Consumidor e ambiente online: entre o direito de arrependimento e a segurança de dados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS, Luiz Augusto Benício.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32881
Resumo: A presente monografia tem como objetivo examinar a análise do Código de Defesa do Consumidor perante a disseminação do e-commerce, abordando o Código de Defesa do Consumidor, visto sua relevância ao tema, assim como o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ambas tratando sobre o ambiente em que o e-commerce é propriamente realizado. A metodologia utilizada é a de compilação bibliográfica tanto de artigos acadêmicos relevantes ao tema assim como das constituições referidas no próprio trabalho, foram realizadas diversas pesquisas para agregar tais informações, além da leitura de diversos autores do direito que comentam acerca do direito do consumidor. Dividida em três capítulos a fim de facilitar a leitura e compreensão do tema tratado, examinando primeiramente os dois componentes da discussão, direito do consumidor e em seguida Internet finalizando com a análise de suas interações. Inicialmente expõe-se sobre o Código do Consumidor, com suas respectivas origens e suas características de proteção jurídica do consumidor atual, assim como uma definição dos princípios base das relações ideais de consumo, tratando sobre os direitos básicos do consumidor, abrangendo também sobre o comércio online em si, desde sua origem tanto no exterior quanto mais especificamente ao Brasil, partindo finalmente as relações comerciais dentro da internet, dos direitos no e-commerce, a segurança jurídica nas compras pela internet, focando sobre o direito de arrependimento e as situações únicas do e-commerce, concluindo que os maiores detratores da utilização do mercado online em preferência do físico não é a falta de amparo jurídico, mas sim o receio de se adaptar a tecnologias desconhecidas.
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A metodologia utilizada é a de compilação bibliográfica tanto de artigos acadêmicos relevantes ao tema assim como das constituições referidas no próprio trabalho, foram realizadas diversas pesquisas para agregar tais informações, além da leitura de diversos autores do direito que comentam acerca do direito do consumidor. Dividida em três capítulos a fim de facilitar a leitura e compreensão do tema tratado, examinando primeiramente os dois componentes da discussão, direito do consumidor e em seguida Internet finalizando com a análise de suas interações. Inicialmente expõe-se sobre o Código do Consumidor, com suas respectivas origens e suas características de proteção jurídica do consumidor atual, assim como uma definição dos princípios base das relações ideais de consumo, tratando sobre os direitos básicos do consumidor, abrangendo também sobre o comércio online em si, desde sua origem tanto no exterior quanto mais especificamente ao Brasil, partindo finalmente as relações comerciais dentro da internet, dos direitos no e-commerce, a segurança jurídica nas compras pela internet, focando sobre o direito de arrependimento e as situações únicas do e-commerce, concluindo que os maiores detratores da utilização do mercado online em preferência do físico não é a falta de amparo jurídico, mas sim o receio de se adaptar a tecnologias desconhecidas.This monograph aims to examine the analysis of the Consumer Protection Code in the face of the spread of e-commerce, addressing the Consumer Protection Code, given its relevance to the topic, as well as the Civil Rights Framework for the Internet and the General Protection Law of Personal Data, both dealing with the environment in which e-commerce is actually carried out. The methodology used is bibliographical compilation of both academic articles relevant to the topic as well as the constitutions referred to in the work itself. Several researches were carried out to aggregate such information, in addition to reading several legal authors who comment on consumer rights. Divided into three chapters in order to facilitate reading and understanding of the topic discussed, first examining the two components of the discussion, consumer law and then the Internet, finishing with the analysis of their interactions. Initially, it explains the Consumer Code, with its respective origins and its characteristics of legal protection for current consumers, as well as a definition of the basic principles of ideal consumer relations, dealing with basic consumer rights, also covering trade online itself, since its origin both abroad and more specifically in Brazil, finally starting from commercial relations within the internet, rights in e-commerce, legal security in internet purchases, focusing on the right to repentance and unique situations of e-commerce, concluding that the biggest detractors of using the online market in preference to the physical one is not the lack of legal support, but rather the fear of adapting to unknown technologies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGALVES, André Gomes de Sousa.ALVES, A. G. S.http://lattes.cnpq.br/0425260174235492DANTAS, Luiz Augusto Benício.20232023-11-16T17:12:31Z2023-11-162023-11-16T17:12:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32881DANTAS, Luiz Augusto Benício. Consumidor e ambiente online: entre o direito de arrependimento e a segurança de dados. 2023. 47fl.- Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais- Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB- Brasil, 2023. 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