O maravilhoso de Rowling encontra-se com o fantástico de Rosa na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITAL, Egberto Guillermo Lima.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7809
Resumo: A leitura está intimamente ligada aos processos de ensino/aprendizagem de uma Língua, independentemente de qual ela for. Ler é, pois, a melhor forma de se apreender a cultura de um povo e de entender como ele resiste culturalmente. A Literatura produzida no Brasil, por exemplo, é um recipiente de inúmeras culturas que se convergem em um construto peculiar de falares e manifestações culturais. Desta forma, é interessante que o professor de Língua Portuguesa esteja aberto às mais diversas possibilidades de leitura aos quais seus alunos estão expostos, sobretudo em tempos globalizados e midiatizados como os de hoje. Vivemos em uma era em que o mercado editorial encontrou um nicho produtivo e lucrativo, visto que a leitura está cada vez mais atingindo novos e vastos grupos de leitores, nossos jovens, ao contrário do que afirmam as correntes mais conservadoras, leem e leem muito. Pensando nisso, o presente trabalho se desenvolveu a partir de uma intervenção realizada numa turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Esperança, interior da Paraíba. Intencionou-se com o nosso experimento, investigar e desenvolver estratégias metodológicas que pudessem pensar a presença das literaturas de massas e entretenimento no currículo escolar como fios condutores para o ensino e a promoção da leitura dos clássicos. Neste sentido, investigamos a recepção de uma antologia de contos que compendiava dois contos de J.K. Rowling, “O conto dos três irmãos” (2008) e “A fonte da sorte” (2008), e dois contos de Guimarães Rosa, “Os irmãos Dagobé” (1962) e “A menina de lá” (1962). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de Cultura Letrada, de Márcia Abreu (2006), Letramento Literário, de Cosson (2009), e nos fundamentos da Estética da Recepção e do Método Recepcional, de Hans Robert Jauss (1979) e Bordine e Aguiar (1988), respectivamente, dentre outros autores que contribuíram para a construção do arcabouço teórico do nosso trabalho.
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Desta forma, é interessante que o professor de Língua Portuguesa esteja aberto às mais diversas possibilidades de leitura aos quais seus alunos estão expostos, sobretudo em tempos globalizados e midiatizados como os de hoje. Vivemos em uma era em que o mercado editorial encontrou um nicho produtivo e lucrativo, visto que a leitura está cada vez mais atingindo novos e vastos grupos de leitores, nossos jovens, ao contrário do que afirmam as correntes mais conservadoras, leem e leem muito. Pensando nisso, o presente trabalho se desenvolveu a partir de uma intervenção realizada numa turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Esperança, interior da Paraíba. Intencionou-se com o nosso experimento, investigar e desenvolver estratégias metodológicas que pudessem pensar a presença das literaturas de massas e entretenimento no currículo escolar como fios condutores para o ensino e a promoção da leitura dos clássicos. Neste sentido, investigamos a recepção de uma antologia de contos que compendiava dois contos de J.K. Rowling, “O conto dos três irmãos” (2008) e “A fonte da sorte” (2008), e dois contos de Guimarães Rosa, “Os irmãos Dagobé” (1962) e “A menina de lá” (1962). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de Cultura Letrada, de Márcia Abreu (2006), Letramento Literário, de Cosson (2009), e nos fundamentos da Estética da Recepção e do Método Recepcional, de Hans Robert Jauss (1979) e Bordine e Aguiar (1988), respectivamente, dentre outros autores que contribuíram para a construção do arcabouço teórico do nosso trabalho.The reading is closely linked to the teaching/learning process of a Language, independent of which it is. Reading is, therefore, the best way to apprehend the culture of a people and to understand how it resists culturally. The literature produced in Brazil, for example, is a container of countless cultures that converge in a peculiar construct of speeches and cultural manifestations. In this way, it is interesting that the Portuguese Language teacher be open to the most diverse reading possibilities to which his students are exposed, especially at globalized and mediatic times as nowadays. We live in an age where the publishing market has found a productive and profitable niche, as we can see reading is increasingly reaching new and vast groups of readers, our young, contrary to what the more conservative currents say, read a lot. Thinking about this, the present work has developed from an intervention performed in a class of the first year of high school on a state public school in the town of Esperança, at Paraíba. With our experiment, we try to investigate and develop methodological strategies that could conceive the presence of the best-sellers in the school curriculum as ways for the teaching and its dialog with the classic literature. To figure it out, we investigated the reception of the tales "O conto dos três irmãos" (2008) and "A fonte da sorte" (2008) by J.K. Rowling and "Os irmãos Dagobé" (1962) and "A menina de lá" (1962) by Guimarães Rosa. For that, we are based on the concepts of Literary Culture by Abreu (2006); Literary Literacy by Cosson (2009); the foundations of Aesthetics Reception by Jauss (1979) and the Receptive Method by Bordine and Aguiar (1988), among other authors who contributed to the construction of the theoretical framework of our work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Márcia Tavares.SILVA, M. T.http://lattes.cnpq.br/1904168802083424WANDERLEY, Naelza de Araújo.DALVI, Maria Amélia.VITAL, Egberto Guillermo Lima.20172019-10-08T11:17:38Z2019-10-082019-10-08T11:17:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7809VITAL, Egberto Guillermo Lima. O maravilhoso de Rowling encontra-se com o fantástico de Rosa na sala de aula. 2017. 171f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7809porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T11:29:14Zoai:localhost:riufcg/7809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T11:29:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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description A leitura está intimamente ligada aos processos de ensino/aprendizagem de uma Língua, independentemente de qual ela for. Ler é, pois, a melhor forma de se apreender a cultura de um povo e de entender como ele resiste culturalmente. A Literatura produzida no Brasil, por exemplo, é um recipiente de inúmeras culturas que se convergem em um construto peculiar de falares e manifestações culturais. Desta forma, é interessante que o professor de Língua Portuguesa esteja aberto às mais diversas possibilidades de leitura aos quais seus alunos estão expostos, sobretudo em tempos globalizados e midiatizados como os de hoje. Vivemos em uma era em que o mercado editorial encontrou um nicho produtivo e lucrativo, visto que a leitura está cada vez mais atingindo novos e vastos grupos de leitores, nossos jovens, ao contrário do que afirmam as correntes mais conservadoras, leem e leem muito. Pensando nisso, o presente trabalho se desenvolveu a partir de uma intervenção realizada numa turma de 1ª série do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Esperança, interior da Paraíba. Intencionou-se com o nosso experimento, investigar e desenvolver estratégias metodológicas que pudessem pensar a presença das literaturas de massas e entretenimento no currículo escolar como fios condutores para o ensino e a promoção da leitura dos clássicos. Neste sentido, investigamos a recepção de uma antologia de contos que compendiava dois contos de J.K. Rowling, “O conto dos três irmãos” (2008) e “A fonte da sorte” (2008), e dois contos de Guimarães Rosa, “Os irmãos Dagobé” (1962) e “A menina de lá” (1962). Para tanto, nos baseamos nos conceitos de Cultura Letrada, de Márcia Abreu (2006), Letramento Literário, de Cosson (2009), e nos fundamentos da Estética da Recepção e do Método Recepcional, de Hans Robert Jauss (1979) e Bordine e Aguiar (1988), respectivamente, dentre outros autores que contribuíram para a construção do arcabouço teórico do nosso trabalho.
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