Diagnóstico das áreas verdes das escolas municipais de Patos / Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUEDES, Carolina dos Santos.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26791
Resumo: O presente trabalho consiste do diagnóstico das áreas verdes das escolas municipais de Patos - PB, Brasil. As áreas verdes são espaços que possuem vegetação e que proporcionam lazer e bem-estar ao público destinado. Nas escolas ainda podem atuar como base para aulas ao ar livre.O trabalho foi realizado em 50% das escolas municipais de Patos, as quais correspondem a um numero de 16 escolas, onde oferecem desde o Ensino Fundamental I ate o Ensino Fundamental II. A escolha das escolas foi feita a partir de sorteio, onde 9 (nove) bairros da cidade e o distrito de Santa Gertrudes foram contemplados. A pesquisa teve inicio no mês de outubro de 2011, finalizando em margo de 2012. O objetivo foi diagnosticar essas áreas, para posteriormente conscientizar a população alvo sobre a importância das mesmas. Inicialmente, foi realizada uma breve diagnose das escolas, e a partir dai, o desenvolvimento do trabalho pratico. As áreas foram fotografadas e um exemplar de cada planta foi coletado para identificação. Já nas escolas que não possuíam uma área verde, foi aplicado um questionário para saber os reais motivos da ausência dessas áreas. Todas as escolas foram georreferenciadas. Foram identificadas 18 famílias botânicas e 25 especies, incluindo arvores, arbustos e ervas. A maioria delas consiste de plantas ornamentais. As especies mais frequentes foram: Ficus benjamina L. (Moraceae), Melia azedarach L.(Meliaceae) e Senna siamea (Fabaceae-Caesalpinoidae). O estudo revelou ainda que as áreas verdes nas escolas consistem do plantio de algumas poucas arvores plantadas no interior ou fora do espaço escolar, ou de alguns canteiros com pequenos arbustos e ervas. Não há um planejamento por parte da direção das escolas no sentido da implantação correta dessas áreas. Em algumas escolas há o grave problema da limitação de espaço para este fim. Consequentemente ficou evidente na pesquisa o pouco uso ou interação dos alunos com estas, distanciando-os cada vez mais do convívio com a natureza.
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Nas escolas ainda podem atuar como base para aulas ao ar livre.O trabalho foi realizado em 50% das escolas municipais de Patos, as quais correspondem a um numero de 16 escolas, onde oferecem desde o Ensino Fundamental I ate o Ensino Fundamental II. A escolha das escolas foi feita a partir de sorteio, onde 9 (nove) bairros da cidade e o distrito de Santa Gertrudes foram contemplados. A pesquisa teve inicio no mês de outubro de 2011, finalizando em margo de 2012. O objetivo foi diagnosticar essas áreas, para posteriormente conscientizar a população alvo sobre a importância das mesmas. Inicialmente, foi realizada uma breve diagnose das escolas, e a partir dai, o desenvolvimento do trabalho pratico. As áreas foram fotografadas e um exemplar de cada planta foi coletado para identificação. Já nas escolas que não possuíam uma área verde, foi aplicado um questionário para saber os reais motivos da ausência dessas áreas. Todas as escolas foram georreferenciadas. Foram identificadas 18 famílias botânicas e 25 especies, incluindo arvores, arbustos e ervas. A maioria delas consiste de plantas ornamentais. As especies mais frequentes foram: Ficus benjamina L. (Moraceae), Melia azedarach L.(Meliaceae) e Senna siamea (Fabaceae-Caesalpinoidae). O estudo revelou ainda que as áreas verdes nas escolas consistem do plantio de algumas poucas arvores plantadas no interior ou fora do espaço escolar, ou de alguns canteiros com pequenos arbustos e ervas. Não há um planejamento por parte da direção das escolas no sentido da implantação correta dessas áreas. Em algumas escolas há o grave problema da limitação de espaço para este fim. Consequentemente ficou evidente na pesquisa o pouco uso ou interação dos alunos com estas, distanciando-os cada vez mais do convívio com a natureza.xwTvhuitss rqwpoornkm clkojihngsfiesdtscb oaZf YthXeW VdUiaTgSnRoQsPisO oNfM tLhKeJ IgHrGeFeEnD aCrBeAas of municipal schools in Patos - PB, Brazil. The green areas are areas that have vegetation and providing leisure and well-being for the public. In the Schools can still serve as a basis for outdoor classes. The work was performed in 50% of municipal schools in Patos, which correspond to a number of 16 schools, where they offer from the Elementary School to the Elementary School II. The choice of schools was made from a lottery, where 9 (nine) neighborhoods of the city and the district of Santa Gertrudes were contemplated. The research began in October 2011, ending in March 2012. The aim was to diagnose these areas to further educate the target population about the importance of them. Initially, we performed a brief diagnosis of the schools, and from there, the development of practical work. The areas were photographed and a copy of each plant was collected for identification. Already in schools that did not have a green area, a questionnaire was given to know the real reasons for the absence of these areas. All schools were georeferenced. We identified 18 plant families and 25 species, including trees, shrubs and herbs. Most of them consists of ornamental plants. The most frequent species were: Ficus benjamina L. (Moraceae), Melia azedarach L. (Meliaceae) and Senna siamea (Fabaceae-Caesalpinoidae). The study further showed that the green areas in schools consist of planting a few trees planted inside or outside the school, or some small beds with shrubs and herbs. No there is a planing by the leadership of schools towards the correct deployment of these areas. In some schools there is the serious problem of limited space for this purpose. Therefore research was evident in the low usage or interaction with these students, away from the increasingly living with nature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGLUCENA, Carolina dos Santos.LUCENA, C. S.http://lattes.cnpq.br/8309613523941671BRITO JUNIOR, Luciano de.SOUSA, Jair Moisés de.GUEDES, Carolina dos Santos.2012-102022-08-30T23:25:23Z2022-08-302022-08-30T23:25:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26791GUEDES, Carolina dos Santos. Diagnóstico das áreas verdes das escolas municipais de Patos / Paraíba. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Patos - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26791porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-08-30T23:26:04Zoai:localhost:riufcg/26791Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-08-30T23:26:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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