Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elisângela da Costa.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958
Resumo: Com o propósito voltado ao ensino de Biologia, foi de interesse abrir as portas a uma possível reflexão e discussão a respeito das atividades práticas, um componente muito presente e discutido no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa tem como objetivo saber o que os alunos pensam ou sabem à respeito das atividades práticas desenvolvidas durante o processo de formação. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de Licenciatura em Biologia do CES, realizada através de um formulário com quatorze questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva no período de 15 a 30 de outubro de 2010. O formulário é dividido em três momentos, abrangendo informações e questões sobre a caracterização do sujeito da pesquisa, sobre o processo de formação dos alunos no curso e a futura atuação dos alunos como professor. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 104 alunos distribuídos nos 2o, 4o, So, 6o, 7o e 8o períodos e o desenvolvimento dos formulários ocorreu de acordo com a disponibilidade de encontros com os alunos nas aulas em que os professores disponibilizavam espaços para o desenvolvimento dos formulários. Foi de interesse da pesquisa observar se ocorreu ou não transformações nas concepções dos alunos. Diante dos resultados obtidos, as atividades práticas precisam de uma reavaliação e reflexão por parte dos componentes que estão em processo de formação e também, dos que contribuem para que esse processo aconteça.
id UFCG_e7e3a8d88b5cca7e902ae0823b703c3b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18958
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.Conceptions of biology graduates about practical activities in science and biology teaching.Concepciones de los graduados en biología sobre las actividades prácticas en la enseñanza de las ciencias y la biología.Ensino de ciênciasFormação de ProfessoresFormação de professores - biologiaAtividades práticas - ensinoScience teachingTeacher trainingTeacher training - biologyPractical activities - teachingEnseñanza de la cienciaFormación de profesoresFormación de profesores - biologíaActividades prácticas - docenciaCiências BiológicasCom o propósito voltado ao ensino de Biologia, foi de interesse abrir as portas a uma possível reflexão e discussão a respeito das atividades práticas, um componente muito presente e discutido no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa tem como objetivo saber o que os alunos pensam ou sabem à respeito das atividades práticas desenvolvidas durante o processo de formação. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de Licenciatura em Biologia do CES, realizada através de um formulário com quatorze questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva no período de 15 a 30 de outubro de 2010. O formulário é dividido em três momentos, abrangendo informações e questões sobre a caracterização do sujeito da pesquisa, sobre o processo de formação dos alunos no curso e a futura atuação dos alunos como professor. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 104 alunos distribuídos nos 2o, 4o, So, 6o, 7o e 8o períodos e o desenvolvimento dos formulários ocorreu de acordo com a disponibilidade de encontros com os alunos nas aulas em que os professores disponibilizavam espaços para o desenvolvimento dos formulários. Foi de interesse da pesquisa observar se ocorreu ou não transformações nas concepções dos alunos. Diante dos resultados obtidos, as atividades práticas precisam de uma reavaliação e reflexão por parte dos componentes que estão em processo de formação e também, dos que contribuem para que esse processo aconteça.With the purpose of teaching Biology, it was of interest to open the doors to a possible reflection and discussion about practical activities, a very important component present and discussed in Science and Biology teaching. This research aims to know what students think or know about the practical activities developed during the training process. The research was developed with students from the Degree in Biology from CES, carried out using a form with fourteen multiple choice questions and a subjective question from 15 to 30 October 2010. The form is divided into three stages, covering information and questions about the characterization of the research subject, about the training process of students in the course and the future performance of students as a teacher. The research was developed with a sample of 104 students distributed in the 2nd, 4th, So, 6th, 7th and 8th periods and the development of the forms took place according to the availability meetings with students in classes where teachers provided spaces for the development of the forms. It was of interest of the research to observe if there have been changes or not in the students' conceptions. In view of the results obtained, the practical activities need a re-evaluation and reflection on the part of the components that are in the process of formation and also, of those that contribute to let this process happen.Con el propósito de enseñar Biología, fue de interés abrir las puertas a una posible reflexión y discusión sobre actividades prácticas, un componente muy importante presente y discutido en la docencia de Ciencias y Biología. Esta investigación tiene como objetivo saber lo que piensan o saben los alumnos sobre las actividades prácticas desarrolladas durante el proceso de formación. La investigación se desarrolló con estudiantes de la Licenciada en Biología por el CES, realizada a través de un formulario con catorce preguntas de opción múltiple y una pregunta subjetiva del 15 al 30 de octubre 2010. El formulario se divide en tres etapas, que abarcan información y preguntas sobre la caracterización del sujeto de investigación, sobre el proceso de formación de los estudiantes en el curso y el desempeño futuro de los estudiantes como docente. La investigación fue desarrollado con una muestra de 104 alumnos distribuidos en los grados 2, 4, Entonces, 6, 7 y 8 períodos y el desarrollo de las formas se llevó a cabo de acuerdo con la disponibilidad reuniones con estudiantes en clases donde los profesores proporcionaron espacios para el desarrollo de las formas. Fue de interés de la investigación observar si ha habido cambios o no en las concepciones de los estudiantes. A la vista de los resultados obtenidas, las actividades prácticas necesitan una reevaluación y reflexión por parte del componentes que se encuentran en proceso de formación y también, de los que contribuyen a deja que este proceso suceda.