A violência contra a mulher e a universidade: as percepções dos (as) discentes da UFCG Campus Sousa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Ana Lucia de Almeida.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37370
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é resultante de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Campina Grande/Campus Sousa, com os alunos da Unidade Acadêmica de Direto no intuito de trazer análise sobre a percepção da violência contra a mulher. O patriarcado surge como sistema de dominação a partir do modelo da família composto pelo pai como responsável e detentor de todo o poder, a mãe que é submissa e responsável pelos afazeres domésticos e os(as) filhos(as) que exercem a reprodução desse modelo. O patriarcado usa 4 instrumentos de dominação como forma de regulação e controle dos homens sobre as mulheres, são eles: a interdição à participação política das mulheres impedindo-as de atuarem nos ambientes políticos, a organização e manutenção da divisão sexual do trabalho colocando as mulheres em cargos de menor importância para sociedade e obrigando-as a exerceram dupla jornada de trabalho, a expropriação do corpo e o uso da violência contra as mulheres que se mostra como a mais cruel forma de dominação. Esta pode acontecer dentro de um ciclo que começa pela construção da tensão no relacionamento, a explosão da violência e a lua-de-mel – arrependimento do(a) agressor(a). O trabalho também terce analises sobre a percepção dos estudantes da UAD a cerca da violência contra a mulher, entendendo que eles são aplicadores e viabilizadores de direitos e a importância da discussão sobre desigualdade de gênero na universidade. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo, que usou como instrumento de dados um questionário como 36 alunos concluintes sendo 19 do curso de Direito e 17 do curso de Serviço Social. A análise dos dados se deu a partir da categorização desses dados. Através disso podemos perceber que os estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social tem percepções diferentes sobre a violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. Parte dessa diferença acontece pela pouca discussão dentro da universidade impedindo que os alunos debatam sobre a violência e a desigualdade de gênero existente na sociedade, universidade e no curso.
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O patriarcado usa 4 instrumentos de dominação como forma de regulação e controle dos homens sobre as mulheres, são eles: a interdição à participação política das mulheres impedindo-as de atuarem nos ambientes políticos, a organização e manutenção da divisão sexual do trabalho colocando as mulheres em cargos de menor importância para sociedade e obrigando-as a exerceram dupla jornada de trabalho, a expropriação do corpo e o uso da violência contra as mulheres que se mostra como a mais cruel forma de dominação. Esta pode acontecer dentro de um ciclo que começa pela construção da tensão no relacionamento, a explosão da violência e a lua-de-mel – arrependimento do(a) agressor(a). O trabalho também terce analises sobre a percepção dos estudantes da UAD a cerca da violência contra a mulher, entendendo que eles são aplicadores e viabilizadores de direitos e a importância da discussão sobre desigualdade de gênero na universidade. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo, que usou como instrumento de dados um questionário como 36 alunos concluintes sendo 19 do curso de Direito e 17 do curso de Serviço Social. A análise dos dados se deu a partir da categorização desses dados. Através disso podemos perceber que os estudantes dos cursos de Direito e Serviço Social tem percepções diferentes sobre a violência contra a mulher e a desigualdade de gênero. Parte dessa diferença acontece pela pouca discussão dentro da universidade impedindo que os alunos debatam sobre a violência e a desigualdade de gênero existente na sociedade, universidade e no curso.The present work of conclusion of the course is the result of a research carried out at the Federal University of Campina Grande / Campus Sousa, with the students of the Direct Academic Unit in order to bring analysis about the perception of violence against women. Patriarchy arises as a system of domination based on the model of the family composed of the father as the person in charge and holder of all power, the mother who is submissive and responsible for the household chores and the children who reproduce this model . Patriarchy uses 4 instruments of domination as a form of regulation and control of men over women, they are: the prohibition of women's political participation by preventing them from acting in political environments, the organization and maintenance of the sexual division of labor by placing women in positions of minor importance for society and forcing them to exercise double working hours, the expropriation of the body and the use of violence against women which is shown as the most cruel form of domination. This can happen within a cycle that begins with the construction of tension in the relationship, the explosion of violence and the honeymoon - repentance of the aggressor. The work also third analyzes on the perception of UAD students about violence against women, understanding that they are enforcers and enablers of rights and the importance of the discussion on gender inequality in the university. It was a qualitative research that used as a data instrument a questionnaire as 36 final students, being 19 of the Law course and 17 of the Social Work course. Data analysis was based on the categorization of these data. Through this we can see that students of Law and Social Work courses have different perceptions about violence against women and gender inequality. Part of this difference comes from the little discussion within the university that prevents students from discussing gender violence and inequality in society, university, and the course.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGSOARES, Suamy RafaelySOARES, S. R.http://lattes.cnpq.br/6041962694792717SOUSA, Tatiana Raulino de.SOUSA, T. 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