de questionários aplicados com os funcionários de uma empresa do segmento varejista de confecção/vestuário. A análise do estudo foi realizada a partir das informações expressas nos questionário, sendo utilizado métodos de estatística descritiva, mensurando-os através do parâmetro denominado mediana. Através disso observou-se que no geral os constructos que tiveram uma percepção positiva dos funcionários foram: a cultura organizacional, o recrutamento e seleção, a socialização e o processo de avaliação de desempenho. No entanto, os constructos treinamento e desenvolvimento e recompensas tiveram uma percepção negativas dos colaboradores. Considerando o tempo de trabalho na empresa, pudemos constatar que os funcionários novatos são os responsáveis pela maior parte das respostas negativas atribuídas na pesquisa.
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