Qualidade da assistência de enfermagem à população idosa na atenção primaria a saúde.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24329 |
Resumo: | As mudanças na população decorrentes da transição demográfica e epidemiológica compelem transformações nos perfis de saúde, ocasionando implicações na organização dos sistemas e serviços de saúde, tornando assim o envelhecimento populacional um problema social de importante relevância e que promove grandes desafios para as equipes de saúde, em especial do profissional da enfermagem. Objetivou se avaliar a percepção do idoso quanto à assistência de enfermagem prestada na Atenção Primária à Saúde. Trata se de um estudo de campo de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada junto a 21 idosos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família, localizada no Bairro Esperança do município de Cajazeiras–Paraíba. Realizou se a coleta de dados nos meses de março e abril de 2018 mediante entrevista gravada norteada por formulário semiestruturado. Estabeleceram se como critérios de inclusão os idosos residentes em áreas com cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde e que apresentavam nível cognitivo adequado para responder aos questionamentos; e como critérios de exclusão, idosos que não puderam ser contatados durante o período de coleta de dados. A análise dos dados objetivos se deu por meio de estatística descritiva e dos dados subjetivos de forma categorial e temática por intermédio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores sob parecer nº 2.509.561. Foram construídas três categorias temáticas: Categoria 1 – Assistência da equipe de enfermagem; Categoria 2 – Acolhimento eficaz e resolutividade como garantia de retorno do usuário ao serviço; Categoria 3 – Qualidades e fragilidades da assistência de enfermagem. Constatou se que os idosos percebem a prestação de serviços da equipe de enfermagem de forma limitada, apesar de apresentar qualidades, contudo, por vezes os profissionais da equipe não são devidamente reconhecidos, demonstrando fragilidades em sua assistência frente ao público idoso. Foi possível observar que o acolhimento e a boa comunicação, tornaram se sinônimo de atendimento eficiente que auxiliam na satisfação das necessidades dos usuários, porém é imperativo que haja melhoria nos serviços ofertados para que se promova a integralidade na assistência à saúde. Enfatiza se, ainda, a necessidade de capacitação dos profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde, com vistas a proporcionar uma assistência de saúde horizontalizada, com enfoque nas demandas dos atores sociais, usuários do serviço, e pauta dana interdisciplinaridade do trabalho em equipe. |
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Qualidade da assistência de enfermagem à população idosa na atenção primaria a saúde.Quality of nursing care for the elderly population in primary health care.Estratégia de Saúde da FamíliaAssistência de enfermagemSaúde do idosoFamily Health StrategyNursing assistanceElderly healthEnfermagem.As mudanças na população decorrentes da transição demográfica e epidemiológica compelem transformações nos perfis de saúde, ocasionando implicações na organização dos sistemas e serviços de saúde, tornando assim o envelhecimento populacional um problema social de importante relevância e que promove grandes desafios para as equipes de saúde, em especial do profissional da enfermagem. Objetivou se avaliar a percepção do idoso quanto à assistência de enfermagem prestada na Atenção Primária à Saúde. Trata se de um estudo de campo de natureza descritiva com abordagem qualitativa realizada junto a 21 idosos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família, localizada no Bairro Esperança do município de Cajazeiras–Paraíba. Realizou se a coleta de dados nos meses de março e abril de 2018 mediante entrevista gravada norteada por formulário semiestruturado. Estabeleceram se como critérios de inclusão os idosos residentes em áreas com cobertura dos Agentes Comunitários de Saúde e que apresentavam nível cognitivo adequado para responder aos questionamentos; e como critérios de exclusão, idosos que não puderam ser contatados durante o período de coleta de dados. A análise dos dados objetivos se deu por meio de estatística descritiva e dos dados subjetivos de forma categorial e temática por intermédio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. O estudo respeitou os preceitos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Formação de Professores sob parecer nº 2.509.561. Foram construídas três categorias temáticas: Categoria 1 – Assistência da equipe de enfermagem; Categoria 2 – Acolhimento eficaz e resolutividade como garantia de retorno do usuário ao serviço; Categoria 3 – Qualidades e fragilidades da assistência de enfermagem. Constatou se que os idosos percebem a prestação de serviços da equipe de enfermagem de forma limitada, apesar de apresentar qualidades, contudo, por vezes os profissionais da equipe não são devidamente reconhecidos, demonstrando fragilidades em sua assistência frente ao público idoso. Foi possível observar que o acolhimento e a boa comunicação, tornaram se sinônimo de atendimento eficiente que auxiliam na satisfação das necessidades dos usuários, porém é imperativo que haja melhoria nos serviços ofertados para que se promova a integralidade na assistência à saúde. Enfatiza se, ainda, a necessidade de capacitação dos profissionais para atuarem na Atenção Primária à Saúde, com vistas a proporcionar uma assistência de saúde horizontalizada, com enfoque nas demandas dos atores sociais, usuários do serviço, e pauta dana interdisciplinaridade do trabalho em equipe.Changes in the population resulting from the demographic and epidemiological transition compel changes in health profiles, causing implications for the organization of health systems and services, thus making population aging a social problem of major importance and which promotes major challenges for health teams, especially the nursing professional. The objective was to evaluate the perception of the elderly regarding the nursing care provided in Primary Health Care. This is a descriptive field study with a qualitative approach carried out with 21 elderly people assisted by the Family Health Strategy, located in the Esperança neighborhood of the municipality of Cajazeiras-Paraíba. Data collection was carried out in March and April 2018 through a recorded interview guided by a semi-structured form. Inclusion criteria were the elderly living in areas covered by Community Health Agents and who had an adequate cognitive level to. The study complied with the ethical precepts set out in Resolution 466/2012 of the National Health Council, and was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Campina Grande/Teacher Training Center under opinion No. 2,509,561. Three thematic categories were constructed: Category 1 - Assistance from the nursing team; Category 2 - Effective reception and resolution as a guarantee of the user's return to the service; Category 3 - Qualities and weaknesses of nursing care. It was found that the elderly perceive the provision of services by the nursing team in a limited way, despite presenting qualities, however, sometimes the team professionals are not properly recognized, demonstrating weaknesses in their assistance to the elderly public. It was possible to observe that welcoming and good communication have become synonymous with efficient care that help to satisfy the needs of users, but it is imperative that there is improvement in the services offered in order to promote comprehensiveness in health care. It also emphasizes the need to train professionals to work in Primary Health Care, with a view to providing horizontal health care, focusing on the demands of social actors, service users, and an interdisciplinary agenda of teamwork.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino.VÉRAS, G. C. B.http://lattes.cnpq.br/5590588587584463FREITAS, Erlane Aguiar Feitosa de.BATISTA, Jéssika Lopes Figueiredo Pereira.ALBUQUERQUE, Maria Jeanny de.2018-08-012022-04-06T12:57:26Z2022-04-062022-04-06T12:57:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24329ALBUQUERQUE, Maria Jeanny de. Qualidade da assistência de enfermagem à população idosa na atenção primária à saúde. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) Bacharelado em Enfermagem - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-21T14:12:25Zoai:localhost:riufcg/24329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-21T14:12:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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