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGSILVA, Ana Maria da.DA SILVA, A. M.http://lattes.cnpq.br/3886623380855225LINHEIRA, Caroline Zabendzala.LINHEIRA, C.Z.LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALAhttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754CHAVES, Márcio Frazão.PAULA, José Carlos de Freitas.ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.SILVA, Elisângela da Costa.2010-12-012021-05-21T12:18:40Z2021-05-212021-05-21T12:18:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958SILVA, Elisângela da Costa. Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades praticas no ensino de ciencias e biologia. 2010. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-22T18:36:48Zoai:localhost:riufcg/18958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-22T18:36:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
Conceptions of biology graduates about practical activities in science and biology teaching.
Concepciones de los graduados en biología sobre las actividades prácticas en la enseñanza de las ciencias y la biología.
title Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
spellingShingle Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
SILVA, Elisângela da Costa.
Ensino de ciências
Formação de Professores
Formação de professores - biologia
Atividades práticas - ensino
Science teaching
Teacher training
Teacher training - biology
Practical activities - teaching
Enseñanza de la ciencia
Formación de profesores
Formación de profesores - biología
Actividades prácticas - docencia
Ciências Biológicas
title_short Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
title_full Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
title_fullStr Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
title_full_unstemmed Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
title_sort Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.
author SILVA, Elisângela da Costa.
author_facet SILVA, Elisângela da Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Ana Maria da.
DA SILVA, A. M.
http://lattes.cnpq.br/3886623380855225
LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
LINHEIRA, C.Z.
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754
CHAVES, Márcio Frazão.
PAULA, José Carlos de Freitas.
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Elisângela da Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Formação de Professores
Formação de professores - biologia
Atividades práticas - ensino
Science teaching
Teacher training
Teacher training - biology
Practical activities - teaching
Enseñanza de la ciencia
Formación de profesores
Formación de profesores - biología
Actividades prácticas - docencia
Ciências Biológicas
topic Ensino de ciências
Formação de Professores
Formação de professores - biologia
Atividades práticas - ensino
Science teaching
Teacher training
Teacher training - biology
Practical activities - teaching
Enseñanza de la ciencia
Formación de profesores
Formación de profesores - biología
Actividades prácticas - docencia
Ciências Biológicas
description Com o propósito voltado ao ensino de Biologia, foi de interesse abrir as portas a uma possível reflexão e discussão a respeito das atividades práticas, um componente muito presente e discutido no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa tem como objetivo saber o que os alunos pensam ou sabem à respeito das atividades práticas desenvolvidas durante o processo de formação. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de Licenciatura em Biologia do CES, realizada através de um formulário com quatorze questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva no período de 15 a 30 de outubro de 2010. O formulário é dividido em três momentos, abrangendo informações e questões sobre a caracterização do sujeito da pesquisa, sobre o processo de formação dos alunos no curso e a futura atuação dos alunos como professor. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 104 alunos distribuídos nos 2o, 4o, So, 6o, 7o e 8o períodos e o desenvolvimento dos formulários ocorreu de acordo com a disponibilidade de encontros com os alunos nas aulas em que os professores disponibilizavam espaços para o desenvolvimento dos formulários. Foi de interesse da pesquisa observar se ocorreu ou não transformações nas concepções dos alunos. Diante dos resultados obtidos, as atividades práticas precisam de uma reavaliação e reflexão por parte dos componentes que estão em processo de formação e também, dos que contribuem para que esse processo aconteça.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
2021-05-21T12:18:40Z
2021-05-21
2021-05-21T12:18:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958
SILVA, Elisângela da Costa. Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades praticas no ensino de ciencias e biologia. 2010. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958
identifier_str_mv SILVA, Elisângela da Costa. Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades praticas no ensino de ciencias e biologia. 2010. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744492406767616