Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662
Resumo: A personalidade da marca de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é uma forma que a mesma tem de se comunicar com a sociedade. Levando em consideração a importância de uma marca, de uma identidade visual, este estudo teve o objetivo de desenvolver uma proposta de identidade de marca para o curso de Administração, do Centro de Humanidades da UFCG. A base teórica desse estudo compreende discussões acerca do Branding e do Marketing para Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo aplicado e exploratório, construído em duas etapas, sendo a primeira delas a aplicação de um survey para sondar as preferências dos atores envolvidos (professores, técnicos e alunos do curso) e a segunda, que representou a elaboração das propostas de identidade visual. Essas etapas são descritas e detalhadas na fase dos resultados. Por fim, fica a realização de retornar uma contribuição efetiva ao curso que proporcionou à pesquisadora uma carreira profissional.
id UFCG_e54620ef24cb1aa5d68979de5201ffd1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5662
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)Visual identity proposal for the Administration Course (UAAC/CH/UFCG)BrandingIESAdministraçãoIHEAdministrationAdministraçãoA personalidade da marca de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é uma forma que a mesma tem de se comunicar com a sociedade. Levando em consideração a importância de uma marca, de uma identidade visual, este estudo teve o objetivo de desenvolver uma proposta de identidade de marca para o curso de Administração, do Centro de Humanidades da UFCG. A base teórica desse estudo compreende discussões acerca do Branding e do Marketing para Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo aplicado e exploratório, construído em duas etapas, sendo a primeira delas a aplicação de um survey para sondar as preferências dos atores envolvidos (professores, técnicos e alunos do curso) e a segunda, que representou a elaboração das propostas de identidade visual. Essas etapas são descritas e detalhadas na fase dos resultados. Por fim, fica a realização de retornar uma contribuição efetiva ao curso que proporcionou à pesquisadora uma carreira profissional.The personality of the Institution of Higher Education’s (IHE) brand is a way that it has to communicate with society. Considering the importance of a brand, of a visual identity, this dissertation presents objectify develop an identity proposal of a brand for the Administration degree, of Humanity Center from UFCG. The foundation of the theory of this research contains discussions about Branding and Marketing from Institutions of Higher Education. It is about an applied and exploratory study, built in two stages, the first one is an application of a survey to sound the preferences of the actors involved (teachers, technicians and the students). The second one represented the elaboration of the proposals of visual identity. Those stages are described and detailed in the outcome stage. In conclusion, it remains the realization to return an effective contribution to the degree, which provided to the researcher a professional career.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOREIRA, Vinícius Farias.MOREIRA, V. F.http://lattes.cnpq.br/3481559213937969VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.VASCONCELOS, A. C. F.http://lattes.cnpq.br/6492366302935662AMORIM, Amanda Florense Alves.AMORIM, A. F. A.http://lattes.cnpq.br/3105430395914289RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.20192019-08-12T02:21:21Z2019-08-122019-08-12T02:21:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira. Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG). 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T20:19:07Zoai:localhost:riufcg/5662Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T20:19:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
Visual identity proposal for the Administration Course (UAAC/CH/UFCG)
title Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
spellingShingle Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.
Branding
IES
Administração
IHE
Administration
Administração
title_short Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
title_full Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
title_fullStr Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
title_full_unstemmed Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
title_sort Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG)
author RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.
author_facet RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOREIRA, Vinícius Farias.
MOREIRA, V. F.
http://lattes.cnpq.br/3481559213937969
VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
VASCONCELOS, A. C. F.
http://lattes.cnpq.br/6492366302935662
AMORIM, Amanda Florense Alves.
AMORIM, A. F. A.
http://lattes.cnpq.br/3105430395914289
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira.
dc.subject.por.fl_str_mv Branding
IES
Administração
IHE
Administration
Administração
topic Branding
IES
Administração
IHE
Administration
Administração
description A personalidade da marca de uma Instituição de Ensino Superior (IES) é uma forma que a mesma tem de se comunicar com a sociedade. Levando em consideração a importância de uma marca, de uma identidade visual, este estudo teve o objetivo de desenvolver uma proposta de identidade de marca para o curso de Administração, do Centro de Humanidades da UFCG. A base teórica desse estudo compreende discussões acerca do Branding e do Marketing para Instituições de Ensino Superior. Trata-se de um estudo aplicado e exploratório, construído em duas etapas, sendo a primeira delas a aplicação de um survey para sondar as preferências dos atores envolvidos (professores, técnicos e alunos do curso) e a segunda, que representou a elaboração das propostas de identidade visual. Essas etapas são descritas e detalhadas na fase dos resultados. Por fim, fica a realização de retornar uma contribuição efetiva ao curso que proporcionou à pesquisadora uma carreira profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-08-12T02:21:21Z
2019-08-12
2019-08-12T02:21:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662
RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira. Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG). 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662
identifier_str_mv RAMOS, Ana Cláudia Martins Palmeira. Proposta de identidade visual para o Curso de Administração (UAAC/CH/UFCG). 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385674313728