Um estudo sobre treinamento e desenvolvimento do servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior pública.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5949 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o programa de treinamento e desenvolvimento aplicado aos servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior pública. Dessa forma, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos fins é considerada descritiva, pois descreve como é realizado o programa de treinamento na instituição em estudo, e quanto aos meios é um estudo de caso, uma vez que busca o conhecimento profundo sobre o tema dentro da instituição, utilizando assim a entrevista como o instrumento de coleta de dados aplicada no setor de Desenvolvimento Pessoal. Percebe-se que uma organização não existe sem pessoas e estas além de se relacionarem entre si possuem habilidades, conhecimentos motivação e atitudes diferentes. Neste sentido as instituições necessitam de um departamento que possa trabalhar para equilibrar estas características individuais para que possam ser atingidos os objetivos organizacionais. O departamento de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas tem como uma de suas atribuições à implantação de ações e Programas de Treinamento e Desenvolvimento proporcionando uma melhor qualificação de seus funcionários. Este processo além de permitir que a empresa consiga estar à frente de suas concorrentes acompanhando o desenvolvimento e a modernização de seus processos proporciona também uma valorização de seus funcionários fazendo com que se sintam mais motivados. As organizações públicas que transmitem ainda para algumas pessoas a visão de instituições extremamente burocráticas, cujos servidores são considerados acomodados tem demonstrado uma mudança nesta visão ao organizar planos de cargos e carreiras e programas de qualificação de seus servidores, para que possa acompanhar o desenvolvimento das outras organizações e prestar um melhor serviço à sociedade. Os resultados da pesquisa apresentaram que a instituição possui programas de treinamento e desenvolvimento com procedimentos análogos aos que foram descritos no referencial teórico evidenciando a importância deste aprendizado para o desenvolvimento das instituições. Revelou também que tem relação entre o plano de cargos e salários e os programas de treinamento e desenvolvimento estrategicamente trabalhado pela instituição, porém foram também apontadas algumas dificuldades devido a questões legais e dificuldades financeiras. |
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Um estudo sobre treinamento e desenvolvimento do servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior pública.A study on training and development of the technical and administrative staff of a public higher education institution.TreinamentoDesenvolvimentoCapacitaçãoServidor públicoTrainingDevelopmentTrainingCivil servantsEste trabalho tem como objetivo analisar o programa de treinamento e desenvolvimento aplicado aos servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior pública. Dessa forma, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, e no que se refere aos fins é considerada descritiva, pois descreve como é realizado o programa de treinamento na instituição em estudo, e quanto aos meios é um estudo de caso, uma vez que busca o conhecimento profundo sobre o tema dentro da instituição, utilizando assim a entrevista como o instrumento de coleta de dados aplicada no setor de Desenvolvimento Pessoal. Percebe-se que uma organização não existe sem pessoas e estas além de se relacionarem entre si possuem habilidades, conhecimentos motivação e atitudes diferentes. Neste sentido as instituições necessitam de um departamento que possa trabalhar para equilibrar estas características individuais para que possam ser atingidos os objetivos organizacionais. O departamento de Recursos Humanos ou de Gestão de Pessoas tem como uma de suas atribuições à implantação de ações e Programas de Treinamento e Desenvolvimento proporcionando uma melhor qualificação de seus funcionários. Este processo além de permitir que a empresa consiga estar à frente de suas concorrentes acompanhando o desenvolvimento e a modernização de seus processos proporciona também uma valorização de seus funcionários fazendo com que se sintam mais motivados. As organizações públicas que transmitem ainda para algumas pessoas a visão de instituições extremamente burocráticas, cujos servidores são considerados acomodados tem demonstrado uma mudança nesta visão ao organizar planos de cargos e carreiras e programas de qualificação de seus servidores, para que possa acompanhar o desenvolvimento das outras organizações e prestar um melhor serviço à sociedade. Os resultados da pesquisa apresentaram que a instituição possui programas de treinamento e desenvolvimento com procedimentos análogos aos que foram descritos no referencial teórico evidenciando a importância deste aprendizado para o desenvolvimento das instituições. Revelou também que tem relação entre o plano de cargos e salários e os programas de treinamento e desenvolvimento estrategicamente trabalhado pela instituição, porém foram também apontadas algumas dificuldades devido a questões legais e dificuldades financeiras.This work aims to analyze the training and development program applied to technical and administrative staff of a public higher education institution. Thus, the research has a qualitative approach, and with regard to the purposes is considered descriptive, it describes how the training program carried out in the institution under study, and as to the means is a case study, since the search depth knowledge of the subject within the institution and using the interview as the data collection instrument applied in the Personal Development industry. It is felt that an organization does not exist without these people and in addition to relate to each other have skills, knowledge, motivation and different attitudes. In this regard the institutions require a department that can work to balance these individual characteristics so that organizational goals can be achieved. The Human Resources or Personnel Management has as one of its duties to the implementation of actions and programs for Training and Development providing better training of its employees. This process also allows the company can stay ahead of its competitors following the development and modernization of its processes also provides an appreciation of its employees making them feel more motivated. Public organizations that still transmit for some people to view extremely bureaucratic institutions, whose servers are considered accommodated has shown a change in the vision to organize plans for jobs and careers and training programs of their servers, so you can follow the development of other organizations and provide better service to society. The survey results showed that the institution has training and development programs with procedures similar to those described in the theoretical framework emphasizing the importance of learning to the development of institutions. Has also revealed that the relationship between the plan for jobs and wages and training and development programs strategically worked by the institution, but were also indicated some difficulties due to legal issues and financial difficulties.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto.SIEBRA, S.S.B.http://lattes.cnpq.br/1732301263739249FIRMO, Luciene Alencar.FIRMO, L.A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337CALDAS, Patrícia Trindade.CALDAS, P.T.http://lattes.cnpq.br/3773621529263860TOTA, Gerlane da Silva.20152019-08-18T23:22:16Z2019-08-182019-08-18T23:22:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5949TOTA, Gerlane da Silva. Um estudo sobre treinamento e desenvolvimento do servidores técnico-administrativos de uma instituição de ensino superior pública. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T11:15:26Zoai:localhost:riufcg/5949Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T11:15:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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