História e memória em metáforas cotidianas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Magnay Erick Cavalcante.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: CASTRO, Onireves Monteiro de., FERREIRA, Eliene Nunes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36567
Resumo: Iniciamos a nossa abordagem fazendo menção a metáfora que, na literatura, tem sido reclamada como essencial na figuração do significado. Ao longo da história da humanidade, a interação do homem com o meio e, conseqüentemente, a busca de explicações para os fenômenos que lhe apareciam fez com que ele usasse os elementos lingüísticos para a criação de conceitos variados, e assim os processos de metaforização foram e o são úteis para a criação de sentido. Ao que parece atualmente no mundo da ciência, é da competência da semântica estabelecer as referências e descrição do significado dos vocábulos, considerando-os em seus contextos usuais. Tal afirmativa ainda não pode ser totalmente satisfatória como marco final de abordagem de uma semântica exclusiva do sentido ou significado. De certo, o termo significado carece ainda de uma melhor determinação, haja vista a multiplicidade de sentidos que se pode atribuir a ele. Os estudos semânticos, mesmo que apontando para pólos heterogêneos, especialmente no tratamento do significado contextual dado aos vocábulos, servem de base para o nosso intento de pretender mostrar as referências metafóricas em discursos cotidianos convencionais. Para tanto, partimos do pressuposto de que a memória discursiva dos usuários da língua é o ponto de consideração maior para a manutenção das relações de sentido, garantindo a renovação (atualização) do processo comunicativo entre os sujeitos discursivos. Para efeito de construção teórica do trabalho a que nos propomos realizar, consideramos a noção de significado como apreendida a partir da referência constitutiva da linguagem ou mesmo da crença desta, como jogo argumentativo. Observamos os fenômenos lingüísticos a partir dos ditames da semântica para, em seguida, fazermos ancoragens na Análise de Discurso, especialmente enfocando a metáfora como o elemento essencial e facilitador da nossa interação “com o mundo em termos de construções, e não de uma maneira mais ou menos ´direta´, ou imediata” (BAUER e GASKELL, 2002, p. 248). Os significados das construções metafóricas serão admitidos como naturais e advindos da experiência pratica de nossas interações cotidianas.
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